QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Estátua de PEDRO LUDOVICO - Lugar ideal: CENTRO HISTORICO!

0 fato de Goiânia ser uma cidade construída com parcos recursos e nada existir de pomposo ou que tenha grande destaque arquitetônico, faz com que digam que a sua arquitetura é “sem muita expressão”. Engano, o conjunto arquitetônico é o da época, tem valor histórico e tem que ser preservado. Hoje, acham que ainda é muito recente toda a historia da cidade, realmente é, mas é o nosso antigo. A cidade teve um projeto, um plano diretor, regulamentações para as construções, enfim, um estudo urbanístico. Tudo foi aprovado por Decretos do Governo e realizado estritamente dentro de um orçamento apertado, mas suficiente para dar continuidade à mudança da Capital. @

Quando Goiânia completou 25 anos de existência, Pedro Ludovico, escreveu: “Nasci na velha Goiás, ali passei minha infância, a minha juventude, ali bebi muitos ensinamentos que tiveram uma influência profunda na formação do meu caráter. Construí Goiânia com muito sacrifício, com muito amor e com muito idealismo. E Goiânia aí está. Bonita, alegre e progressista. Não desejaria que passasse de 500 mil habitantes. Mas, atingirá milhões.” *

Atingiu os milhões temidos por seu fundador, mas não é isso que preocupa e sim as constantes mudanças que ocorrem e já ocorreram em suas edificações, praças, monumentos, que cada Governo, usando de seu poder, “decreta” e faz o que acha necessário, desvirtuando e destruindo o que é histórico, cometendo um erro irrecuperável – caso da Praça Pedro Ludovico e seu obelisco central, da Santa Casa, da Igreja Batista e de outros.

A modéstia de Dr. Pedro o fez avesso a homenagens, repassando para os seus descendentes esta característica raríssima no ser humano. Modéstia a parte, está passando da hora de manifestar desejos guardados com a família, pois "não fica bem a própria pessoa falar de si mesmo, muito menos se elogiar, é pedante".
Por causa desta M0DÉSTIA, a família tem aguardado há anos que seja construído um Memorial digno de seu ato e em conjunto seja instalada a estátua dele montado a cavalo - da artista Neusa Moraes. É necessário a edificação do conjunto, que preserve a Historia.
É inconcebível separar Dr. Pedro do conjunto de sua obra.
A sua estátua deve ser instalada junto ao Centro Histórico de Goiânia, na Praça que leva seu nome, Praça Pedro Ludovico (antiga Praça Cívica)? 0u em outro local?

Quem visita Goiânia, vai à Praça Pedro Ludovico, ao Museu Pedro Ludovico (residência da família de Pedro) na rua Gercina Borges e fica por ali, aonde se centraliza a historia de Goiânia. Porque colocar o autor da historia em outro local?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.