QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Civismo e patriotismo

Ainda existe em mim o civismo e o patriotismo que vem comigo desde a minha infância. Ainda me emociono e choro ao cantar o Hino Nacional com a mão no peito em sinal de respeito ao meu País. Mas, choro indignada ao ler a notícia de que elegeram, mais um vez, outro político que não se porta corretamente como deveria para representar o povo que o elegeu.

O que acontece com os políticos que deveriam representar os interesses do povo brasileiro? São eleitos com a finalidade única, conforme está em nossa acanhada Constituição, para representar não somente os eleitores que os elegeram, mas a todos os cidadãos do Brasil. Infelizmente, uma minoria bem alfabetizada e que sabe entender o que está escrito porque teve boas aulas de português nas escolas que frequentou, se manifesta contra a posse de um político que já foi afastado e que tem uma denúncia contra ele.

Embora pareça impossível, ainda existe em mim a esperança de um dia ver o povo do Brasil ter como lema a honestidade. Que as crianças aprendam em casa, primeiramente, como seus pais, o que é ética e moral. Que todos ao chegar à escola saibam se portar com respeito ao professor e aos colegas, porque aí inicia o processo de civilidade. Mas, como estão as escolas brasileiras? Ensinam o que é certo? Ensinam amar a Pátria? Nem sequer o Hino Nacional as crianças aprendem, só existe patriotismo quando o Brasil joga futebol lá fora ou em jogos olímpicos ou em corrida de carro. 

Mas, insisto, ainda existe em mim a perseverança de ensinar aos meus que amar a sua Pátria é agir com respeito às leis, trabalhar e ser honesto, isso tudo não é virtude ou qualidade que devemos ter e sim obrigação de cada cidadão.

Ainda verei um dia, tenho fé, o povo brasileiro se importando e ficando indignado com o que se passa de errado no Brasil no dia a dia, não uma minoria, mas, uma maioria alfabetizada integralmente, não só para assinar seu nome e votar em quem lhe dá uma cesta básica. Pessoas que possam ler e entender o que leem, para evitar as grandes tragédias por negligência de pessoas que recebem para trabalhar e agir corretamente e não agem.

É muito triste constatar que o povo não se liga nas coisas mais básicas do dia a dia, não se importa se as escolas estão adequadas, se existe segurança nos locais que frequentam, se a fila não anda por causa do mau atendimento, enfim, o que se vê é uma descrença muito grande quando se tem que exigir os direitos de cidadão.

Ainda verei um dia o povo brasileiro ter orgulho de seus heróis, das pessoas dignas, de sua cidade e de seus encantos e ao invés de denominar com nomes estrangeiros o que temos aprender a designar com nomes brasileiros as ruas, avenidas, edifícios, casas de recreação, restaurantes que hoje são ridiculamente chamados com nomes que ninguém sabe o que é e apenas uma pequena parcela de privilegiados entende.

Ainda verei um dia o Brasil ser reconhecido por nos brasileiros como o melhor lugar para se viver, não só pelas suas belezas, mas, por ter as suas leis respeitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.