QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

COMO EXPLICAR O DESTINO II

Foto da Junta Provisória: número 2 - Pedro Ludovico (sentado),
em pé - n. 7: Ignácio Bento de Loyola e
Sentado n.4: Mário de Alencastro Caiado


Era o ano de 1966, férias de verão, eu passava férias no Rio de Janeiro. Copacabana era ainda, uma praia normal, sem o aterro. Os goianos se reuniam ali, em frente ao Luxor Hotel. Foi assim que meu marido Ubiratan notou que eu existia e começou a me paquerar. Fora de Goiânia, embora nós morássemos a uma quadra um do outro, nunca nos encontramos em Goiânia.

Não vou contar o meu romance, é só a introdução, para mostrar com Deus nos encaminha. Pois, como disse o Professor Licínio Barbosa, no texto deste blog que fala em Clenon, nos continuamos a amizade antiga de Pedro e Inácio.

Na foto acima, de 1930, estão os homens de primeira linha que derrubaram o governo goiano da época e foram nomeados para governar o Estado de Goiás. Na primeira fila, sentado, está Pedro Ludovico Teixeira, avô do Ubiratan, pai de Mauro Borges Teixeira, atrás dele em pé esta Ignácio Bento de Loyola, avô de Maria Dulce e pai de Clenon de Barros Loyola.

Era 1930, o momento era de tensão política em Goiás, queriam derrubar o Governo. Sendo partidário da Revolução de 30 Virgílio José de Barros (meu bisavô), os genros Mário de Alencastro Caiado e Ignácio Bento de Loyola (meu avô) e os seus filhos, apoiaram Pedro Ludovico imediatamente quando ele chegou em Goiás, pouco depois de ser libertado pelos liderados de Totó Caiado.

Foi enviado para Goiás um Interventor Federal provisório, Carlos Pinheiro Chagas. Ele nomeia para seu secretariado José Honorato da Silva e Souza, Domingos Netto Vellasco, Ignácio Bento de Loyola, Nero Macedo de Carvalho e Claro Augusto de Godoy. Dois dias depois foi constituída a Junta Governativa com Mário de Alencastro Caiado, Pedro Ludovico Teixeira e o Desembargador Emílio Francisco Póvoa, com curta duração pois logo foi definido e nomeado Interventor Federal Pedro Ludovico Teixeira, que tomou posse e manteve o mesmo secretariado.

A foto foi tirada após a nomeação de Pedro e seus secretários, dentre eles os genros de Virgílio. Meu avó e tio Mário.

No início de meu namoro em 1967, em uma manifestação contra a Ditadura na Faculdade de Direito, em frente à casa de meu avô Ignácio, Bira e eu estávamos sentados no alpendre, vendo a confusão de militares cercando o prédio, quando meu avô se aproximou de nós e carinhosmente colocou a mão sobre nosso ombro e disse: "faço muito gosto no namoro de vocês", somente isso. Pensei ser porque ele conhecia a família do Ubiratan, mas era mais do que isso, era uma amizade que vinha desde os tempos da bisavó Josephina com a minha bisavó Marianna, que foram vizinhas de casa em Goiás. Dona Marianinha gostava muito de Dona Josephina, diziam.

Seguimos o destino, nos unimos, temos três filhos homens que assinam, a pedido do Vô Pedro para homenagear a garra de sua mãe Josephina, que criou os três filhos, sem ajuda do ex marido, Ludovico Loyola Teixeira, assim todos os bisnetos de Pedro Ludovico assinam o Ludovico de sua amada mãe.

5 comentários:

  1. Meu nome Newton Herculano Carneiro Pinto,resido em POA-RS sou neto do Gen. Antonio Carneiro Pinto natural de Goias , Anicuns,filho de Saturnino Benigno Pinto q foi Vereador em Goias na Legislatura de 1882 e de Josephina Augusta Carneiro, filha de Thereza Josephina Bueno.
    newtonromi@via-rs.net

    ResponderExcluir
  2. SEnhora Maria Dulce Loyola Teixeira.
    Depois de algum tempo 2 anos e 8 meses retorno para ser preciso, retorno com novidades , encontrei em um album de fotografias, que pertenceu a minha vo, e encontrei algumas fotos de meu avo Antonio Carneiro Pinto em Goias na cia de Mario Alencastro Caiado.
    Newton Herculano Carneiro Pinto
    POA - RS
    newtonromi@via-rs.net

    ResponderExcluir
  3. Boa noite senhora Maria Dulce.
    Eu por aqui novamente, a senhora chegou a ver as foto que postei no site indicado pela senhora , foto de meu avo Antonio Carneiro Pinto com Alencastro Caiado?
    Infelizmente perdi o nome do site, peco a senhora me passar novamente.
    Continuo nas buscas de informacoes, consegui uma copia do almanaque de Goias , onde consta a nominata da legislatura, onde o nome meu bisavo Saturnino Benigno Pinto como sendo um dos vereadores., da epoca isto na primeira legislatura.
    Bom 2014 para a senhora e familia
    Newton Herculano Carneiro Pinto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senhor Newton, gostaria de saber se lhe interessa entrar para um grupo de genealogia goiana que acabei de criar, vou convidá-lo, pelo email acima. Daí mais pessoas poderão ver as suas perguntas e que sabe achar as respostas. Outros associados poderão ver e mas gente poderá responder. a página no Facebook é Goiás, Goiânia e Fotos históricas e de paisagens goianas. As fotos enviadas eram muito pequenas, não deu para aumentar e identificar, se puder escanear uma a uma é melhor. Boa noite.

      Excluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.