QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

FAMILIA TEIXEIRA ÁLVARES

Há uns poucos anos atrás, estava navegando na Internet, coloquei no site de pesquisa o nome Teixeira Álvares, que é o sobrenome do pai do Pedro Ludovico Teixeira, avô do Ubiratan, meu marido.
Como é dinâmica a comunicação na Internet, em seguida achei dados colocados na rede por Juliana Areias, que reside na Austrália, e hoje sabemos é prima, descende de uma irmã do bisavô Teixeira Álvares, como o Bira.
Assim, é o caso: Ela e o primo Eduardo Antunes Paiva, também, Teixeira Álvares, estavam parados na pesquisa nos assentamentos paroquiais de Araxá, que diziam que o pai dos Teixeira Álvares havia nascido ali. Algumas informaçõe que tinham foram deixadas pelo avô da Ju, Ascelino Teixeira Mendes.
Li tudo e passei um email a Juliana que encaminhou ao Eduardo. Eu contei a eles o que sabia, pois como moro em Goiás e fazia um tempo grande estava e estou atrás da família do Padre João Teixeira Álvares, da antiga cidade de Santa Luzia, hoje Luziânia, já tinha artigos de revistas, jornais, e mesmo alguns assentamentos sobre o assunto. Esclareci a eles, que segundo o Livro de Genealogia Lusiana, não constava o nome do pai do Benedito, mas constavam seu casamento com Clara de Araújo Rocha e seus filhos. Que em Luziânia, estavam os registros da família.
Eduardo, redigiu assim o começo do email: "sua mensagem me encheu de alegria e surpresas>". E foi pesquisar em Luziânia, pois ele morava pertinho, em Brasília, lá achou alguns assentamentos de nascimentos, batizados, etc, sobre a família e sobre Benedito Roriz Teixeira Álvares que se casou em Luziania com Clara de Araújo Rocha. Este foi um encontro memorável, juntamos três descendentes de Benedito e Clara, em prol da Genealogia.
Até hoje estamos atrás do registro de nascimento do Padre João Teixeira Álvares. Não temos data para terminar, pois genealogia não é a nossa prioridade, cada tem seus compromissos. Conto este "causo" para mostrar que a Genalogia faz com pessoas se conheçam, se tornam amigas e mesmo distantes, estão entrelaçadas num mesmo objetivo FAMILIAR, graças ao nosso antepassado Padre João Teixeira Álvares, dito pai do Bendito.

12 comentários:

  1. Maria Dulce, navegando pela internet encontrei esta sua página. Mais uma vez é um prazer reencontrá-la. Tenho notícias do nosso antepassado comum. Quero mandar uma mensagem conjunta para os primos interessados em genealogia. Me passe seu e-mail. Meu e-mail atual é dudpaiv@hotmail.com
    Grande abraço, Eduardo Antunes de Paiva

    ResponderExcluir
  2. Maria Dulce, meu nome é João Antônio Silva Vannier Teixeira Alvares, sou neto de Geraldo Teixeira Álvares,irmão de Pedro Ludovico Teixeira e filho de João Teixeira Álvares e Alípia Pereira. Não conheci nenhum familiar do meu avô, que faleceu em julho de 2009 com 94 anos. Pelo que seu, meu avô ainda tem um irmão vivo que se chama Virgilho. Gostaria que você me passasse seu email para que a gente possa trocar mais informações. Estou no facebook como João Teixeira Alvares. Grande Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi Maria Dulce, já nos falamos,sou Claudia Maria Morpurgo teixeira alvares (Niteroi). Navegando te achei, coisas da net.
    Gostaria de te perguntar, esses nomes Teixeira e Alvares já foram separados um dia e se uniram como familia, ou já nasceram juntos.Curiosidade de familia, pois decendente q. sou dos Vieira Ferreira, uma familia se uniu a outra formando o clã,
    beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cláudia, eles estão juntos desde 1700, posso lhe dizer que aqui no Brasil são juntos. Hoje por exemplo, a família do Pedro Ludovico é somente o Teixeira, do outro irmão e de alguns irmãos fora do casamento, as famílias continuam assinando Teixeira Álvares.
      Bom ter notícias suas. Beijo

      Excluir
  4. Maria Dulce, meu bisavô chamava-se Eduardo Bernardo Borges. O pai dele, meu trisavô chamava-se Francelino Martins Borges e o pai deste, meu tetravô chamava-se Joaquim José Borges. Meu bisavô Eduardo, que conheci, era de Goiandira-Go. Na minha família sempre ouvi que meu bisavô Eduardo era parente do Mauro Borges. Será po que o pai do meu bisavô, Francelino Martins Borges, teria algum parentesco com Antônio Martins Borges, o pai da Dona Gercina? Você poderia confirmar essa história para mim? Meu bisavô Eduardo Bernardo Borges lutou ao lado de Pedro Ludovico, contra os paulistas na Revolução de 1932, pelo 6º BC de Ipameri....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles podem até vir da mesma família = mas, o Antonio Martins Borges - é o único filho do casal Pedro Borges de Araújo e Luiza Alexandrina Martins Borges - prima do marido que assina assim. Os filhos do casal todos assinam Borges de Araújo, com exceção do Antônio, acreditamos que tenha sido erro ao registrar com o nome da mãe. Não achei no livro desta família nenhuma referência aos nomes que você pergunta, mas, pode ser o outro ramo Martins Borges.Existe um site de genealogia da família Martins Borges, talvez consiga encontrar. Boa sorte!

      Excluir
    2. Ola! Meu nome é Raquel Borges Silva. Será que este Joaquim José Borges mencionado por Anônimo19 de dezembro de 2012 15:20 teria uma filha chamada Eufrasia José Borges, que no caso é minha mãe? Eu estou procurando os familiares da minha mãe. Ela é de Luziania e, atualmente estamos morando em Mato Grosso.

      Excluir
    3. Ola Dulce Maria, tudo bem. Estou a procura dos familiares da minha mãe que são de Luziania-GO. Meu avô chama-se Joaquim José Borges, casado com Josefina Souza Silva. Minha mãe chama-se Eufrasia José Borges da Silva, casada com André Gonçalves da Silva. Assim que meus pais casaram-se eles mudaram para Mato Grosso e perderam o contato com os familiares. Já faz mais de 30 anos que minha mãe não tem notícia dos parentes. Agora eu estou procurando-os, meus avós, meus tios Antonio José Borges, Dionízio José Borges, Benedita Souza Silva, Sebastião José Borges e Luzia Borges Ribeiro. Eu penso que eles possam estar em Luziania mesmo, mas minha mãe não lembra de nenhum endereço nem telefone. Quem sabe você possa me ajudar. Ficarei eternamente agradecida. Abraços Raquel Borges Silva.

      Excluir
  5. Olá Maria Dulce Loyola Teixeira,meu nome é Cida Souza,fui surpriendida pela curiosidade ao ler sobre a familia Alvares.
    Maria Dulce Loyola Teixeira,descobrir que essa familia é a familia do meu marido,veja bem.o avó do meu marido Pedro Alvares Terxeira,um conhecido medico da cidade Senhor do Bomfim aqui na Bahia.pois bem o avó do meu marido é irmão do Sr.Pedro Ludovico,os dois irmãos passou até o mesmo nome pelo fato do Dr.Pedro Alvares Terxeira,avó do meu marido ter vindo da frança.lá ele se chamava PÊTI,chegando ao Brasil passou a se chamar Pedro Alvares Terxeira como o irmão Pedro lodovico,pai de Mauro Borges.pois bem vamos aos nomes pra que vc entenda.Pedro Alvares Terxeira medico na cidade Senhor do Bomfim aqui na Bahia era pai de minha sogra Antonia Marcelle Alvares subrinha do Sr.Pedro Lodovico Alvares Terxeira e sendo Prima carnal do Sr. Mauro Borges.os Netos de Dr.Pedro Alvares são:Mayrionaldo Antonio Alvares,Mayrionilson Alvares e Mayrion Alvares.essa historia da familia Alvares é muito interesante e gostariamos muito de conhecer algum deles que ainda é vivo.essa é minha historia a familia Alvares e aguardo resposta.esse é meu email.cidsouzas1000@hotmail.com eu tbm possuo facebook cida souza souza.bjos

    ResponderExcluir
  6. Voces da familia do Pe João Teixeira Alvares, já se perguntaram se há algo a mais ou alguém que já foi muito ligada á ele? não estou falando da mãe do filho dele, mais de alguem q foi muito mais importante para ele?procurem bem e espero realmente que encontrem, e que seja feita a justiça de um grande e infinito sentimento. Maria dos Anjos talvez teixeira alvares?

    ResponderExcluir
  7. Maria dos Anjos (Teixeira Álvares) gostaríamos muito de saber mais sobre a história da família, como a convivência da família do Pedro Ludovico foi nenhuma com o pai dele de mesmo nome do padre e neto dele, muito pouco sabemos, quase nada mesmo, só o que está em livros. Se souber, por favor, nos conte. Agradecemos.

    ResponderExcluir
  8. Abri um grupo de genealogia geneagoias@yahoo.com.br se alguém se interessar em participar é so enviar um email para ser adicionado.
    Maria Dulce

    ResponderExcluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.