QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

EXPOSIÇÃO DE "RETRATOS DO IMPÉRIO E DO EXÍLIO" DA FAMÍLIA IMPERIAL BRASILEIRA

Como é bom entrar em um espaço organizado, ético e sem pagar nada poder visitar toda a área da sede do Instituto e as Exposições.
Hoje, domingo, 22 de maio de 2011, tive o privilégio de ir à exposição de  fotografias da Família Imperial Brasileira no Istituto Moreira Salles, no Rio de Janeiro, intitulada "Retratos do Império e do Exílio".
Logo na entrada temos um trecho que mostra a grandiosidade de D. Pedro, culto, inteligente e muito capaz ele era avançado e pretendia fazer o melhor para que o  Brasil fosse uma grande nação.
Em diversas vezes visitando exposições sobre a Família Imperial e também, lendo sobre D. Pedro II, vi e li coisas fantáticas realizadas pela Família Imperial Brasileira. Era uma família muito preparada e culta, e, como toda realeza, penso eu, com alegrias e tristezas relatadas em um livro denominado "Alegrias e tristezas".

Nesta exposição ao lado das fotos maravilhosas estão alguns textos narrando pensamentos de D. Pedro II, da Princesa Isabel e de outros membros da família.
D. Pedro II avesso às homenagens, declara ao Ministro do Império seu desejo: "Leio no Diário que se pretende fazer uma subscrição para elevar-me a uma estátua. O Ministro do Império conhece os meus sentimentos e desejo que declare o quanto antes à comissão de que fala o mesmo Diário, que se perpetue a lembrança do quanto confiei no Patriotismo dos Brasileiros para o desagravo completo da honra nacional e prestígio do nome Brasileiro, por modo que não me contraria na minha satisfação de servir a minha Pátria, unicamente por dever do coração, muito estimaria eu que só empregassem seus esforços na aquisição de dinheiro preciso para construção de edifícios apropriados ao ensino nas escolas primárias e o melhoramento do material de outros estabelecimentos de instrução pública. O Sr. e seus predecessores sabem como sempre tenho falado no sentido de cuidarmos seriamente da educação pública e nada me agradaria tanto como ver a nova era de pa firmada sobre o conceito da dignodade dos brasileiros, começar por um grande ato de iniciativa deles a bem da educação pública." Diário do Imperador D. Pedro II, 1840/1891.

Nada tão antigo e atualíssimo. Enquanto o Brasil não cuidar seriamente da educação dos brasileiros o cenário de pouco Patriotismo, descaso com o bem público, atendimento à saúde precário, e o pior, um ensino ruim, sem compromisso com o fato de educar para melhorar a nação brasileira, serão fatores presentes na vida do brasileiro.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.