A FACHADA DO CINEMA DE GOIÁS PODE SER SALVA
Tanto se fez e tanto se faz por Goiás e por que não salvar a fachada do cinema de Goiás?
90% do prédio do cinema já foi derrubado, só resta a fachada, isso quer dizer que será requalificado? Isso é uma demolição, como se esse bem histórico não significasse absolutamente nada para a cidade de Goiás.
Esse cinema contribuiu para a transformação da cidade e destruí-lo seria apagar parte da história e da contribuição desse empreendimento cultural.
Não é válida a justificativa de que o prédio não tem o estilo do conjunto tombado, não se pode analisar Goiás somente pelos seus traços coloniais, assim não conheceremos outros valores tão importantes.
Seria em vão derrubar um prédio que por mais de sessenta anos foi preservado, sua história permanecerá incrustada nesse lugar. Um dia dirão:
_ “Aqui ficava o segundo cinema da cidade, foi construído na década de 1950, porém, era feiinho, não tinha estilo, por isso foi escolhido para desaparecer, derrubaram o prédio e fizeram isso aqui.
_ Qual é, então, a história desse?
_ Não tem, ah tem sim, foi o prédio construído no lugar do histórico cinema de Goiás.”
Podem ainda perguntar:
_ “Por que, então não derrubaram o prédio em frente, que era um posto de gasolina e mais feiinho do que o cinema e nem foi um empreendimento cultural? -
_ Não se sabe?”
Textos de Maria Dulce Loyola Teixeira ou outros, previamente, aprovados, sobre histórias goianas importantes para a família da administradora da página que tenha relação com os pioneiros de Goiânia, com genealogia e com a cultura e história do Estado de Goiás. Foto: casa da família de Pedro Ludovico em Goiânia, hoje Museu.
QUEM SOU EU
- Maria Dulce Loyola Teixeira
- Goiânia, Goiás, Brazil
- Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.