QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

A EDUCAÇÃO FAZ FALTA...

Esta no Giro desta terça-feira uma foto de uma “carroça” (atual) de transportar papel catado puxada por um cavalo, com seu dono sentado à frente e, parece, com uma criança ao seu lado e outra dentro dela.
Diz a nota que no passado foi deflagrada uma grande operação contra os maus tratos de animais em Goiânia. O alvo era os donos dos eqüinos, mas de nada adiantou.
Claro que não há solução partindo dos catadores de papéis donos dos animais. Em algumas cidades do interior a Prefeitura dá assistência veterinária aos animais que servem às pessoas que os utilizam para trabalhar. Se não há uma assistência com uma vigilância constante, de nada adianta. Esses animais são tratados com casca de arroz, pois nesse nível de pessoas não existe cultura nem para se alimentar e/ou às suas crianças de maneira adequada, imaginem se terão a consciência de corretamente alimentar os seus animais.
Aliás, esta visão dos catadores de papéis em Goiânia é deprimente, pois ao ver uma pessoa franzina ou um cavalo esquálido puxando a “carroça” isso nos remota aos primórdios da civilização aonde o trabalho dos homens e dos animais competia.
Que falta a educação faz! Essas pessoas quando não têm dinheiro para comprar um animal executam, elas mesmo, o seu trabalho de puxar a carroça. Ao ter um pouquinho de dinheiro compram um animal tão barato, de modo geral doente e inadequado para qualquer trabalho.
Cabe ao órgão público competente dar assistência a todas essas pessoas envolvidas e penalizar os que os exploram. É uma forma de fonte de renda para muitos, mas negligenciada pelos órgãos do governo, pelos contratantes do serviço que não dão o devido apoio, deixando inúmeras “carroças” transitar por toda a cidade e a maioria das vezes puxadas por homens tão ou mais judiados do que os animais que os servem.

LEMBRANÇAS...

A minha história de hoje é só de lembraças, lembranças boas, de muita alegria e felicidade. Que bênção ter nascido em uma família aonde todos se esforçam para tornar a vida mais bela, conseguindo transmitir para os descendentes essa maneira serena de ver a vida, não porque a vida seja mais fácil, com menos problemas, mas a cordialidade, a solidariedade e a união fortalecem às pessoas e nada consegue desestruturar a integridade familiar. 
Imaginem uma senhora lúcida com 92 anos, que seriam comemorados neste próximo sábado um dia após seu aniversário, contando-lhe histórias de suas avós carinhosas cuidando de suas netas com todo zelo, aconselhando e até lhes preparando cremes de beleza para não deixar a pele do rosto e do corpo envelhecer. Ela conta histórias da família na cidade de Goiás e, posteriormente, em Goiânia. Outros contam como ela carinhosamente acompanhou a todas as noras de sua mãe nos nascimentos de seus filhos. São tantas histórias que dariam um belíssimo livro se escrito com as passagens e os momentos em família, não só de ontem, porque a família continua a tradição de se reunir, ser solidária e presente em todas as ocasiões, seja na alegria ou em momenos tristes. 
Nessa família todos gostam de festas. Comemoram os aniversários, o Natal e a festa junina. Pelo menos uma vez por ano há uma reunião na chácara das tias Mena e Cleony, com a participação de todos, da primeira geração que são os filhos de Ignácio e Geny até a quarta geração, ou seja a festa é uma alegria imensa, é um momento de rever a todos os tios, os primos com seus filhos e netos.
Pensando assim, em reunir mais uma vez a família, tio Clonge, com a ajuda da prestativa Valéria e da tia Marília, realizariam uma festa no próximo dia 2 de julho, na Chácara São José, para homenagear tia Mena no seu aniversário de 92 anos, Sem alardes, porque a festa era para sua irmã mais velha, ele e tia Marília comemorariam as bodas de ouro, 50 anos de casados.
Tudo pronto, faixas com frases carinhosas para sua irmã e, também, para sua inseparável Marília, este sábado seria mais uma reunião de muita alegria, solidariedade, reconhecimento pela bondade de tia Mena, mas Deus o tirou de seu sofrimento de mais de cinco anos em que lutava bravamente para ficar mais tempo com a sua família. Infelizmente, ele não conseguiu permanecer aqui para realizar mais uma festa, está lá em cima com vovô Ignácio, vovó Geny e seus irmãos, Clenon, Cleomar, Cley e Cleuler, ele era o último varão desta família maravilhosa que todos nós sentimos um grande orgulho em pertencer.
Seria uma bela festa! Estavam todos vindo de longe para homeagear tia Mena. Estão chegando dos Estados Unidos, do Rio de Janeiro, de Brasília e, como sempre, seria uma alegria reunir as famílias e manter a tradicional festa do aniversário de tia Mena e a Festa Junina.
Essas reuniões trazem recordações e muita alegria, por mais falta que façam os que já foram, é um momento de contar as histórias das festas da casa de nossos avós na Rua 20, das férias na fazenda Vargem Grande e tantas outras histórias, repetidas quase sempe, mas que enriquecem o relacionamento familiar. Não existem histórias de brigas, discórdias, são histórias alegres cheias de respeito, de cordialidade e de amor. Esse texto ficaria muito longo se fosse escrever sobre as festas e casos e mais casos da família, porque todos têm uma história, vamos dizer completa, para ser contada. Como disse meu filho Rafael, 38 anos, ainda no cemitério, referindo-se à família do avô Clenon: "Tio Clonge era tão participativo em tudo, até com a gente já da geração de bisnetos, quando tinha reunião de família ele ficava até o final da festa e sentava na roda para conversar, tão sereno como os irmãos, é uma característica da família: a bondade e a serenidade, mas ele era mais brincalhão, mais alegre, embora todos tivessem o mesmo cuidado e carinho com a família e com as pessoas" 
É, o tio Clonge sempre foi o tio mais brincalhão, gostava de fazer trocadilhos com os sobrinhos e era também, o mais bonito. Foi estudar Agronomia em Lavras. Lá ele se casou com a linda Marília e vieram moram em Goiânia. Casal amado, os dois sempre carinhosos com todos. Boas lembranças ficam. 
Tia Mena ficaria muito feliz com a festa e em rever todos reunidos. Este amor fraterno é um dádiva para todos. É uma alegria poder dizer que essa família pratica o ensinamento de Jesus de amar ao próximo. Esse amor imenso é sólido porque são calcados em atitudes cristãs e em exemplos que só dignificam a memória de todos. Deus permita que esse amor perdure através de filhos, netos e bisnetos.   
Com tristeza deixaremos a festa para outra ocasião, mas, mesmo assim, agradecemos ao tio Clonge a sua vontade e determinação em reunir a família mais uma vez. Deus o tenha.  

segunda-feira, 27 de junho de 2011

DOMINGO É DIA DE IR À CASA DE DEUS

Domingo é dia de ir à casa de Deus. Reunimos a família, os amigos e vamos rezar.
Antigamente frequentávamos a Paróquia de nosso bairro, era tradição que as pessoas frequentassem a Paróquia de sua região. Ainda hoje teria que ser assim, mas, as pessoas estão à procura da "doçura e da ação da Igreja" e por isso elas vão longe, andam quilometros para assistir à uma Missa em que tenham algo mais além de simplesmente assistir ao sacerdote recitar toda as passagens da Santa Missa, sem emoção, sem partilhar, sem interagir e verdadeiramente se comunicar com os fiéis. O sacerdote e os fiéis repetem tudo sem sentimento, friamente, sem sentir que o Espírito de Deus está no meio de nós durante a celebração. Muitos aceitam e até, acredito, gostam pois, esta é uma tradição da Igreja Católica.
Mas, existe uma grande parcela de católicos que necessita de mais do que essa Igreja tradicional, por isso procura pelos sacerdotes que sensibilizam e conduzem a comunidade para a caridade.
No mundo de hoje cheio de pessoas doentes da alma e do corpo, de pessoas excluídas, famitas, pobres e necessitadas do amor miseridordioso de Deus, o sacerdote precisa ser o pastor que conduz e cuida de suas ovelhas. Está na Carta da Pastoral do Arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz:  "Como Jesus, Bom Pastor, o sacerdote é chamado a cuidar de todas as ovelhas e a saciar sua fome e sua sede, mas com especial cuidado busca a perdida, cura a ferida, reincorpora a descarrilhada da comunidade. Como o Coração de Jesus, também o coração do sacerdote se comove, se compadece com sentimento de amor diante do leproso, diante do ferido no caminho, diante do excluído, diante dos famintos e torna presente para os pobres e desvalidos o amor misericordioso de Deus". 
Mais específico, ainda, sobre a missão do sacerdote é o parágrafo 35: "O ministério da caridade pertence ao sacerdote por sua missão à frente da comunidade. Se a caridade é algo que pertence à natureza da Igreja e, em consequência, a toda a comunidade cristã, é tarefa do sacerdote fazer que na comunidade cristã se viva e se expresse o serviço aos pobres. Compete ao sacerdote procurar que cada um de seus fiéis seja conduzido pelo Espírito “à caridade sincera e diligente” (Pastores Dabo Vobis, 6). Isto significa que se são tarefas do sacerdote o ministério da Palavra e o ministério dos Sacramentos, é também missão sua o ministério da caridade, como nos ensinou o Concílio e nos recordou o Venerável Papa João Paulo II".

As pessoas precisam de um sacerdote líder que seja capaz de sensibilizar a todos para o ministério da caridade e que seja, também, um excelente aplicador da doação que recebe. As pessoas querem um sacerdote dinâmico e querem ver  o resultado de seu trabalho caridoso, querem conhecer as suas obras. Para isso, deve existir entre o sacerdote e a comunidade uma cumplicidade e uma vontade de agir inabalável, para que haja bons resultados nos trabalhos caridosos. As pessoas, senzibilizadas por esse sacerdote ativo, são doadoras voluntárias para cooperar. Ele consegue ser atendido imediatamente quando pede ou promove alguma ação caridosa, as pessoas se mobilizam para ajudá-lo, sem que sejam usados excessivos pedidos ou intimidação, tudo é feito espontaneamente, porque há um líder a comandar. Poderia ser assim em outras paróquias, porque inúmeras pessoas tem disposição para ajudar mas não encontram a liderança necessária para conduzi-las.
Domingo, na missa da 10:30 da Comunidade Atos, celebrada pelo Padre Luiz Augusto, as pessoas se sentem acolhidas e encontram o conforto em suas palavras e durante toda a celebração. Ninguém se importa em enfrentar, pacientemente, mais de quatro quilometros de engarrafamento na estrada estreita e de muita poeira, porque todos sabem que a celebração é completa.
Padre Luiz Augusto é este sacerdote descrito em toda a Carta do Arcebispo, preenche com suas qualidades os requisitos necessários para servir a Deus e ao próximo, sensibilizando à toda a comunidade para agir caridosamente, também.
Ele é muito necessário.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

O AMOR VENCE TUDO

No site da Arquidiocese de Goiânia, no endereço abaixo, está uma belíssima e significativa Carta da Pastoral sobre a caridade, terceiro ano de preparação para o Sínodo Arquediocesano, escrita por Dom Washington Cruz, Arcebispo Metropolitano de Goiânia, em 9 de março de 2011, com o título "O amor vence tudo".
http://www.arquidiocesedegoiania.org.br/site/donwloads/Cartas_Pastorais/12%20-%20O%20amor%20vence%20tudo.pdf

É extensa, mas vale a leitura.
Copiei somente este pequeno trecho em que ele fala do sacerdote: homem da caridade. Mas, para ler na íntegra entre no endereço acima.

Este parágrafo é parte da Carta Pastoral de Dom Washington Cruz, como é significativa para que se entenda o papel da Igreja, destaquei:
"A Igreja necessita da riqueza de nossos dons: tempo e talentos, desejos de trabalhar por mais justiça, fraternidade e solidariedade. E também do aporte econômico, para sustentar a comunidade em que cada um de nós, por Jesus e pelo Evangelho, vive e trabalha. A Igreja precisa de nossa ajuda entusiasta e comprometida que nasce do amor de Deus."
 
"Sacerdote: Homem da Caridade

31. Ao longo deste ano em que refletiremos sobre a Caridade e no qual celebramos o ano vocacional, convido todos a reconhecerem o serviço dos sacerdotes no campo da caridade e agradecerem o muito que eles têm feito. Os sacerdotes não são unicamente os homens do culto e da palavra, mas são também os homens da caridade, que têm uma tarefa muito importante a realizar na animação da caridade e na missão de presidir a comunidade na caridade.
32. O ministério da caridade pertence a todo sacerdote por seu batismo e pela sacramentalidade na qual foi investido em vista de ser servidor do Evangelho. . A caridade também é tarefa de todo fiel na Igreja. Porém, pertence ao sacerdote por outras razões mais particulares e profundas que nascem de sua identidade e de seu ministério sacerdotal, como sua configuração a Cristo, Cabeça e Pastor da IgrejaAssim se expressa João Paulo II: “O presbítero participa da consagração e missão de Cristo de um modo específico e autêntico, ou seja, mediante o sacramento da Ordem, em virtude do qual está configurado em seu ser com Cristo Cabeça e Pastor, e compartilha a missão de ‘anunciar aos pobres a Boa Notícia’ em nome e na pessoa do próprio Cristo” (Pastores Dabo Vobis, 18). Como Jesus, Bom Pastor, o sacerdote é chamado a cuidar de todas as ovelhas e a saciar sua fome e sua sede, mas com especial cuidado busca a perdida, cura a ferida, reincorpora a descarrilhada da comunidade. Como o Coração de Jesus, também o coração do sacerdote se comove, se compadece com sentimento de amor diante do leproso, diante do ferido no caminho, diante do excluído, diante dos famintos e torna presente para os pobres e desvalidos o amor misericordioso de Deus. Com Cristo Sacerdote os presbíteros são chamados a fazer de suas vidas uma oferenda viva a serviço dos irmãos, de tal maneira que seu amor aos outros encontre sua maior realização na própria entrega. O serviço da caridade para todo cristão, mas de maneira particular para os sacerdotes, adquire sua verdadeira dimensão como expressão do amor de Deus quando adquire a forma do dom de si mesmo, similar ao dom do próprio Jesus Cristo. Como diz Bento XVI: “O coração da Caritas é o amor sacrifical de Cristo, e cada forma de caridade individual e organizada na Igreja deve encontrar sempre o seu ponto de referência nele, que constitui a nascente da caridade”. Só assim, acrescenta ainda, a atividade caritativa “torna-se um gesto verdadeiramente digno da pessoa humana, criada à imagem e semelhança de Deus” (Discurso aos participantes na XVIII Assembleia Geral da Caritas Internationalis, 8 de junho de 2007).
33. Esta oferenda da própria vida se expressa de maneira sacramental na Eucaristia e de modo existencial no serviço aos pobres. Os sacerdotes, na Eucaristia, oferecem ao Pai a vida entregue de Jesus para a salvação do mundo e, junto com Jesus, oferecem sua própria vida entregue para a salvação dos homens.
34. À imagem de Jesus e unidos a Ele, os sacerdotes celebram a Eucaristia que, nas palavras de Bento XVI, “arrasta-nos ao ato oblativo de sua entrega” (cf. Deus Caritas Est, 13). Daí porque a Eucaristia, mistério de morte e ressurreição, mistério de Paixão (Amor), seja a fonte da espiritualidade que leva os sacerdotes a fazerem-se dom, entrega total e generosa, até dar a vida, por amor, a serviço dos irmãos, especialmente dos mais pobres.
35. O ministério da caridade pertence ao sacerdote por sua missão à frente da comunidade. Se a caridade é algo que pertence à natureza da Igreja e, em consequência, a toda a comunidade cristã, é tarefa do sacerdote fazer que na comunidade cristã se viva e se expresse o serviço aos pobres. Compete ao sacerdote procurar que cada um de seus fiéis seja conduzido pelo Espírito “à caridade sincera e diligente” (Pastores Dabo Vobis, 6). Isto significa que se são tarefas do sacerdote o ministério da Palavra e o ministério dos Sacramentos, é também missão sua o ministério da caridade, como nos ensinou o Concílio e nos recordou o Venerável Papa João Paulo
II. E se é sua tarefa presidir a comunidade no anúncio da Palavra e na celebração da fé, de igual modo, é sua tarefa presidi-la na caridade. Se o sacerdote é o ministro da comunhão na comunidade, e não há comunidade sem kerygma, sem liturgia e sem diaconia, não pode haver ministério completo na comunidade sem o exercício e animação da caridade. Uma caridade que o sacerdote, de maneira ordinária, exerce no âmbito privilegiado de seu campo de ação, que é a Paróquia (cf. Deus Caritas Est, 25).
36. “Recordo, no entanto, que a caridade não é só tarefa individual do sacerdote, mas missão e identidade comunitária e, em consequência, requer organização e programação. É neste contexto da dimensão comunitária que se compreende e se exerce adequadamente a tarefa de presidir na caridade. Desse modo, o sacerdote não pode monopolizar a ação caritativa e social, como se fosse algo que competisse apenas a ele, mas precisa sensibilizar a comunidade sobre a dimensão caritativa e social da vida cristã, promover a corresponsabilidade, implicar nela os órgãos de comunhão e participação da comunidade paroquial e favorecer a coordenação da ação caritativa e social tanto no âmbito intraeclesial como no social”.
37. “Dou graças, Senhor, por nossos sacerdotes e peço por eles e por seu serviço generoso aos mais necessitados. Que, configurados a Cristo Pastor, seu coração se comova sempre diante dos pobres, dos famintos, dos excluídos, dos marginalizados.
Peço ao Senhor que, identificados com Cristo Sacerdote, renovem com alegria a oferenda de suas vidas em cada Eucaristia a serviço da salvação de todos os homens. Que do seio de nossas comunidades cristãs surjam muitas vocações sacerdotais para animar e presidir em nossa Igreja o exercício organizado da caridade” (cf. Pastores Dabo Vobis, 20-31)."

A IGREJA VERDADEIRAMENTE CRISTÃ É NECESSÁRIA

Quando penso em questões sociais que a cada dia massacram a sociedade, sinto o quanto a Igreja Católica é importante para ajudar às pessoas. Contudo, precisamos de mais discernimento entre muitos padres e dirigentes da mesma, eles precisam se interar do momento difícil que o mundo passa.
Com a mídia imediata, trazendo tudo que acontece pelo mundo, quase tudo instantaneamente, para dentro da nossa casa, fazendo com que as famílias participem do momento seja trágico, obsceno ou não. E, muitas vezes, quem assiste se acha no direito de copiar o pior, imitando mentes insanas, como foi o caso do massacre da escola de Realengo.
Nada hoje fica sem ser noticiado seja na mídia aberta - jornais, revistas, rádios e televisão - ou através da rede social, aonde, quem pode fala com o mundo inteiro a qualquer hora, a um valor irrisório.
A revista Veja desta semana traz uma capa chocante sobre o drama das famílias que se tornam prisioneiras do "crack" por causa dos filhos dependentes da mais destruidora das drogas. Ninguém está livre deste tipo de problema, cada dia mais os jovens são aliciados para o mundo da droga, que em um primeiro momento causa uma euforia imensa, o jovem se encanta e segue neste mundo cruel, de difícil volta. Este mundo cruel está perto de nós, basta conversar com as pessoas que trabalham conosco, como as empregadas domésticas que convivem ou têm na própria família um drama igual a este. Disse a moça que trabalha no prédio: "um rapaz do meu setor disse que estão fazendo uma droga pior do que o "crack". Se o "crack" é a mais destruidora, imaginem se essa conversa tiver fundamento.
Com excesso de informações as pessoas estão cada dia mais se afastando da Igreja, não se justifica a Igreja se manter alheia às modernidades e não procurar ser mais ativa, aliando-se aos fiéis que desejam trabalhar e não conseguem por falta de liderança. Ou seja, com toda essa crueldade pelo mundo afora, as pessoas precisam da "doçura da Igreja" e não de uma Igreja punitiva, arcaica, cheia de preconceitos - como punem agora os padres tipo Padre Marcelo Rossi - essa Igreja só afasta as pessoas dela.
Tudo isso leva a um pensamento questionador. O que é necessário para a Igreja se aliar aos padres que desenvolvem trabalhos que se sobressaem, conseguem a adesão de muitos jovens e suas obras e ações são um convite para que as pessoas o sigam?
A população não está alheia a tudo que acontece dentro da Igreja. A Igreja causa indignação nas pessoas quando toda essas atitudes antipáticas, inquisidoras são usadas quando lhe convém.
Lendo agora sobre a beatificação do Padre Cícero - quem é católico precisa da sua conficção da fé para não se sentir envergonhado por saber que esse mesmo Padre Cícero foi excomungado porque tinha uma multidão que o seguia e era um padre que se sobressaia - causou inveja e ciúmes, então o excomungaram. Qual o real interesse em beatificá-lo agora, será interesse na festa realizada para ele que arrecada uma fortuna?
Será que essas histórias continuarão se repetindo? Por que a Igreja por meios "pecadores", através da Inquisição cometeu tantos crimes como queimar viva e depois tornar santa a Joana D´Arc?
Não justifica mais a Igreja que se chama fonte da verdade se abster de reconhecer o mundo moderno  e a necessidade de uma renovação - como a renovação carismática endossada pelo Papa Bento XVI em seu discurso em Assis, na Itália, em 31 de Outubro de 2008 (já publicado neste blog).  A Igreja se quiser existir tem que conquistar os fiéis, não pode agir como tem agido afastando os verdadeiros arrebanhadores de fiéis para a Igreja. Não há igreja sem o povo - Jesus disse para cuidar das suas ovelhas e buscá-las. 
Excomungar e exilar membros do mundo eclesiástico por estar fazendo o bem a multidões tem sido um erro da Igreja - existem casos recentes, sem enumerar casos da época da Inquisição. Esta é a pior face da Igreja - como no passado tem usado de "uma tirania tão grande, opressiva, nociva e monstruosa como a de qualquer tirania secular." 
A Igreja para sobreviver precisa adaptar-se, não só isso, mas criar uma Igreja equilibrada em que haja mais consolo, compreensão, refúgio, apoio e caridade. Tais medidas são necessárias e são encorajadoras para a Igreja ser o que as pessoas precisam: uma Igreja extremamente necessária em nossas vidas, em nossa sociedade, em nosso mundo e para as multidões que a procuram em busca de alívio, consolo, caridade, compreensão e sabedoria. Assim, não teremos pessoas insatisfeitas ou decepcionadas que deixam a Igreja Católica e vão a procura de outras igrejas. 

terça-feira, 21 de junho de 2011

A FÉ É EM DEUS, A IGREJA PRECISA DOS SEUS FIÉIS

Sempre que tenho um pensamento que me aflige, uma angústia ou dúvida sobre questionamentos religiosos, peço a Deus que aumente a minha Fé e de toda a minha familia. Acostumada a ver na casa de meus pais este comportamento de muita fé em Deus e cristão, sempre renovo minha convicção de que a fé em Deus tem que ser inabalável, independentemente, das decisões e ações que hajam dentro da sua instituição religiosa, que neste caso é a Igreja Católica. Defender e seguir a Igreja fundada por Jesus Cristo é uma missão de cada um dos que a formam. 
Quantas incertezas são esclarecidas quando temos um sacerdote como o Padre Luiz Augusto. Não é simplesmente "assistir à Missa" mas, sim, participar e sair da celebração com o sentimento cristão de querer melhorar o mundo e não sair como o sentimento de mais um dever cumprido porque assistiu à missa. Esta é a real razão de uma grande multidão querer participar da Santa Missa ou de qualquer ato ou ação do Padre Luiz Augusto. Ele não precisa buscar fiéis, as pessoas o procuram porque necessitam de um evangelizador que toca os corações, que sensibilize para ações caridosas. Se esta multidão está carente e vai à procura deste servo de Deus - alguma coisa anda errada em outros lugares...
Com a sua maneira simples e eficiente de evangelizar ele consegue fazer com que as pessoas retirem as travas dos olhos e enxeguem a necessidade do próximo. Por ele ser assim tão querido e procurado, trabalhando sem cessar, cumprindo sua missão de servo de Deus, são incompreensíveis algumas atitudes desmerecendo o seu valor. Mas, aonde está a razão para tudo isso?
São as pessoas que confiam e acreditam nele que o promovem. É de sua personalidade ser um pai acolhedor. Não há servo mais dedicado à sua missão. Se ele tem a capacidade de convencer uma multidão é porque Deus o ungiu com o dom da palavra que ele tem usado para levar essa multidão a agir em forma de caridade e apoio aos que são menos favorecidos pela vida. A sua credibilidade é inatacável. Todo centavo que ele recebe é destinado às suas obras de caridade, fazendo com que as pessoas depositem nele a confiança de poder lhe doar o que for, que o destino é sabido, porque as suas ações são diárias e beneficiam a muitos, é só acompanhá-lo, por uma manhã que seja, para ver a sua determinação de trabalhar. Ao contrário de muitos que deveriam estar trabalhando pelo povo, ele consegue ir aonde as autoridades não conseguem.
Em tudo em que ele faz e se propõe a fazer esta a sua marca de qualidade. Ordem, limpeza, até beleza, porque os olhos gostam de ver o que é belo. Não é capaz de deixar um irmão sem atendimento, sempre tem uma maneira de ajudar. Este é o perfil deste sacerdote ímpar, puro, inteligente, sensível e estudioso, sem ambição, seu maior desejo é ser o Padre Luiz Augusto, servo do Senhor. 
Precisamos rezar muito por ele. Padre Luiz Augusto é capaz de mobilizar uma multidão para trabalhar por ele em obras de caridade. Como? Pregando o verdadeiro amor de Cristo. 
Quem não consegue enxergar a personalidade o Padre Luiz Augusto desta maneira não o conhece e nem conhece o seu trabalho. Estão sempre dizendo que ele está com algum problema, pretendendo lhe diagnosticar com algo grave. Ah!... Ele tem um sério problema: é excessivamente caridoso, bondoso e leal à Igreja, assim tem sido a sua vida. Será este um  desvio de comportamento das chamadas normas sociais estabelecidas?
Seria louvável se reconhecessem seu valor e lhe dessem uma sala de aula para ele ensinar a muitos como ser um cristão. Padre Luiz é um sacerdote diferente, um espírito de luz que consegue ter uma perfeita harmonia com todas as pessoas que o procuram, encantando com a sua maneira de agir e de pregar. 
A Igreja necessita de padres assim.
Paz de Cristo!

CORPUS CHRISTI - CORPO DE CRISTO, REAL PRESENÇA DE CRISTO NA EUCARISTIA

Corpus Christi - expressão latina que significa Corpo de Cristo - é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa. Podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho. Este ano cairá nesta próxima quinta-feira, dia 23 de junho. É dia de participar da Missa, por ser um dia Santo, estabelecido pela Conferência Episcopal do Brasil.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim". Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa.
Alguns lugares do Brasil promovem lindas procissões pelas ruas da cidade, as ruas são enfeitadas com verdadeiros tapetes de flores, folhas, formando lindos desenhos no chão.
A procissão, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível. É recomendado que nestas datas, ele não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII.  A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, atendendo ao segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.
Por solicitação do Papa Urbano IV,  os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. Em 11 de agosto de 1264, o Papa, através da bula Transiturus do Mundo institui a festa de Corpus Christi com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.
Embora, tenha sido um decreto papal a festa teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma somente em 1350.
Em muitas cidades brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Em Pirenópolis é uma tradição os tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, cobrindo as ruas por onde passa-se a procissão de Corpus Christi, também efeita-se cinco altares para a adoração do Santíssimo Sacramento e a execução do cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum. Esta procissão é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário. É neste dia que o Imperador do Divino recebe a coroa para a realização da Festa do Divino de Pirenópolis, do ano seguinte.No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando.

Em Goiânia, a Praça Pedro Ludovico Teixeira será o local da celebração da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, Corpus Christi. Dia 23 de junho, quinta-feira, a partir das 16 horas, as pessoas assistirão a banda Harmonia Sertaneja. Em seguida às 17 horas será a celebração Eucarística e em seguida a procissão pela Avenida Araguaia, Rua 2 e Avenida Tocantins. Estes trechos serão ornamentados com os tradicionais tapetes de serragem e outros materiais, feitos por representantes de diversas paróquias.

domingo, 19 de junho de 2011

FOTOS DO PREPARO E INÍCIO DA FESTA JUNINA


homenagem a São João, Pedro, Antônio
Início da arrumação na sexta-feira


o palco

colocando as 300 mesas e cadeira cadeiras


o palco "cantinho da feirinha"

a família do feirante

homenagem aos três Santos juninos: Santo Antônio, São Pedro e Sâo João

terminando de colocar as mesas e cadeiras

pronto para a festa


ala das crianças terminando de organizar

barraquinhas de pesca, argola tudo para as crianças

boneco das colunas

pista de dança

cinco horas da tarde tudo pronto para a festa


ainda era cedo, 18:30 depois a pista ficou cheia


crianças, adultos e pessoas mais velhas ocuparam a pista de dança

QUE BELA FESTA JUNINA! SUCESSO ABSOLUTO!

Foram dias preparando e recebendo as doações de todo o material necessário para uma boa festa junina. Mas, nesses dois últimos dias a dedicação de muitos voluntários para fazer da Festa Junina da Comunidade Atos um sucesso foi como há muito tempo não vejo, algo inigualável. Eram tantas pessoas se desdobrando para atender a todo o tipo de trabalho que tudo corria perfeitamente. 
Padre Luiz Augusto manteve os seus compromissos de sacerdote, que são muitos, durante o dia e noite adentro, mas ele era um convidado também, não precisava estar ali porque os voluntários se oraganizaram fazendo de tudo, irmanamente distribuiram as tarefas, até as crianças queriam ajudar. Foram dois dias de harmonia, alegria e trabalho árduo, mas tudo feito com muito amor a Deus.
Foi gratificante ver o resultado, mesmo antes de quase três mil pessoas chegarem para a festa, no final do dia, com a decoração pronta, a comida pronta sendo levada para as barraquinhas todas decoradas pelos seus donos e as últimas doações chegando - como inúmeras tortas  maravilhosas, doces caseiros, era nítida a felicidade de todos por realizar uma festa que prometia ser um sucesso.
Às cinco e meia da tarde foram chegando as primeiras pessoas e daí em diante só chegando gente, o mais bonitinho era que chegavam famílias inteiras e pela idade via-se que eram a jovem família, com os avós e até bisavós, foi uma festa da Família Comunidade Atos. Uma solidariedade imensa ao querido Padre Luiz Augusto, por sua luta, sua coragem e sua lealdade a Igreja em sua  firmeza de servir ao próximo.
Por volta das 18:30 ele chegou à festa e em oração agradecemos a Deus. Era contagiante a alegria do Padre Luiz,  pelo depoimento Senhora Zilah de Fátima Sebba, que era uma das avós com os filhos e netos, vemos que a festa foi realmente um grande sucesso. Ela escreveu: "Chegando da Comunidade Atos e muito feliz pelo sucesso da festa junina. Que maravilha! Uma organização impecável, os voluntários com os seus afazeres procurando darem o melhor de si para que tudo saísse perfeito.A decoração lindíssima! E as musicas? Não tenho palavras para expressar a beleza de tudo que reinava no lugar. Só sei que a presença do nosso sacerdote querido Pe. Luiz Augusto faz com que a luz do Espirito Santo nos ilumine. A Fe deste servo de Deus eh tão forte que nos contagia. Graças e louvores a ti oh meu Deus por colocar em nosso caminho um verdadeiro Sacerdote, aquele que da a vida pelo seu rebanho. Que Deus nos abençoe!"
Agora, só resta agradecer a todos, todos foram importantíssimos para este resultado gratificante. Deus abençoe a todos!

sábado, 18 de junho de 2011

COM AS FAMÍLIAS, A COMUNIDADE ATOS COMEMORA A FESTA JUNINA

Tudo na vida segue uma trajetória, mesmo que não seja a melhor ou mais adequada, ou a que queremos, mas temos que ter o bom discernimento para aceitar e seguir em frente, sem olhar para trás e ficar lamuriando. Pessoas que sabem liderar enfrentam as adversidades da vida com atitudes firmes. A partir do momento em que é fato consumado algo que acontece, que muda radicalmente a sua vida ou a sua trajetória, nada mais insensato do que ficar se lamentando.
Hoje, trabalhando para a realização da Festa Junina da Comunidade Atos - o ARRAIATOS - centenas de pessoas dedicavam seu dia para que a festa seja um sucesso, tudo porque a Comunidade hoje está tranquila, toda a paz reina ali.
Em situações adversas é importante não se deter em ficar esmiuçando as suas origens ou porque aconteceu. Depois de acontecido é verificar os erros e acertos e trabalhar. Essa é a mensagem que o Padre Luiz tem passado a todos, ele como designou o Arcebispo, está na Comunidade Atos e de acordo com a arquidiocese tem desempenhado a sua missão de sacerdote. Seguindo em frente como um bom servo de Deus.
Alguns acham que viver como Jesus viveu é viver tranquilamente sem enfrentar as dificuldades. Deus enviou seu Filho exatamente porque no mundo em que Jesus viveu reinava a injustiça, a discórdia, o racismo, o preconceito, a escravidão. Era um tempo de guerra aonde o inimigo dominava os vencidos de forma bárbara, sem piedade. Jesus foi perseguido desde o ventre de Maria até morrer na cruz. E, ainda hoje, há quem discorde d´Ele. 
Mas, longe dos católicos se encantar com esse lado do tempo em que Jesus viveu, claro que, lendo a Bíblia vemos todas essas discórdias, invejas, ciúmes e as barbaridades de seu tempo, mas em todas essas passagens o que é importante para os verdadeiros cristãos são as diversas maneiras com que Jesus enfrenta e transmite seus ensinamentos até através dessas mazelas. São sábios e somente calcados no amor a Deus e ao próximo. Jesus não vacilava, ele ensinava e provava que a fé e o amor vencem tudo. Jesus veio nos dar a Paz. Viver em  Paz, assim devem seguir os irmãos em Cristo ou de nada valem seus ensinamentos.  
Com o trabalho espontâneamente doado por cada uma das pessoas da grande família Comunidade Atos, esta festa será realizada com muita dedicação de todos e será abençoada.
Paz de Cristo!
Boa Festa Junina a todos! 
"Propôs-lhes Jesus uma parábola para mostrar que é necessário orar sempre sem jamais deixar de fazê-lo." Luc 18, 1.


terça-feira, 14 de junho de 2011

FOTOS DA VISITA DO PADRE LUIZ AUGUSTO A POSSE - GOIÁS


FAIXA DE BOAS VINDAS

PADRE LUIZ AUGUSTO DENTRO DA IGREJA DE SANT´ANA

VITRAL DA IGREJA DE SANT´ANA


ACOMODAÇÕES DO PADRE LUIZ







IGREJA DO DIVINO ESPÍRITO SANTO RESTAURADA EM 2010 POR MONSENHOR EPITÁCIO C. PEREIRA


FESTA JUNINA - FESTA DA SOLIDARIEDADE

Se em tudo que fazemos nos empenhamos com determinação, não importando que seja uma pequena tarefa ou uma grande missão, no final sentiremos a grata satisfação de ter realizado o nosso dever. Isso nos engrandece, nos faz sentir útil. 
Em plena segunda-feira, à noite, centenas de pessoas se reuniram para acertar os últimos detalhes para realizar a Festa Junina neste sábado, dia 18 às 18 horas, na sede da  Comunidade Atos. Unidas para trabalhar, uns oferecem seu trabalho, outros oferecem doações de materiais. Uns se prontificam para fazer a comida, os doces, os caldos, a canjica, outros para cuidar do churrasquinho, da omelete, da segurança, do estacionamento, da decoração, das brincadeiras para as crianças - todos recebem a sua tarefa, todos são voluntários. A solidariedade é espontânea, a vontade de servir, a exemplo do Padre Luiz, toca o coração das pessoas que frequentam a Comunidade Atos. Por mais simples ou sofisticada que seja a sua tarefa para esta festa, tenha certeza de que a cooperação de todos é que possibilita a realização de um evento como este.
Como disse o Padre Luiz Augusto - todos estão unidos e trabalhando porque são tocados para servir ao próximo. Ele em suas pregações sensibiliza, toca o coração de todos e inspira as pessoas para trabalhar com ele,  estimulando a vontade de agir, de viver para servir e ajudar ao próximo. Deus o capacitou para esta missão nobre, que o faz um sacerdote ativo, incansável que não se detém em somente celebrar as Santas Missas, o que ele faz com muita unção por isso ele leva milhares de pessoas todos os domingos para a sua celebração na Comunidade Atos ou em qualquer lugar que esteja celebrando.
Esta semana passada ele esteve em Posse para celebrar um missa, foi uma bênção, a igreja estava cheia e as pessoas o trataram com muito carinho e deferência. Claro, eles sabem que este Padre é atencioso e se desdobra para atender a todos os chamados, especialmente das pessoas doentes. Todos os dias ele visita os hospitais levando consolo ao doente e às famílias. Sua disposição para o trabalho é invejável, porque ele tem uma energia que não se sabe de onde vem, pois seu tipo físico em nada demonstra a sua capacidade de doar todas as horas de seu dia a todo tipo de serviço, desde limpar o quintal pegando na enxada, se preciso for, até atendendo nos lugares mais distantes quando é um chamado de uma pessoa necessitada. Graças a Deus, a sua força está refletida em suas ações para o bem espiritual do povo de Deus que o procura. É impressionante a transformação na Comunidade, dentro de sua visão empreendedora, não para de "arrumar"  e adequar seu espaço para louvar a Deus, ele vai fazendo de tudo para que as pessoas se sintam bem e sintam que estão em um local de oração, de evangelização. Ele está autorizado a agir assim, ele está celebrando de acordo com o que determinaram na arquidiocese. Louvado seja Deus que o ungiu para ser este sacerdote, porque hoje temos o padre Luiz Augusto da Comunidade Atos e para a Família da Comunidade Atos, orando, trabalhando como deve ser todo cristão. Orar e agir. Ele, realmente é um servo do Senhor, o que mais sensibiliza a mim, imagino que a todos, é a sua preocupação em manter as famílias unidas, todas as missas ele ressalta o valor do respeito, da tolerância, da união das famílias, seu sermão sempre destaca o valor de uma família - por isso a Comunidade Atos recebe hoje tantas famílias, é lindo ver chegar os pais e suas crianças, até de colo, ninguém se pertuba com o burburinho causado pela inquietude natural das crianças pequenas. O único transtorno é para as mamães que se incomodam com a inevitável "sujeira" da terra vermelha. Mas, para tudo tem solução. 
O clima é de muita alegria! Vamos trabalhar e festejar bastante na Festa Junina. 


segunda-feira, 13 de junho de 2011

DOMINGO ABENÇOADO!!! AS FOTOS CONFIRMAM A PAZ QUE HÁ NESTE LUGAR

LOCAL ABENÇOADO - DIA DE GRAÇA!


HORA DA CELEBRAÇÃO
                                                  



COM MUITA DEVOÇÃO!



PREFEITO PAULO GARCIA


PREFEITO PAULO GARCIA COM AUXILIARES


AS CRIANÇAS SE DIVERTEM

ALMOÇO APÓS A CELEBRAÇÃO


ACONCHEGANTE LUGAR EMBAIXO DAS ÁRVORES