QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

CLENON DE BARROS LOYOLA - O PONTO DE EQUILÍBRIO



Parte do texto do discurso de Lícinio Barbosa em homenagem a Clenon de Barros Loyola:

"No seu suscinto depoimento para a posteridade a que chamou Memórias Pedro Ludovico Teixeira, com a objetividade que lhe era peculiar, assim se manifesta nas páginas 44 e 45 de sua obra: " O Dr. Ignácio Bento de Loyola foi um dos meus melhores auxiliares, quer como Secretário-Geral, quer em outras funções. Aliás, foi um dos esforçados combatentes para a queda do governo deposto pela Revolução de 1930, sempre intransigente nos seus pontos de vista. Na parte intelectual e material do meu governno, colaboraram demasiadamente, infatigavelmente, os jovens Celso Hermínio Teixeira, José Ludovico de Almeida, Venerando de Freitas Borges, Vasco dos Reis Gonçalves, Ignácio Bento de Loyola e mais umas poucas dezenas de talentosos juristas, entre eles Colemar Natal e Silva que tinham em "A Voz do Povo" uma tribuna jornalística de ressonância espetacular."
Continua Licínio: Ignácio Bento de Loyola formou ao lado dos desembargadores, que se insurgiram contra a deslavada corrupção que campeava nas hotes de Totó Caiado, o legendário senador Antônio Caiado, que do Rio de Janeiro comandava a política em terra dos goiases.
A insurreição dos bravos desembargadores passou à história como a questão judiciária...
Eis porque, vitoriosa a Revolução de 1930, a junta governativa constituída, por decisão do governo provisório federal, a 29 de outubro de 1930, dentre seus 11 membros se destacava Ignácio Bento de Loyola, sob a égide de Pedro Ludovico Teixeira, este três semanas depois nomeado Interventor.

É dessa estirpe de homens que descende Clenon de Barros Loyola.

Clenon nasceu em 25 de agosto de 1920, faleceu em 1 de setembro dee 1988. formou-se em Direito em 1947.
Continuando sua homenagem o Professor Licínio conclui assim o seu discurso: " Patriarca de melhor estirpe, Clenon deixa do feliz consórcio com Da. Suely Taveira Loyola, uma descendência notável: Clenon Filho, que teve com Flávia os filhos Bárbara, Clenon Neto e Camila; Maria Dulce que com Ubiratan (filho de Mauro e neto de Pedro Ludovico) teve, igualmente, três rebentos: Rafael, Bruno e Hugo; Celso teve com Marilene as filhas Mariana, Carolina e Fernanda (* Nota de Maria Dulce: teve com Leidiane, uma filha Ana Luiza) ; Eduardo que teve com Télvia os filhos Juliana, Felipe e Eduardo Filho ((* Nota de Maria Dulce: teve Paula com Simone), e o jovem Ronaldo, ainda solteiro (* Nota de Maria Dulce: teve com Maria Aparecida duas filhas Larissa e Gabriela, hoje é casado com Ana Karla).
Diz, ainda, Professor Licínio:
"Pelos mistérios do destino, a descendência de Ignácio e Clenon continua visceralmente ligada à de Pedro Ludovico. Gigantes da mesma estatura!"
(* Nota de Maria Dulce: a descendência a que se refere são os filhos de Maria Dulce com Ubiratan que são bisnetos tanto de Ignácio Bento Loyola e de Pedro Ludovico Teixeira.,)
Referência: cópia de parte do discurso do Professor Licínio Barbosa em Homenagem a Clenon de Barros Loyola - Revista da Faculdade de Ddireito da UFG - Goiânia 1991

Nota posterior ao escrito, atualizando os dados:
Alguns netos se casaram e nasceram os bisnetos:
Bárbara casou com Cristiano Dayrell, tem: Caio, Laís e Thomas
Camila casou com Hugo Frota Neto, tem: Caetano

Rafael casou com Tatiana Gomes Carvalho, tem: João Caetano
Hugo casou com Uga Marques da Silva, tem: Theo

Mariana casou com Gustavo Borges, tem: Felipe e Mariah
Carolina casou com Joster Lobo, tem: João Vitor
Fernanda casou com Leonardo Oliveira, tem: Gabriel

Felipe tem uma filha: Luna
Eduardo Filho com Ariane Guimarães, tem: Aaron


MARIA DULCE LOYOLA TEIXEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.