QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

domingo, 28 de agosto de 2011

MOVIMENTO DA LEGALIDADE - A HISTÓRIA

Com satisfação, li a reportagem de Gabriel Lisita sobre a participação do Governador Mauro Borges Teixeira a favor do cumprimento da Lei, que garantiu a posse do vice-presidente João Goulart, após a renúncia de Jânio, em 25 de agosto de 1961.
Esse episódio, narrado em meu livro Mauro Borges e a Crise Político Militar em Goiás - Movimento da Legalidade, é considerado por Mauro Borges como um dos fatos políticos mais importantes de sua vida e da história moderna do Estado de Goiás, pois ele, como Governador se insurgiu, com o apoio maciço da população, contra o alto comando militar brasileiro defendendo os interesses do País, fazendo cumprir a Lei.
Sua posição legalista irritou profundamente os militares que foram derrotados nesse episódio. Mais tarde, em 1964, após o golpe militar, eles o destituíram do cargo de Governador e, mais, em 1966 cassaram seus direitos políticos por 20 anos.
Mauro Borges quando se refere ao Movimento da Legalidade, sente certa tristeza por não ser reconhecido como um importante fato histórico em Goiás como é no Rio Grande do Sul, aonde já recebeu diversas homenagens por sua atuação. Lá eles instituíram e comemoram o dia da Legalidade e ele diz: “Foi imprescindível ao Movimento a atuação de Goiás. Devido à posição estratégica do Estado e de Goiânia, bem próximos a Brasília, garantimos a sustentabilidade do movimento por onze dias, até a posse de João Goulart, ou seja, garantimos a vitória. Os militares respeitaram as estratégias montadas aqui.”

Um comentário:

  1. Armenia Nercessian de Oliveira, escreveu: Maria Dulce, tentei ler a reportagem online, mas não consegui. Como me lembro desses dias..estudantes, mulheres, todos convocados para a resistência. Foi criado um Comitê Constitucionalista Feminino de Goiás,. Depois da crise o transforma...mos em Associação Cultural Feminina do Estado de Goiás e Dona Lourdes, nossa memorável primeira dama, foi nossa Presidente de Honra. E que falta fazem homens públicos verdadeiros e dignos como o Mauro Borges, seu sogro. Muito louvável seu esforço em preservar a memoria desses tempos.

    ResponderExcluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.