QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Adelaide Carneiro da Rocha Lima, mãe de Miguel da Rocha Lima, que governou Goiás por cinco vezes. Parente de grandes amigos e primos.

(Para ler clicar duas vezes em cada página, aumenta o tamanho da letra e facilita a leitura)
Para meus amigos Angela, Lulu e os Rocha Lima do Rio, Mariza, Gustavo, Leonel e família, descendentes diretos de D. Adelaide e Miguel Rocha Lima.







10 comentários:

  1. Sou formada em história e design de moda. Gostaria de escrever sobre o povo goiano e sua história. Incentivar os design a fazer suas criações inspiradas em nosso povo.Poderia me ajudar?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sou descendente direto da Adelaide Carneiro e do Franklin da Rocha Lima. Estou pesquisando a árvore genealógica da família Rocha Lima e preciso encontrar os nomes dos pais do Franklin ou pelo menos alguma pista para que eu possa, assim, estabelecer a ligação dele com as raízes no Ceará. Será que você pode me ajudar de alguma forma? Obrigado.

    ResponderExcluir
  3. Franklin da Rocha Lima, pai de Miguel da Rocha Lima, pai de Wadjou da Rocha Lima, casado com Edina Caiado Fleury - filha de Elisa de Abreu e Geraldino Caiado Fleury - , pais de Alcyon, Miguel, Geraldino, Aguinaldo, Hélios José e "Nô", que não tinham sobrenomes iguais, levando ora os do pai, ora os da mãe, ora ambos.

    ResponderExcluir
  4. Eu , Flávia Maria da Rocha Lima, filha de Hélios José da Rocha Lima que é Filho de Wadjou da Rocha Lima que é filho de Adelaide Carneiro Da rocha Lima, gostaria que vc não mencionasse o nome de Minha tataravó sem estabelecer sua descendência como um todo. Me soa conveniente e parcial. Meu avó Wadjou da Rocha Lima , filho de Miguel da Rocha Lima e Ana Godinho da Rocha Lima, além de ter trago o primeiro cinema falado para a antiga capital, foi um dos maiores comerciantes dessa província. Casado com Edina Caiado Fleury, filha da grande e famosa oligarquia Caiado, Está mesma oligarquia que proporcionou que meu bisavó Miguel da Rocha Lima fosse presidente cinco vezes. Acho um desrespeito a senhora não mencionar os descendentes diretos que vivem e carregam o peso de tanto glamour e história. Meu avó foi um neto muito amado, fui criada com a sabedoria e lembranças de meus avós, acho seu texto capcioso. Escrevo e ministro aulas , aqui , na antiga e destruída capital!!!!! Enfrentando os problemas que Pedro Ludovico Teixeira nos legou, como: Escola, faculdades , saúde , lazer, cultura morta entre outras altivantes desgraças. Flavia Rocha Lima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não sou genealogista e citei aqui o texto do livro de Célia Coutinho Seixo de Brito, "A Mulher, a História e Goiás", sobre as mulheres valorosas de Goiás.

      Excluir
  5. Sou filha De Hélios José da Rocha Lima, meu Nome é Flavia Maria da Rocha Lima. Achei um pouco desrespeitosa sua afirmação ainda por cima por não primar pela verdade. Nó , como a senhora o chamou, se Chamava Sérgio Fleury da Rocha Lima. Apenas o meu pai não assinava Fleury.

    ResponderExcluir
  6. Olá, somos primos!!! Devemos olhar a certidão de nascimento de um dos filhos do casal, por exemplo meu bisavô Miguel da Rocha Lima que foi figura pública, deve ser mais fácil ser encontrado. Nosso tataravó veio de Fortaleza, passando por Meia Ponte, atual Pirenópolis, casou-se com Adelaide Carneiro e vei Para Vila Boa, atual Cidade de Goiás. Meu avó me contava muitas histórias, era filho de Miguel da Rocha Lima. Tenho fotos deles!!!!! Praxer conhecê-lo!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Um pouquinho da história não contada... Sou neto da Dona Trindade, filha de Domingos Rezende, neta de Josefa Carneiro de Mendonça da Rocha Lima de Rezende, e filha do Franklin e da Dona Adelaide que era de Paracatu MG, minha Tataravo sofreu e muito, não teve seus direitos respeitados na herança, Raquel sua filha mais velha fez um péssimo casamento com um Veiga Jardim, Adelaide sua outra filha seguindo os mesmo passos, foi impedida de se casar pelo seu pai na porta da igreja ficando sem se alimentar até a morte morreu de paixão pelo namorado e irmão do seu cunhado, meu bisavó um lunático, criou os filhos da Tia Raquel os deles é cuidou da vo josefa até o fim, na pobreza extrema, nenhum estudou, nenhum teve oportunidade, mudando para todas as cidades do sudeste Goiano e algumas de Minas, Minha avó com muito suor hoje tem uma vida tranquila com fazendas, meus tios, estudaram moraram de favor na cidade e formaram, minha geração se dedicou, alguns são bilingues, viajamos e tentamos inverter essa história, desviada e sofrida da minha família, tem alguns veigas da tia Raquel em uberlandia, outros em Catalão, meus Tios avós estão em Goiânia, Catalão e Paracatu,,, está e uma parte esquecida mais que deve ser lembrada também....

    ResponderExcluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.