QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

MUDANÇAS NO CLERO SOBRE O PADRE LUIZ AUGUSTO, VAMOS ORAR E AGIR

O texto do advogado Arthur Rios que saiu no jornal "O Popular" do dia 11.05.2011, Mudanças no Clero, é uma explicação do "porque" das mudanças dos sacerdotes pela Arquidiocese, embora o único sacerdote citado pelo nome tenha sido o Padre Luiz Augusto. Ora se ele se despediu da Paróquia no domingo dia 8 de maio, porque ainda tocar neste assunto cuja determinação foi cumprida? A mudança já é fato consumado. Antes dela acontecer poderia ter sido a explicação que  teria evitado o sofrimento dos seis mil e quinhentos paroquianos angustiados que se manifestaram em passeata contra a mudança do padre Luiz Augusto. Longe de ser pessoas iradas e muito menos que se manifestaram de forma rude ou desrespeitosa contra a Arquidiocese. Fizeram em oração todo o curso da passeata. As famílias - pai, mãe, filhos, muitas crianças - acreditavam que sensibilizariam se reunindo dessa maneira. Não se pode dizer que tantos se acometeram de alguma doença coletiva, era tão somente a insegurança de não poder imaginar como ficaria a sua paróquia sem o pároco de tantos anos, este sentimento é mais do que normal, quando este sacerdote é um excelente evangelizador e administrador como era o Padre Luiz Augusto e por esse seu desempenho era tão querido. Muitos dos manifestantes que estavam na passeata, hoje continuam paroquianos da Sagrada Família, pois a Igreja faz parte da Vila Canaã e pertence aos paroquianos que a construiram com a ajuda do Padre Luiz .

Escreveu ainda: "Seguindo as necessidades pastorais do crescimento e fortalecimento da Igreja, os bispos fazem mudanças em relação ao clero e às comunidades..." " Mudar é preciso quando o sentimento de mudança traz renovação e aprimoramento... Temos que ter um felling (temos que sentir = nota MD) que a mudança é necessária pois caso contrário a disposição de mudança por mudança pode ser erodida"

Se uma mudança pode provocar um erosão há de se ter o zelo e a certeza de que está sendo feito o melhor para a entidade, no caso a Igreja Católica, e, neste caso específico o melhor para a comunidade da Vila Canaã e para os paroquianos que frequentam a Paróquia Sagrada Família.  

"Mudar é sentir que os sacerdotes possam melhorar o trabalho pastoral, evitando o esfalfamento ou enfraquecimento, contribuindo para um serviço que não cessa nunca, o de servir a Deus e ao próximo, mas também aos fiéis que amam ao Pastor. Para mudar é importante que se ouça a comunidade da qual se tira o Padre e aquela que se quer levar o padre. 
Os padres são seres humanos. Possuem corpo e espírito, como qualquer um de nós, assim, a Igreja os trata, securlamente, sem o paroxismo (sem ser rude ou estar irritado. Nota MD) ou a exaltação que pode fazer perder a razão e a lógica.
A mudança que se anuncia é precedida de uma carta "Mudar é preciso", firmada por sua Exma. Revma. D. Washington Cruz, arcebispo metropolitano de Goiânia, que faz defesa das remoções, com os seguintes pontos, por si vaticinados: o dinamismo missionário é essencial ao serviço prestado pelos padres às comunidade. É uma necessidade de oxigenação e crescimento na fidelidade do Evangelho. As acomodações naturais exigem que de vez em quando se faça uma movimentação dentro do clero e se ofereçam a novas oportunidades de trabalho, na essencial prática do desapego e na experiência do recomeço esperançoso.
Continuando pede que os valores de respeito, paciência, sacrifício, bom senso e coragem de enfrentar desafios estejam  sempre presentes, pois o serviço pastoral é livre e desinteressado. Faz uma distinção entre paróquias mais carentes e mais necessitadas, que devem ser destinadas aos mais jovens. Para os sacerdotes mais idosos a tranferência é um novo desafio de vida e de maior crescimento. Corretíssimas as respeitosas palavras.

Felizmente, o Padre Luiz corresponde mesmo a esta descrição acima, apesar da idade, 51 anos, ainda é jovem, tem vontade e garra para trabalhar. A Comunidade Atos ganha um administrador e um sacerdote dinâmico que só trará benefícios para o lugar. Esta á a diferença dos líderes, aonde estão, saem da mediocridade e sua obra sobressai, fica conhecida,  por ser diferenciada, bem executada e dirigida, uma prática normal para quem é assim.
Sem  necessidade de ficar tecendo comparações, já que somos Cristão - não cabe outra atitude - a Comunidade Atos recebe de agora em diante o trabalho e a ação de centenas de pessoas que admiram e querem ajudar a Igreja Católica a crescer, nada melhor que seguir um líder que une oração e ação.  
Terminando seu texto estava escrito:

"Que tudo se encaminha para o bom senso, para a comunidade que se afeiçoou com o sacerdote, diante de eriçadas dificuldades de mudança, ainda que mais existem serviços queridos levados a efeito pelo pároco, que podem ser tidos como anódinos (sem importância. Nota MD) pelo padre substituto, pois cada um pensa por si.
Uma certerza fica no ar, pois tanto o piedoso e emérito arcebispo d. Washington Cruz, o digno padre Luiz Augusto, e, os fiéis da Vila Canaã,  são cristãos caridosos, sábios, pacientes e de fé, assim o imbróglio (confusão. Nota MD)  deverá ter uma feliz solução..."

A vida nova de sacerdócio do Padre Luiz já está definida e ele a vive plenamente, ele está muito feliz e passa este entusiasmo para todas as pessoas.
Como cristãos almejamos o mesmo que está no final do texto: "que tenhamos as alvíssaras da paz idílica na comunidade". Sim, a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja entre nós, o objetivo é orar e fazer caridade - as pessoas que procuram o Padre Luiz Augusto, procuram não por fanatismo ou qualquer coisa que queiram denominá-las, são somente pessoas ávidas por trabalhar pela Igreja, são pessoas que querem escutar os sermões e entender o que está sendo falado, o Padre Luiz Augusto tem esse cuidado de explicar muito bem as passagens bíblicas, a alma revigora depois que se participa de uma Missa celebrada por ele.
A Comunidade Atos está agora incorporada à vida de muitos que fizeram a passeata, não era protesto, era um pedido de graça, a graça veio para esse lugar, mas é de Deus, vamos agradecer e seguir adiante com fé e em Paz.
Não cabe mais ficar tecendo comentários denominando se fulano é mais ou menos que o outro, é fato consumado,  vamos orar e agir, Deus se encaminha de nos guiar. A Arquidiocese determinou e está sendo cumprido, todos já estão em suas funções e Deus protegerá a todos.
Se algum comentário for feito faça sobre a evangelização, sobre as obras.
Amém!


PS: De agora em diante só postarei os comentários produtivos e cristãos sobre a Atos e Padre Luiz Augusto, agradeço aos que colaboram.

5 comentários:

  1. Parabéns pelos comentários sobre o artigo "Mudanças no Clero" de Arthur Rios. Foram oportunos. A Igreja Católica é santa e pecadora. Santa, porque veio de Deus. Pecadora, porque fazemos parte dela. O tempo dirá se essa decisão foi correta.

    ResponderExcluir
  2. Sim, as mudanças no Clero são de acordo com as necessidades pastorais!
    O trabalho do Pe Luiz é tão profundo, que precisa ser implantado em outras terras!

    E, ainda aguardem, pois ele irá para muito longe, mas não para o vosso mal, mas para o bem daqueles irmãos, que precisam!

    Será frutuoso esse novo trabalho, em terras distantes e desconhecidas ainda!

    E todos entenderão o quanto a Igreja tomou a decisão correta desde já!

    ResponderExcluir
  3. Maria do Carmo, Acho que a igreja não tomou a decisão correta, pois o padre Luiz estava a todo vapor trabalhava pelo bem da comunidade de todos os bairos de Goiânia e cidades vizinhas, agora tem que começar do zero e fica dificil seguir com seus projetos, mas ele serve ao Deus do impossivel então chegará ao seu objetivo com a ajuda dos fiéis com certeza e a graça de Deus. Amem!

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente , comentários que possam engrandecer , somar e unir os que querem ajudar e participar desse novo momento !

    Deus não age sem um grande propósito ...

    ana claúdia pacheco

    ResponderExcluir
  5. É pena que tudo isso seja politicagem, pois no dia 28 de outubro o Padre Luiz foi proibido de celebrar missas, casamentos, batizados e outros atributos de um Padre, pois ele bateu de frente com o prefeito de Aparecida de Goiania - Maguito Vilela. Pelo jeito a Igreja Católica continua a mesma desde os tempos passados, pensando apenas em seu proprio beneficio e não dos cristãos. Sou católica graças a Deus mais esse bispo de Goiânia é um mercenário que é comandado pelos politicos locais e das regiões metropolitanas. Será que o Papa sabe disso? Acho melhor fazer esta manifestação no site de Roma... quem sabe...

    ResponderExcluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.