QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

MAURO BORGES, 93 ANOS


Hoje, 15 de fevereiro de 2013, é aniversário do meu sogro Mauro Borges Teixeira que me ensinou muitas coisas ao longo de nossa convivência há mais de 40 anos. Sábio, culto e com grande habilidade para transmitir o que sabia, dedicava horas e horas conversando com a família, eram horas de muita alegria e confraternização, era um aprendizado mútuo, como ele dizia os jovens ensinando aos mais velhos e vice versa.
Todos os seus filhos, netos e eu, nesse caso falo com muito respeito e encanto pela sua dedicação aos seus, usufruíram de sua vasta cultura, apesar do seu compromisso e responsabilidade diante dos cargos importantes que ocupou.
Com ele aprendemos muito de história, geografia, civilidade, patriotismo e em tudo que ele podia tecer algum comentário, assim fazia. Ele é dessas pessoas que nada o faz desistir de suas metas. Das coisas mais importantes de seus ensinamentos, que nos marcou muito, foi a sua segurança e otimismo diante de todos os momentos de sua vida, seu objetivo era transmitir aos seus descendentes, homens e mulheres, a sua perseverança e o principal, a sua habilidade para enfrentar as adversidades que a vida apresenta. Era um leitor ávido. Em sua vida leu demais. Biografias de grandes vultos da história brasileira e mundial, livros das grandes guerras e batalhas, livros dos escritores goianos, enfim, leu de tudo e com essas leituras enriqueceu a vida dos que o cerca, pois, entusiasmado ele contava as grandes batalhas, muitas vezes se entusiasmava tanto que chorava. Um dos mais tocantes momentos de “ensinamento” de respeito e amor ao próximo é quando ele declama a poesia “Navio Negreiro” de Castro Alves, ela é longa e retrata um triste fato histórico do Brasil, a escravidão. Declamava ela inteira, se emocionando em alguns versos: “Auriverde pendão de minha terra, que a brisa do Brasil beija e balança, estandarte que a luz do sol encerra as promessas divinas da esperança... Tu que, da liberdade após a guerra, foste hasteado dos heróis na lança antes te houvessem roto na batalha, que servires a um povo de mortalha!”
Outros momentos em que se destacava o seu lado romântico era quando escutava os tangos, as marchinhas e dentre as suas músicas preferidas estava a especialíssima “Olhos Negros - Ochi chyornie ", música russa. Mas, as que lhe traziam lágrimas aos olhos eram os hinos militares, sendo o seu preferido o da Infantaria, Arma a qual ele pertencia.
A sua vida foi marcada por momentos desafiadores que lhe exigiram muita determinação. Desde menino vivenciou cenas que envolviam a família em circunstâncias perigosas. Atravessar a vida enfrentando desafios e, muitas vezes, injustiças, o fez um ser humano paciente, porque em certos momentos era necessário ser humilde e, em outros, ser um homem destemido capaz de vencer qualquer batalha.  A sua educação de berço aliada ao seu aprendizado na escola militar e a admiração à cultura oriental foram essenciais para seu estilo meio Alexandre, o grande, meio Dom Quixote de La Mancha, meio Kung Fu e muito ele mesmo se espelhando, é fato, na vida de um homem determinado e de sucesso, o seu pai Pedro Ludovico. Hoje, dizem que seu pai mudou a história do Estado de Goiás construindo Goiânia projetando o Estado na era do progresso e ele, Mauro Borges, com o seu Plano de Governo MB, transformou e modernizou a maneira de administrar o Estado.
Ele é uma pessoa que se valeu de tudo o que aprendeu para ajudar aos outros, sempre pensando em contribuir de alguma forma para melhorar do seu Estado e o seu País. Ele dizia quando era pequeno que queria ser cowboy ou general e de certa forma foi os dois. Em muitas oportunidades de sua vida fez prevalecer o seu temperamento de cowboy arriscando-se em aventuras que poucos teriam coragem de enfrentar como ele fez, por outro lado, ao se eleger governador, cargo administrativo que se equipara ao cargo máximo na hierarquia militar, teve da parte das Forças Armadas todas as homenagens equivalentes a um general, embora tenha chegado somente a coronel.
Em seu livro “O caminho da Tranquilidade” Dalai-Lama parece estar falando de Mauro Borges quando diz: “Determinação, coragem e autoconfiança são fatores decisivos para o sucesso. Não importam quais sejam os obstáculos e as dificuldades. Se estamos possuídos de uma inabalável determinação, conseguimos superá-los. Independentemente das circunstâncias, devemos sempre ser humildes, recatados e despidos de orgulho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.