ESTÁTUA DE PEDRO LUDOVICO DEVE FICAR NA PRAÇA CÍVICA30/11/2009 11:05É o que propõe matéria do vereador Rusembergue Barbosa(PRB) que será votada amanhã em primeiro turno.
O monumento “Resgate à Memória” foi criado pela artista plástica, Neuza Morais. A escultura construída em bronze, em tamanho natural, pesando 2,5 toneladas, mostra o fundador de Goiânia, Pedro Ludovico Teixeira montado em um cavalo, mostrando o local onde seria construída a nova capital. O parlamentar conta que a obra foi iniciada por Neuza há 20 anos, e foi concluída, após sua morte, pelo escultor Júlio Valente, assistente da artista. Encontra-se em Piracicaba, São Paulo, aguardando decisão da Prefeitura quanto ao local de sua instalação.“A praça Cívica é o lugar ideal, pela proximidade com o Palácio das Esmeraldas, do qual Pedro Ludovico foi o primeiro inquilino e também com a residência dele na antiga rua 26, hoje rua Dona Gercina Borges(que fica a 200 metros)”, defende Rusembergue.Ele conta que inicialmente a intenção da secretaria municipal de Cultura era celebrar em 1991, os cem anos de nascimento do fundador de Goiânia, mas agora, em 2009, “a intenção é homenagear os 30 anos de sua morte, ocorrida em 16 de agosto de 1979.O secretário municipal de Cultura, Kleber Adorno, no entanto, ao emitir parecer à pedido da CCJ, informou que devido à polêmica quanto ao local ideal para a instalação do monumento a “discussão dever ser ampliada”. Adorno disse que “a discussão deve permear os órgãos da administração municipal, análises de impacto ambiental, normas de planejamento urbano, entidades culturais, principalmente as que se referem ao patrimônio artístico”.(Quézia Alcântara)
Textos de Maria Dulce Loyola Teixeira ou outros, previamente, aprovados, sobre histórias goianas importantes para a família da administradora da página que tenha relação com os pioneiros de Goiânia, com genealogia e com a cultura e história do Estado de Goiás. Foto: casa da família de Pedro Ludovico em Goiânia, hoje Museu.
QUEM SOU EU
- Maria Dulce Loyola Teixeira
- Goiânia, Goiás, Brazil
- Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.