QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

O que é genealogia

o culto da tradição não significa estagnação nem retrocesso, esta na índole das academias, porque o tradicionalismo forma a trama desse complexo de sentimentos, evocações, recordações dos nossos antepassados, costumes, lendas e glórias comuns, que constitui uma das vibrações espirituais da pátria. Impelidos por essa fôrça da tradição, que nos leva a olhar sempre o passado, como se presente fosse, é que rendemos homenagens aos homens e às obras que deram lustre ao pensamento".
de Carlos Igarguren, - da Academia Argentina de Letras.
Livro de Jarbas Jayme - Do Passado ao Presente - Ensaios Genalógicos - 1952


Lendo este texto parece que são frases elaboradas para justificar o interesse das pessoas pelo o estudo da genealogia. Sim, pretende explicar, resumidamente, que genealogia, não se limita em saber de onde vieram os sobrenomes das famílias, mas de onde vieram seus antepassados, como vieram, em que parte da história do mundo está inserida a sua família, em que se destacaram as pessoas daquela época, como se alimentavam, qual era o costume da época, como se locomoviam de um lugar para o outr; a maioria das pessoas dos novos continentes constituiram famílias se misturando com nativos, escravos ou pessoas de outros países. Em genealogia descobrem-se como viveram as pessoas que nos antecederam e de onde vieram. Este é o objetivo principal, pode parecer uma perda de tempo e até poderia ser, se focassemos somente nos nomes, mas enquanto se pesquisa para chegar ao objetivo, vamos passeando através dos livros por lugares históricos, por batalhas, guerras e tantos acontecimentos que constituem matéria de estudo nas grades das escolas. A pesquisa genealógica focaliza, primeiramente, as buscas na história do país, nas descobertas científicas, nos estudos geográficos do país aonde os antecedentes viveram. A partir daí direciona para outro país indicado, de onde vieram os antepassados, que certamente, vieram para desbravar ou simplesmente habitar o mundo novo, morar nas terras "descobertas" pelos navegantes do velho mundo. Então, o pesquisador atravessa o oceano para procurar nos arquivos históricos de países mais antigos, o início de sua estória de família, muito ou quase tudo através da rede de informações hoje à disposição na Internet.
Talvez, por ser tão minucioso, com tantos detalhes históricos importantes e complicados, poucas pessoas têm paciência e se interessam por genealogia. Reverenciar e cultivar a memória de seus antepassados é render homenagens aos homens e mulheres de coragem, os reais desbravadores do nosso Brasil, aqui ficaram e constituiram famílias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.