QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

domingo, 24 de julho de 2011

DESPOLUIR O CENTRO de Goiânia

Despoluir o Centro há muito tempo desfigurado e abandonado é uma forma de restaurar a história da Capital goiana que embora seja ainda tão jovem, já está negligenciada. Não tiveram o cuidado de preservar sequer o conjunto "art decò" histórico. O bairro central de Goiânia sofre pelo desrespeito visual, sonoro e o pior, destroem a sua história dia a dia. Evidente que nunca se preocuparam em lesgislar sobre o assunto com o devido rigor. Seria muito fácil preservar o bairro que  representa a memória da cidade. Como disse Salma Saddi:  "é possível manter o movimento comercial numa urbe despoluída e minimamente formosa". Essa boa idéia da Superintendente do Iphan deve ser abraçada por todas as pessoas ligadas ao desenvolvimento de Goiânia, não se pode abandonar o Centro e permitir que aconteça em Goiânia o que já foi corrigido em grandes metrópolis como Nova Iorque que até os anos 90 teve o centro da cidade abandonado, empobrecido, marginalizado, ficando perigoso e impossível de ser frequentado.
Tem sido constantes as destruições das casas e praças no Setor Central, provocando um caos no setor, restam  inúmeros lotes abandonados, alguns transformados em estacionamentos sem nenhum critério, outros servem de refúgio aos sem tetos e  às vezes a bandidos. 
É inadimissível deixar repetir o passado que permitiu a demolição do Mercado Municipal, da Igreja Batista, da Santa Casa, dos Correios, do obelisco da Praça Cívica para nesses locais construir algo inadequado. Em uma cidade com espaço de sobra, não é necessário destruir o que existe para novas contruções. Erraram muito.  Revitalizar o Centro de Goiânia e a Praça Pedro Ludovico Teixeira são ações já agendadas pelo Governo de Marconi Perillo, iniciada com o Teatro Goiânia. É o resgate da história.
Salma Saddi, há tempos tem sido o "anjo protetor" do patrimônio histórico de Goiás, revitalizar o Centro de Goiânia é necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.