QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

terça-feira, 25 de agosto de 2009

25 de agosto de 1920

Se meu pai estivesse aqui, hoje estaria completando oitenta e nove anos de vida. Teriam sido bem vividos e bem aproveitados. Estaria lendo muito, fazendo palavras cruzadas, assistindo novelas porque gostava muito e o melhor, estaria acompanhando sua amada Suely em todas as ocasiões festivas da família, pois era festeiro...
Como era calmo, pensativo e sereno em todas as conversas, não importava o assunto, ele tinha a mesma postura, quando se fazia uma pergunta ou queria a sua opinião sobre algo, ele calmamente escutava, pensava por alguns instantes e quando a gente iria fazer a pergunta de novo, achando que ele não tinha escutado direito ou não teria entendido, ele lhe respondia, esclarecendo com palavras precisas todas as dúvidas e emitindo a sua opinião sobre o assunto.
Como gostava de crianças... todos os sobrinhos, filhos e netos tinham por ele um grande carinho, respeito e admiração. Ele se sentava com as crianças e conversava, brincava, fazia sapinho com as mãos, fazia desenhos com sombras nas mãos refletindo na paredes e era capaz de caminhar com as crianças na fazenda só para lhes mostrar os animais, os bichinhos e as plantas, explicando tudo detalhadamente.
Não deixava de ir aos aniversário dos netos. Participativo, embora fosse calado, sabia opinar quando achava conveniente. Nunca exagerou em punições, aliás pouco usou de punições para educar os filhos. Talvez, por sua profissão, tenha participado aquém da expectativa de seus filhos sobre a vida deles. Mesmo assim era e continua sendo referência para nossas atitudes, a admiração dos filhos é compartilhada pelos genros e noras.
Não se intrometia na vida de ninguém, aconselhava quando perguntado ou quando percebia que alguma coisa não estava correta, com cuidado tocava no assunto sutilmente. Faz muita falta sua presença entre nós.
As homenagens que lhe foram prestadas durante a vida foram recebidas por ele sem alarde, nem aos filhos contava. Embora continue recebendo homenagens, a lembrança dele é marcada por sua figura bondosa, calma e prestativa, inesquecível.
Deus o levou cedo, porque era bom demais, Deus precisava dele lá no céu, e de lá ele nos olha, vigia, mas não intervém no destino de ninguém, o que se há de viver e passar, tem que viver e viveremos, lembrando de seu exemplo de homem simples e capaz de lidar com qualquer tipo de adversidade.
Grande honra ser filha de uma pessoa como ele: "simples, jamais pretendeu ser o que representa hoje" como já disseram: "foi grande sem pretender sê-lo, no cumprimento do dever".
Saudades...

1 - Luiza Barreto 25 de agosto às 11:41
Tia, me emocionei com o texto sobre seu pai.
Aproveito para deixar registrado o quanto é bom tê-la aqui no facebook, está sempre nos presenteando com histórias e fotos lindas.
Beijos
LUIZA

2 - Maria Dulce,

Como sempre você teve o capacidade e sutileza de abordar com fidelidade fatos e lembranças de uma vida.
Clenon, o nosso estimado e inesquecível "Non", realmente era o ponto de apoio da família.
Para as minhas filhas foi por muito tempo o tio "doutor" da injeção.
Atualmente ando me emocionando atoa, daí, talvez, tenha sentido as lágrimas pedindo passagem.
Não deixe de escrever.
Muito obrigado, Tio Clonge.

3 - Parabénis Comadre! Tive o prazer de conviver com ele,e saber que realmente ele era especial.
Me lembro muito dele na mesa de almoço "CALMO",foi um grande exemplo,hora de almoço tem que ter familia e ser paçiente,que não é facil.
Um beijão!!!!

4 - Regina Taveira: Fiquei emocionada lendo sua matéria;seu pai era exatamente como descreveu.Vou te contar sobre meu exame da OAB:naquela época nossa prova da Ordem era oral, imagina só.Então pedi que seu pai me orientasse sobre uma Contestaçao que teria que apresentar junto a banca examinadora. Ele me colocou junto dele e foi direcionando a matéria da forma q. quando terminamos eu já sabia de cor devido a clareza e a simplicidade com q. ele explanou o problema de locação.Foram 3 páginas de papel almaço que estudei e disse perante a banca composta de desembargadores, presidente da Ordem ,juizes e colegas. Foi o maior sucesso que até hoje o Dr. Licínio Leal Barbosa lembra. Graças a seu pai tirei nota máxima nesta prova. Grandes saudades minhas e enorme admiração pelo cunhado,pai, professor e pessoa de uma integridade ímpar. Beijos com muito orgulho

5 - Happy birthday Dr. Clenon
Happy memories darling, que ele continue brilhando nas memorias da familia, realmente era 1 pessoa respeitada, GRANDE heranca o nome dele.
Carmen Lucia

6 - Bruno LL Teixeira : Lindo mamãe! Parabéns pro vovô Clenon!

7- Cunhada,
Vou dizer para você o que digo para o Ronaldo: foi um grande homem, gostaria de tê-lo conhecido. E fico impressionada com seu texto, pois tudo que já li a respeito dele, escrito por outras pessoas, geralmente colegas de profissão, as qualidades, sobretudo a sensatez, serenidade, eram virtudes espontâneas. Tenho orgulho de ter hoje, laços e vínculos com a sua família.

Beijo grande!
Ana Karla

8 - Oi tia maria dulce, nao se preocupe, foi ótimo o lançamento graças a deus....
Parabéns pelo texto que fez do meu avô, conheci um pouquinho mais.... muito lindo o texto.
bjão
Camila Loyola

9 - Não pude conter as lágrimas ao ler sua mensagem. Em várias partes ao descrever seu pai era como se estivesse falando do meu. Os seus sentimentos de admiração e saudades são os mesmos que sinto. Fomos abençoadas com pais maravilhosos.
beijos Cláudia Loyola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.