QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

SAGRADA FAMÍLIA, A IGREJA QUE EVANGELIZA ENSINA E MOTIVA.

VANDERLAN DOMINGOS


SAGRADA FAMÍLIA, A IGREJA QUE EVANGELIZA ENSINA E MOTIVA.

Enquanto a lua seguia sua rota liguei o computador e abri o blog de Maria Dulce Loyola Teixeira, nora do ex-governador Mauro Borges Teixeira, intitulado: “FAMILIAS PIONEIRAS DE GOIÁS”. Os textos atuais, em sua maioria, comentavam sobre a permanência do Padre Luiz Augusto na Paróquia Sagrada Família. Ao manusear o mouse sobre os artigos ali descritos, além do meu e os dela, encontrei outros comentários, testemunhos e manifestos de outras pessoas a favor da permanência do padre Luiz. O meu coração pulsou de alegria, pois constatei que milhares de pessoas tinham o mesmo pensamento. Cada texto que lia era um bálsamo para o meu coração e fortalecia a nossa comunidade que se tornou grande graças a esse ícone cristão, benfeitor espiritual, um genuíno missionário, moderno, sério, caridoso, amoroso, um homem simples que evangeliza, motiva seus fiéis e que, mesmo sem rede ou anzóis, através de suas orações, consegue curar, ensinar o evangelho, mostrar o caminho da luz, da caridade, do amor ao próximo e tirar muita gente do “fundo do poço”.

Li vários artigos. Minha mente foi reprisando cenas de um passado e a cada texto bíblico ou manifestações lá descritas, faziam-me recordar de um povo sofrido caminhando junto com Jesus sobre a terra de Palestina. Suas cidades e templos construídos se tornaram ruínas e hoje, aquelas cenas bíblicas passadas nas telas da TV, pode-se compreender o porquê do surgimento da igreja e entender a sua importância para a humanidade e junto com ela, a primeira legislação do povo de Deus. Em Êxodo 20;22-24, Javé(Deus) disse a Moisés: “Diga aos filhos de Israel: Vocês viram que eu lhes falei lá do céu. Não me coloquem no meio de deuses de prata, nem façam para vocês deuses de ouro. Faça para mim um altar de terra, para oferecer sobre eles seus holocaustos, sacrifícios da comunhão, ovelhas e bois. Nos lugares onde eu quiser lembrar o meu nome, virei a você e o abençoarei. Se você construir um altar de pedra para mim não o faça com pedras lavradas, porque vocês estariam profanando a pedra com cinzel. Não suba por escadas até o meu altar, para que sua nudez não apareça”. Deus, através dessa parábola quis dizer que qualquer culto deve ser mantido em nível popular, motivador, sem o luxo dos grandes templos.

As imagens guardadas com carinho em minha memória, em certos momentos retornavam, mostrando Jesus e sua vivência num passado distante enquanto outras de menos importância iam se apagando na região recôndita do meu cérebro. Num daqueles flashes apareceu Jesus pregando no Monte das Oliveiras e depois, subiu aos céus e coberto por uma nuvem branca desapareceu no infinito. Os apóstolos, ungidos pelo espírito santo, voltaram a Jerusalém, mas, aquele local ficou considerado como a primeira comunidade de Jesus, pois eram através deles que os seus ensinamen-tos seriam levados às terras distantes, para que suas palavras se perpetuassem para sempre.

A Igreja é o povo de Deus. Uma comunidade formada por cristãos, pessoas fiéis ligadas pela mesma fé. Assim podemos vislumbrar nestas pequenas frases que se trata de uma definição surpreendentemente correta, vindo de uma fonte secular abastecida e almejada por Deus e seu filho Jesus. Por isso, desde os tempos remotos quando pensamos em povo podemos afirmar que estamos dizendo igreja e não obstante tenha estabelecido uma linha de raciocínio em relação a ela, muitas coisas aconteceram durante esses milênios. Ao invés de uma igreja que Jesus estabeleceu, há uma grande variedade delas esparramadas pelo mundo. Enquanto existem algumas semelhantes entre esses grupos religiosos, as diferenças entre elas são surpreendentes. Elas têm diferentes formas de organização, missões diferentes e formas diferentes de louvor. As doutrinas que são ensinadas por todas as igrejas podem variar muito e há conflito óbvio entre o que uma ensina e o que outra ensina, e é o que vem acontecendo em relação à Paróquia Sagrada Família. Quanto aos nomes diferentes usados pelos grupos religiosos servem apenas para enfatizarem as suas diferenças.

VANDERLAN DOMINGOS DE SOUZA é advogado, escritor, ambientalista. É Presidente da Visão Ambiental e diretor da UBE - União Brasileira dos Escritores. Email: vdelon@hotmail.com e vanderlan.48@gmail.com

4 comentários:

  1. Saiu no Diário Oficial do Estado: a Goiás Turismo arcou com R$ 135 mil para o pagamento dos cachês dos atores que participaram da encenação da Paixão de Cristo, promovida pela paróquia Sagrada Família, na Semana Santa. Só o cachê da atriz Ingra Liberato, que interpretou Maria Madalena no espetáculo, ficou em R$ 15 mil.

    Fonte: O POPULAR - 04/05/2011

    ResponderExcluir
  2. A IGREJA É O POVO DE DEUS, ÓTIMO COMENTÁRIO, FOI MUITO FELIZ ESSE ADVOGADO, PESSOAS ASSIM AJUDAM E INCENTIVAM A NÃO PARARMOS, O PADRE LUIZ É UM MENSAGEIRO E TANTO NÃO PODEMOS PARAR TEMOS QUE LUTAR... COMO DIZ O IRMÃO MAIS UMA VEZ A IGREJA É DO POVO DE DEUS E MESMO QUE ELE SAIA DEVEMOS LUTAR PELA PERMANENCIA, QUANTOS MÉDICOS JÁ SAIRAM PORQUE ELE ERA O INCENTIVO, O MÉDICO QUE MINHA IRMÃ CUIDA JÁ FOI EMBORA MEU DEUS NOS AJUDE, JÁ TEMOS SINAIS CONCRETOS DE SITUAÇÕES PARADAS NAQUELA PARÓQUIA, PORQUE O PADRE ERA O INCENTIVO, É O INCENTIVO, VAMOS FALAR PARA O MUNDO, POR FAVOR MARIA DULCE NÃO PARE, VAMOS CONTINUAR, VC É PARENTE DE GENTE IMPORTANTE, VAMOS AJUDAR......

    ResponderExcluir
  3. Lendo esse artigo me emocionei quando falava da pessoa do padre Luiz realmente sempre lutou como um servo de Deus muitas vezes como foi dito sem rede ou anzois mais com muita amor,dedicação e fé. Não tenho dúvida que a missão dele não terminou pelo contrário fortificou, vamos continuar apoiando nesta nova tarefa. O amor vence e Deus é amor.

    ResponderExcluir
  4. NOSSA QUE ÓTIMO QUE SAIU NO JORNAL O POPULAR. SÓ O PADRE LUIZ AUGUSTO PARA CONSEGUIR ESSE VALOR PARA O POVO VIVENCIAR. ISTO É O QUE DESPERTA MAIS AINDA A INVEJA DOS OUTROS. GRAÇAX A DEUS PUDEMOS PRESENCIAR UM MARAVILHOS ESPETACULO. PARABÉSN MAIS UMA VEZ AO PADRE LUIZ AUGUSTO.

    ResponderExcluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.