QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

segunda-feira, 4 de junho de 2012

O QUE MAIS PODEM QUERER, SE EM TUDO ESTA A FÉ, A VIRTUDE, O CONHECIMENTO, A TEMPERANÇA, A PACIÊNCIA, A PIEDADE, A FRATERNIDADE E O AMOR.


     Missa das 10 horas no domingo - foto de Bruno Karin


Apesar das dificuldades milhares de pessoas continuam indo aos domingos lá, no bairro Expansul, município de Aparecida de Goiânia, para as missas na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Poderíamos então dizer que agora no Rincão, quase pronto, os fiéis se sentem melhor, é verdade, porém, está longe de ser o ideal, contudo não é isso que determina a ida das pessoas para lá, ali eles estão indo para participar das celebrações da Santa Missa e de outras atividades que são dirigidas pelo Padre Luiz, que para todos está claro que essa é a sua missão agora. São pessoas perseverantes, embora percebam que estão sendo testados em todas as situações, aliás, têm sido assim, há mais de um ano e nada tem sido facilitado. As perseguições são estratégias para minar os esforços dessa gente? Todo o fardo imposto – distância, desconforto, exigências, proibições – tudo foi aceito em nome da obediência e tem sido superado com a proteção de Deus, embora estejam sempre apreensivos, porque, de repente, surge um fato novo que pune a todos.
Enquanto o Padre Luiz se mantém ocupadíssimo na prática do bem, realizando a sua missão, sistematicamente, ele tem sido desrespeitado e humilhado por colegas e por quem deveria zelar pelas pessoas da Igreja – o Bispo. Perguntem a Dom Washington e a Dom Waldemar, quando estiveram com os católicos que rezam com o Padre Luiz Augusto pela última vez? Perguntem se eles já participaram de algum evento dessa Comunidade. Ora, esses católicos são os mesmos que sempre colaboraram e colaboram, como qualquer bom católico, para que a Igreja possa realizar as suas obras, são os mesmos que ajudaram a edificar patrimônios para a Igreja, são os mesmos que, apesar de toda a discriminação, continuam com a fé inquebrantável, unidos ao dinâmico evangelizador, pastor e mestre Padre Luiz Augusto, são conduzidos para a prática do bem. A fé viva em seus corações os anima a reiniciar quantas vezes for necessário, pois, essa foi uma escolha espontânea de cada um dos que ali estão.
Dom Washington, pastor da Arquidiocese, será que delegar a Dom Waldemar todas as ações para determinar o agir, o pensar e etc ao Padre Luiz, foi correto? Será que Dom Waldemar age imparcialmente quando decide qual a melhor paróquia para um sacerdote? Ou quando analisa as conversas e condutas de sacerdotes das outras paróquias, inclusive as de seu sucessor na Sagrada Família?  Ou, ainda, parece que foi armada uma encenação com as diversas transferências ocorridas, simultaneamente, à transferência do Padre Luiz, qual era o intuito? Calar a sociedade católica, justificando assim que era normal transferir sacerdotes como fizeram com o Padre Luiz? Já fizeram duas transferências com o Padre Luiz e como se explica o retorno de alguns padres às paróquias de origem, como aconteceu com o Padre Rodrigo, o Padre César e outros?
Os esforços para cumprir as determinações que emanam da direção de Dom Waldemar, com o aval de Dom Washington, têm sido enormes, será que reconhecem? Talvez uma visita ao local para ver de perto como é a realidade ali, seja útil, entenderiam que há necessidade de valorizar essas pessoas, deixar que o Rincão, que mais uma vez foi construído em tempo recorde, seja um novo local de missas para milhares de católicos. Hoje, as pessoas estão apreensivas, não podem expor a alegria, porque quem conhece a história do Padre Luiz Augusto sabe que as duas primeiras punições aconteceram assim que ele concluiu as construções da Paróquia Sagrada Família e do Rincão da Comunidade Atos. Para bom entendedor, meia palavra basta. Ou será que por isso, usam, em tom de crítica, denominar aos que são chamados de “adoradores” do Padre Luiz como construtores de patrimônio, da melhor qualidade, para a Igreja? E, assim, concluídas as construções são determinados e obrigados a abandoná-las cumprindo ordens de quem manda – do Bispo Dom Waldemar, sem direito a argumentação. Ou, pensam que esses mesmos “adoradores”, que a Arquidiocese não tem o mínimo apreço por eles e os ignora, têm sido usados para pagar contas da Igreja, até então estavam de acordo, porque é por amor e dedicação ao próximo que fazem, mas, pagar contas oriundas de desacertos de má gestão, geradas por incompetência de terceiros, tenham paciência e respeitem a essas pessoas. Então querem dizer que a Paróquia da Sagrada Família é da Arquidiocese, mas as contas de lá continuarão sendo do Padre Luiz? Porque, estão exigindo que o Padre Luiz assuma compromissos com a Arquidiocese, acarretando a paralisação da obra? Ora, têm ótima percepção os chamados “perseguidores de padre”, entendem bem o que tem acontecido e está acontecendo. Padre Luiz vive em sua simplicidade, até o que todos recebem como ajuda de custo, ele deixou de receber da Igreja há mais de treze anos.
É verdade, é preciso respeitar as hierarquias, é uma questão de ordem para o sucesso de qualquer empreendimento. A obediência é óbvia, mas isso não quer dizer que o subordinado deva ser submisso aos caprichos do chefe. É comum pessoas do clero repetirem essa frase com tom de orgulho sempre que querem forçar alguma coisa: “é melhor errar com a Igreja, do que acertar sem ela”, Santo Agostinho ficaria indignado de ver suas palavras tão mal empregadas. Não, não é, o correto e o melhor, é claro, é acertar não só com a Igreja, mas, pautar a vida fazendo corretamente tudo, principalmente, quem comanda. A obediência emana de uma autoridade sábia, respeitosa, que não humilha os subordinados, esse é o sentido da obediência, e não essa enxurrada de ordens que mostram, claramente, um descontrole emocional, onde transparecem vários dos pecados capitais condenados pela própria Igreja, inveja, ódio, cobiça, difamação e outros, que destroem qualquer sinal de liderança sadia. Fica parecendo que a direção da Arquidiocese estava em transe quando decidiu as providências que emanam de lá, isso mina completamente a confiança de seus subordinados (os católicos “adoradores”), criando uma casta de puxa sacos que querem se dar bem a qualquer custo, a custo da subserviência, do aplauso fácil e do fuxico. Algumas vezes negando o óbvio, insuflando padre contra padre, plantando a discórdia e a desconfiança entre pessoas que deviam espelhar seus comportamentos em Jesus Cristo.
Ainda se lembram da frase do para choque do caminhão que dizia “enganar as pessoas é fácil, duro vai ser explicar a Deus”? E, de Lúcifer? Ele era um anjo do Senhor e se tornou o rei do inferno e ele certamente está andando pelo mundo para perder as almas e esperando por cada um que não cumpre a sua obrigação diante do que Deus nos pede. 



4 comentários:

  1. Comentários postados no facebook por Soraya Sebba Chater, Eduardo de Souza e Maria de Lourdes Oliveira - em 06 de junho de 2012

    Soraya Sebba Chater E o pior disso tudo é que eles ainda acreditam na sua própria verdade! Acham que estão corretos! Mas eu queria muito ver se esses "grandes" sacerdotes conseguem viver com o pouco que vive o padre Luiz e fazer o tanto que ele faz com esse pouco. As riquezas da igreja deveriam ser para o bem do próximo e não para a satisfação pessoal. Querem dar ao Padre Luiz o ônus mas não o bônus! Ele (e nem nós) não temos culpa se o "novo governo" não consegue pagar suas dividas. O padre Luiz sempre cumpriu os deveres das paroquias por onde esteve. "Quem pariu Mateus que o embale"
    Soraya Sebba Chater E sabe o que mais? Deveríamos começar a questionar pra onde vai tanto dinheiro que a arquidiocese recebe!! Vamos começar a fotografar as misérias das capelinhas de responsabilidade da Arquidiocese e questionar o por que que muitas não tem nem muros, nem portas, nem bancos... E o pior.... NEM PADRES!!!

    Eduardo de Souza Parabéns pelo texto. É como diz a canção: E se quiser saber / Pra onde eu vou / Pra onde tenha Sol / É pra lá que eu vou!

    Maria De Lourdes Oliveira A lamparina foi feita para ficar em cima da mesa.Como venho acompanhando as dificuldades para o Arcebispo receber relato:Minha filha residiu no edificio que padre Pereira tambem residia ate pouco tempo,suas irmãs continuam e ele e outra irmã residem na mesma rua-Jardim Goias.Arcebispo realizava ou realiza missa dominicais referido apartamento.Uma moradora encontra-se com ele que perguntou:Não a vejo em nossas missas aqui,ela jovem casada respondeu: Depois que conheci Padre luiz Augusto com sua riqueza de vida homilia e obras,pois em Goiania não temos outro,estou todos os domingos em Aparecida.Encontro-me assustada como o SR vem conduzindo a igreja,elevador parou ele desceu.Fiquei feliz,ouvir de um casal jovem e firmes na fé,que vem sido regada tenho certeza dara bons frutos.Permitiram que o Espirito Santo falasse ....assim chegaremos lá espero entender.PAZ! e Bem

    ResponderExcluir
  2. Comentários publicados no facebook na página Estamos com você Pe Luiz:

    Leandro Henrique MUITO BEM COLOCADO ESTAS PALAVRAS, ISSO E BOM PARA QUE O POVO CATOLICO VEJA O QNTO O Dom Washington e a Dom Waldemar, ESTAO FAZENDO DE TUDO PARA REBAIXAR E HUMILHAR O PADRE LUIZ. EU FICO SEM SABER QNTO INTERESSE A IGREJA TEM NA ARECADAÇAO DA IGREJA ONDE O PADRE LUIZ ESTA.

    Sysneia Kneubl Corá Tem muitos padres enganadores por ai, e os que são mais decentes como o Padre Luiz são humilhados, mas ele não deve dar ouvidos a isso, pq A Deus ninguém engana, e Deus conhece o coração e as intenções dele.Como aquele nome famoso de um fi...Ver mais
    Edna França Até quando essa loucura continuará? O que mais eles querem meu Deus?

    Regina Marques É muito triste tudo isto. Quando a gente pensa que tudo vai ficar bem, que tudo seguirá seu curso normal, nos deparamos com mais e mais pedras no caminho. Vamos rezar gente!

    Carlos Antonio Siqueira Padre Luís, as dificuldades servem para nos amadurecer e também para nosso crescimento e tenho certeza de que vc vai passar por todas elas...estamos com vc.

    ResponderExcluir
  3. Postou no facebook Gilmar Silva Dias Texto maravilhoso. Infelizmente, tudo isso é contrário ao que é dito em todas as missas. É preciso não só pregar a palavra de Cristo, mas essencialmente PRATICÁ-LAS. Que Deus converta aqueles que não as praticam.

    ResponderExcluir
  4. Vanete Abreu, postou no facebook: ‎Maria Dulce Loyola Teixeira! Eu assino em baixo!

    ResponderExcluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.