QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A FÉ É EM DEUS, MAS OS FIÉIS PRECISAM DE UM BOM PADRE - ao Padre Luiz Augusto

Assim como a Igreja precisa dos fiéis - pois são eles que fazem a Igreja de Cristo - esses mesmos fiéis precisam de um bom pastor que seja ungido por Deus com a sabedoria do Espírito Santo para manter a união de todos para o nosso bem, de toda a Santa Igreja e do próximo. Se a Igreja não existe sem seus fiéis, para eles é necessário um sacerdote que seja um guia espiritual.
Se uma família necessita de um pai para guiar os seus filhos no caminho Cristão, ou seja, tem um pastor que guia seus filhos, assim é a Família Católica em especial a Família de uma Paróquia ela tem necessidade de ter o seu guia espiritual, o sacerdote deve conduzir os fiéis a Deus. A primeira grande responsabilidade do líder espiritual é a oração. Interceder pelos seus "filhos". Ele se preocupa com o bem estar espiritual dos fiéis da sua Igreja.
Um sacerdote (que seja realmente um bom sacerdote) ele é um guia, um orientador espiritual, um orientador familiar. Ele intercede pelos fiéis, se preocupa com a educação religiosa deles, se dedica à oração, ao ministério da Palavra e às obras assistenciais.
Se ele é bem preparado ele se torna um líder e as pessoas passam a procurá-lo não porque ele é um sacerdote qualquer, mas é um sacerdote especial, capaz, só é assim porque é um servo de Deus e como servo se preocupa em edificar a Igreja, não é ele que chama seus seguidores, quem procura esse sacerdote é porque ele transmite a Palavra de Deus com tamanha segurança cativando através de sua maneira segura, piedosa e equilibrada. Espontaneamente ele faz o seu sermão fluir com palavras sábias e de fácil entendimento. Não tem como não seguir um sacerdote que fala com tanta sabedoria. Coisa rara.
Ignorância é dizer que a fé é em Deus, não importa o padre. Importa sim, um bom sacerdote salva pessoas dos vícios, salva famílias, resgata pessoas afastadas da Igreja. Como ignorar isso? Se fosse assim, as Igrejas estariam todas lotadas de fiéis, mas somente as que têm um bom sacerdote conseguem celebrar para uma igreja cheia. A admiração a um sacerdote não é à toa. Somente um servo que ama a Deus sobre todas as coisas é capaz de transmitir a sua fé, é capaz de se doar aos seus semelhantes.
Infelizmente a maioria dos sacerdotes não é capaz de atuar com verdadeiro amor à sua vocação, muitos procuram satisfazer a si próprios - não são servos de Deus. Mas, se podemos escolher um padre que se doa, que tem como lema servir a Deus, este certamente terá uma multidão de seguidores para estar mais perto de Deus, mais em comunhão com o que Deus quer de seu povo. São suas atitudes e exemplos que conquistam as pessoas. A sua atuação caridosa é visível, todos podem participar e presenciar suas ações como visitar os doentes todas as semanas, ir à casa das pessoas necessitadas para dar uma benção, fazer atendimentos espirituais sempre quando é procurado. E mais, fazer o que é muito importante para que as pessoas tenham uma vida realmente cristã, as suas celebrações, normalmente com a Igreja lotada com mais de 3.000 pessoas em silêncio escutam o seu sermão, um real ensinamento para a vida que Deus quer de seu povo, incentiva e consegue que as pessoas sejam mais caridosas e participem com doações, dízimo e trabalhem em prol da Igreja e do próximo. Se há algo que nos aproxima de Deus é ter um guia que interceda por nós, cobre atitudes cristãs todos os dias, por isso Jesus morreu na cruz, para que seu povo entenda que "amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo" é mais do que ir a Igreja e rezar, é preciso, além disso, ter atitudes e ações caridosas com o próximo.
Deus é nosso pastor, mas o próprio Jesus pediu a Pedro "apascenta as minhas ovelhas". E, graças a esse pedido ainda existem alguns padres que se doam inteiramente ao sacerdócio, que se doam à sua vocação para a alegria e conforto das pessoas que procuram a Deus. A Deus toda honra e toda glória! Amém!

3 comentários:

  1. Excelente texto!
    Fico muito feliz em ver palavras bem posicionadas, Deus é maior e precisa da nossa conversão.
    Pe Luiz Augusto sempre soube apascentar suas ovelhas é por isto que por onde ele for muitos estarão com ele.
    Peço a Deus que outros padres se doem ao sacerdócio como o Pe Luiz faz, com isso tenho fé de que o mundo será bem melhor.
    Ass. Bastos

    ResponderExcluir
  2. Realmente, você tem toda razão em dizer que Padres temos, mas aqueles que fazem uma boa Homilia, que se preocupam em conquistar os fiéis, que se preocupam com "A FAMÍLIA" TEMOS DE SEGUI-LOS. Não estamos seguindo um homem, mas se posso ter Jesus num lugar onde recebo um ENSINAMENTO, é lá que eu vou. Dificuldades estamos tendo para ir lá, entretanto, cada dia aumenta mais o número de fiéis.
    Gostei muito dos seus textos. Parabéns. Deus a abençoe. Abraços,
    Cida

    ResponderExcluir
  3. Julio Cesar Ivo - Rio Verde-GO.
    Maria Dulce, parabéns pelo texto! Excelente e muito oportuno. Fico feliz de ver, participar, congregar (mesmo com o meu tempo limitado), fico feliz de fazer parte desse rebanho e que tem um líder, e esse líder é visível, é pele, é sentimento, é ensinamentos, é amigo, é fraterno, é ungido, é amor, é amor de Deus! Que Deus abençõe o Pe Luiz Augusto.
    Julio Cesar Ivo.

    ResponderExcluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.