QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

domingo, 4 de julho de 2010

MEMORIAL DE GOIÂNIA - OBRIGADA ARTHUR REZENDE

Arthur,
Gostamos demais.
Sei que você se preocupa com a nossa cidade e tem dignificado a defesa, a preservação da nossa cultura. A historia de um povo é contada desde seus hábitos mais simples até o mais suntuoso palácio que tenha.
O "Memorial de Goiânia" (este seria o nome ideal) que teria a estátua ao lado da sede, preservaria com segurança e modernidade o conjunto de documentos técnicos/administrativos da construção da cidade e estes seriam expostos ao público corretamente. Um espaço útil, que traria orgulho ao goianiense, pois este é o único conjunto arquitetônico, que já no projeto original era colocado dentro de um "parking" (estacionamento) imenso para uma cidade que teria 50 mil habitantes. Ora, a visão de Dr. Pedro era fantástica, previa uma praça contendo toda a administração, mas fez um exagerado estacionamento (consta em seu livro “parking” em inglês, numa época em que só uns cem carros existiam no Estado) ele imaginava algo para o futuro, nos exemplos das cidades européias. Fez bem, a praça tem um estacionamento privilegiado, se for evacuado, propiciará uma bela visão do conjunto.
A solução é sensibilizar para que no entorno da Praça Pedro Ludovico se construam edifícios garagens, c/ lojas e restaurantes embaixo, tipo restaurantes da orla do Rio e das belas ruas de Paris, c/ cadeiras nas calçadas. A iluminação da Praça seria responsável por usar técnicas modernas que valorizariam as fachadas dos edifícios do Estado. Enfim, no mundo todo grandes empresários, industriais, fazendeiros, enfim as pessoas ricas cuidam da sua cidade, Goiânia tem sido diferente porque? Acho que nunca se fez este tipo de apelo. Rica, tem condições de melhorar o perfil da cidade, que teria que ser como São Paulo, atrair pelas artes, museus de arte, da historia da cidade, de historia natural regional, mas com uma apresentação adequada à modernidade, com planejamento e parcerias com a iniciativa privada. O Governo não consegue assumir tudo, deve fazer parcerias, incentivando quem atuar nesta área.
Este seria um marco histórico, um ponto turístico para ser mostrado aos que visitam a cidade, sem ter que mostrar somente bares e parques.
Grande abraço e nossa gratidão, da família Ludovico Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.