QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

DIA DOS PAIS

PAI, O CRIADOR, O GERADOR, O GUIA, O PROTETOR, O INSTRUTOR, O EXEMPLO.

Mês de agosto. Muitos não gostam e dizem coisas sem nexo sobre esse mês. Para minha família sempre foi um mês demasiadamente especial. Além de comemorar no segundo domingo o dia dos pais, no dia 25 de agosto era aniversário de meu pai e no dia 17 do meu irmão mais velho, fazendo desse mês um mês de festas. Um mês abençoado. Imaginem a alegria de meus pais quando nasceu o primeiro filho, um varãozinho e pela vontade de minha mãe recebeu nome do meu pai, poucos dias antes de aniversário dele e, exatamente, no dia em que se casaram os meus avós paternos, cuja numerosa família tem vivido unida, harmoniosamente.
Meu pai foi e é um exemplo para todos nós. Um dia meu sogro se referindo a ele me disse: “ele foi grande sem querer ser, no exercício de suas funções”. Sim, essa é a imagem de meu pai, um homem trabalhador, sempre em seu escritório lendo e relendo os processos para dar uma sentença justa, isso requeria muita concentração, mas ele jamais negou uma resposta a qualquer pessoa que chegasse à porta de sua sala, bem humorado e simples atendia a todos nós, sem nunca ser ríspido. Se estivesse muito ocupado, parava um pouco, nos atendia e continuava. Era um juiz com uma imensa sabedoria.
Em casa ele era assim, um pai exemplar, nunca o escutamos dar um grito ou brigar com a nossa mãe, pelo contrário era manso e humilde, embora conhecesse de tudo. Era meio médico, meio engenheiro, meio arquiteto, meio agricultor, meio veterinário, por causa de seu vasto conhecimento. Era muito culto, mas ele agia com simplicidade. Viveu para a família, sempre preocupado em ter uma casa aonde reinasse a paz, jamais ele se alterava. Era um homem de bem, do bem e pelo bem, como diz minha mãe “um santinho”.
O homem e a mulher ao decidirem ter um filho assumem um compromisso com a vida do ser que está por nascer, meu pai fez isso com muito amor. Não é questão de religião, não importa a crença, é intuitivo assumir o dever de criar, educar e proteger a eles. Ser pai está muito além de simplesmente gerar um ser humano, são as atitudes durante a vida que o caracterizam como um verdadeiro Pai.
Dia dos Pais, dos pais que amam seus filhos, com um amor exigente que permite o que é certo e pune o que é errado. Um amor que não é permissivo, mas ativo, participativo. Um amor que une, agrega, um amor que fortalece os laços familiares, um amor que dará ao filho a segurança e a esperança de um dia ser pai e ser um bom pai como o que ele tem, porque um bom Pai é para o filho o maior presente de Deus, o seu guia, seu amigo, seu protetor aqui na terra.
A religião, ajuda ao homem a ser um bom pai, a ter uma família unida. Meus pais sempre tiveram fé.  
“Nada é mais importante aos olhos de Deus do que a sua família, a família é o porto seguro, o lugar onde o amor sempre retoma as forças, volte seus olhos para a sua família, o perdão muda tudo, ame a sua família, tudo vai dar certo, creia na força do amor, proteja sua família, coloque a sua família nas mãos de Deus, em nenhum momento deixe de lutar, de rezar pela sua família, a família é seu melhor presente. O Amor vencerá. Reze por ela.” (Palavras do Padre Luiz Augusto)


2 comentários:

  1. Obrigado P. Luiz Augusto aprendemos muito frequentando a igreja e ouvindo a Palavra de Deus através do Senhor. Eu e minha casa servimos ao Senhor Jesus. Bençãos para a Comunidade. Claudio e Hilda

    ResponderExcluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.