QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

PORQUE BRASÍLIA ESTÁ AQUI?

Estão na foto, Juscelino Kubitschek de Oliveira e Pedro Ludovico Teixeira na Barragem da Cachoeira Dourada - 1960


Durante a minha vida de jovem tive a grande felicidade de conhecer vultos históricos do Brasil, que naquele tempo, para mim, eram pessoas comuns, importantes pelo trabalho realizado, mas eram tão simples e simpáticas que nada me levava a supor a grandeza deles, no meu pouco entendimento de jovem. Eram pessoas que detinham a admiração de meus avós e pais, tanto do lado paterno quanto materno, eram do antigo PSD, depois MDB, PMDB. O que eu sei é que eram extremamente honestos e apesar de terem ficado 3, 4 mandatos no governo não eram milionários ou possuiam bens incalculáveis. Tinham a casa de morar, uma fazenda (quase todos herdaram) e um carro para toda a família. Viviam modestamente.

Nós morávamos em Brasília. Estava começando a abertura política, os exilados estavam voltando para o Brasil. A família de Mauro Borges recebeu um convite de Juscelino KubItschek de Oliveira para almoçar com a família dele na fazenda próxima a Luziânia. Fomos todos. A casa grande, sem luxo, poucos enfeites e uma imensa biblioteca, que hoje está no Memorial JK em Brasília. Nas paredes fotos. O almoço foi servido na sala de jantar, em tijelas de barro de minas. Tudo muito "normal" para quem foi presidente, nada como o que hoje é. Fomos nos servir de um "baião de dois" (arroz e feijão cozidos juntos) seu prato predileto, carne moída, frango ao molho e carne em pedaços, quiabo refogado, couve, o mais sofisticado foi um creme de milho verde. Doces mineiros de sobremesa e queijo. Êta povo honesto e bom.
Foi o almoço mais significativo em minha vida, mais importante em termos de conhecer homens honrados e honestos que ali estavam, entretanto o mais simples e singular pois não havia nada sofisticado, mas bom gosto e boa comida.
Este texto curto e simples, é em homenagem a estes dois vultos importantíssimos na história de Goiás, ambos foram Senadores por Goiás - Juscelino e Pedro. O primeiro construiu Goiânia, trouxe com a nova capital o progresso para Goiás. O segundo construiu Brasília viabilizou o desenvolvimento do Brasil, pois tirou do litoral a Capital e a colocou no coração do Brasil, em Goiás. Dois vultos que a história goiana jamais deverá esquecer, pois se hoje estamos equiparados às grandes metrópolis do País é por causa da capacidade e tenacidade destes dois políticos que enfrentaram todo o tipo de oposição, ameaças, chantagem, chacotas, piadas, mas não retrocederam, realizaram o maior projeto de suas vidas. Pena que já se foram, veriam a beleza de Goiânia e a grandeza, embora fugindo do projeto original, de Brasília.
A amizade de Juscelino e Pedro foi discreta como os dois eram. Quando decidiu se canditar a Senador por Goiás, foi como se homenageasse o povo do Estado por ter em seu solo a Capital do Brasil. Em conversas familiares, muitas vezes o Presidente disse que Goiânia viabilizou logisticamente a construção de Brasília. Em carta à Pedro Ludovico em 14 de outubro de 1969, ele escreve e deixa para a história seu depoimento declarando ser Pedro um dos maiores vultos do Brasil.
MARIA DULCE LOYOLA TEIXEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.