QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

segunda-feira, 19 de março de 2012

PAIS E FILHOS - texto do PADRE LUIZ AUGUSTO


Pais e filhos,

Na verdade não sei nem como dizer, ou melhor, como traduzir em palavras o grande conflito que é, hoje, a relação pais e filhos. É algo muito mais grave e sério do que imaginamos, e que, por causa do caminho que estamos trilhando, interfere de maneira negativa na sociedade como um todo: violência, drogas, prostituição... 
Todos os dias escuto relatos desesperadores. Pais que não sabem mais o que fazer e, na verdade, precisam mesmo de um milagre para retomarem a autoridade sobre os filhos, porque foram sempre ausentes, omissos e permissivos. Ou porque também marido e mulher discordam sempre no momento de corrigir, de orientar os filhos. Mãe diz uma coisa e o pai diz outra, e até brigam por isso na frente dos filhos. Que absurdo é constatar que a maioria dos pais concorda com todas as reivindicações dos filhos e se privam de tudo para atendê-las.
Corrigir filho, cobrar seriedade nos estudos e no trabalho, solicitar a participação deles nos compromissos normais da família, sobretudo, no cuidado com a limpeza da casa e observância dos horários é chamá-los para briga. Mãe e pai, hoje, são reféns dos filhos, basta que estes batam os pés para conseguirem tudo com os pais.
Qual é o filho hoje que diz bênção, pai, bênção, mãe? Que diz, sim senhor, sim senhora? Estabeleceu-se uma relação de igualdade, de falsa democracia que é um verdadeiro desastre. Pais e filhos não são iguais e nem têm os mesmos direitos e deveres. 
O que escuto é filho dizer: “Se você me encostar a mão eu denuncio você”, intimidando os pais e tornando-os seus reféns. Há uma inversão de valores e papéis. Por exemplo, quem dita as normas em casa, na maioria das famílias, são os filhos. É trágico constatar que os filhos se apoiam na legislação em vigor para ameaçarem os pais. Quem diria que isso um dia fosse acontecer! Pais comandados e explorados pelos filhos.
A Palavra de Deus diz: “aquele que dá ensinamentos a seu filho será louvado por causa dele. Não lhe dê toda a liberdade na juventude, não feches os olhos às suas extravagâncias”. Eclesiástico 30.
É uma vergonha mesmo o que está acontecendo nas famílias! Falta amor, respeito, diálogo e, sobretudo, falta fé e temor a Deus. A falta de conhecimento da Palavra de Deus pelos pais e, consequentemente, a não evangelização dos filhos faz das nossas casas verdadeiros Jardins Zoológicos. Afinal de contas quem não reza vira bicho.
Pais e filhos somos todos nós que acreditamos na família como pedra fundamental para a edificação de um mundo novo. Portanto, escutemos a voz de Deus: “filhos, obedecei a vossos pais, porque isto é justo. Pais não exaspereis vossos filhos. Pelo contrário, criai-os na educação e doutrina do Senhor”.
É bom lembrar que o que vivem ou não vivem os pais é, geralmente, o que aprendem ou não aprendem os filhos.

Pe. Luiz Augusto

Um comentário:

  1. Pe. Luiz, o senhor conhece como ninguem a situacao que andam nossas familias, e nao e por falta do senhor abordar o assunto, chamar nossa atencao para a necessidade de mudarmos de atitude, com sua sensibilidade extraordinaria e o seu carinho para com todos, ouvimos as suas orientacoes, mas infelismente sao poucos que as consegue colocar em pratica. Como o senhor mesmo diz precisamos rezar mais, deixar de sermos cristaos mais ou menos, e assumirmos a nossa fraqueza buscando a ajuda de Deus.
    Tenho sentido tanta falta de suas missas no decorrer da semana na Paroquia Sagrada Familia, que e proxima de casa, onde continuamos a frequentar durante a semana, mas nao tenho sentido o mesmo fervor nas oracoes, o meu coracao nao tem saido tranquilizado, sereno como antes. Que pena!; mas temos que nos submeter a vontade de Deus, e ele com certeza tem algo maravilhoso para nos, e sinto que estamos cada vez mais proximos de alcancar a nossa vitoria atravez da oracao. Nao desanime, estamos com o senhor.

    ResponderExcluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.