Os fiéis que frequentam a Paróquia Sagrada Família, na Vila Canaã, região sudoeste de Goiânia, convivem desde janeiro com rumores de que o padre Luiz Augusto, há 15 anos no local, pode ser transferido para outra paróquia. Ninguém sabia até a tarde de ontem, quando a reportagem se reuniu com representantes da comunidade, para confirmar a veracidade do boato, mas a Arquidiocese de Goiânia confirma a notícia. O padre será sim transferido, com data e destino ainda não divulgados. Contrários à decisão, os membros da Igreja se mobilizam fervorosamente e clamam pela permanência dele.
Nos 15 anos de administração paroquial, Luiz Augusto acumulou histórico de realizações, projetos sociais, adoração de fiéis e ampliação física, que era quando ele chegou, somente uma pequena igreja. Hoje, tem capacidade para receber pelo menos cinco mil pessoas sentadas. Aos domingos, quando são realizadas quatro missas, calcula-se que passam pelo local 20 mil fiéis, que vêm de todos os bairros da capital, inclusive de outras cidades.
Foi na paróquia que Luiz deu início à carreira sacerdotal. Ele se formou em São Paulo e teve inspiração na Renovação Carismática, da qual é conselheiro em Goiás. O movimento se caracteriza pela intenção de resgatar os carismas e dons da religião católica por meio de maneira mais dinâmica de celebração. Com músicas, cânticos, encenações, projetos de caridade e seguimento rigoroso dos cânones, o padre seguiu à risca tal postura e, assim, começou a ter uma das missas mais competidas de Goiânia.
A Arquidiocese declarou ser normal a transferência e rotatividade de padres nas igrejas, independente dos projetos desenvolvidos e do tempo de estadia. Igual a Luiz Augusto existem outros exemplos na capital de sacerdotes que chegaram a ficar até mais tempo que ele em algumas paróquias e foram transferidos. Caso famoso é do padre José Valdênio de Andrade Arraes, que ficou cerca de 17 anos na paróquia Santo Inácio de Loyola, no Conjunto Riviera, região leste, e foi para a do Setor Santa Genoveva.
Nenhum representante da Arquidiocese fala ainda sobre o assunto. A Assessoria de Comunicação informou que em breve será divulgado o cronograma de transferências, que já vêm sendo feitas desde o início do ano nos 27 municípios que a compõe, com divulgação de maiores detalhes sobre as mudanças.
Em artigo publicado no site da Arquidiocese, em janeiro, – intitulado “Mudar é Preciso” – o arcebispo dom Washington Cruz afirma que a transferência é recurso antigo da Igreja Católica, no intuito de ajudar todos, entre padres e paroquianos, a oxigenar práticas e crescer na fidelidade do evangelho. O objetivo seria expandir para outras comunidades as ações de párocos experientes.
Já em tom de despedida e tentando reverter a situação, os fiéis e representantes das atividades desenvolvidas pela Paróquia já começam a se organizar. Fizeram, inclusive, um abaixo assinado na internet – no site www.peticaopublica.com.br – para coletar assinaturas contra a saída do padre. Ontem à noite, menos de uma semana depois, o número de nomes na lista já chegava a mil. No próximo dia 17, será feita uma passeata, às 16 horas, com saída do coreto da Praça Cívica.
Projetos sociais
Diversas pessoas são auxiliadas pelos projetos sociais desenvolvidos pela Paróquia. Fiel e catequista, Ângela Menezes diagnosticou tumor benigno no cérebro há alguns meses e o medicamento para tratar a doença vem sendo provido pela igreja. O remédio, com oito comprimidos, custa, segundo ela, R$ 230 e por durar pouco ela não tem condição financeira para comprá-lo sempre.
Textos de Maria Dulce Loyola Teixeira ou outros, previamente, aprovados, sobre histórias goianas importantes para a família da administradora da página que tenha relação com os pioneiros de Goiânia, com genealogia e com a cultura e história do Estado de Goiás. Foto: casa da família de Pedro Ludovico em Goiânia, hoje Museu.
QUEM SOU EU
- Maria Dulce Loyola Teixeira
- Goiânia, Goiás, Brazil
- Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
eu amo o padre luiz em cristo jesus, ele é pastor maravilhoso e muito honrado as suas obras e o seus testemunhos não o deixam mentir, a verdade sempre prevalece e todas as maldades que falam contra ele não prevaleceram porque tudo concorre para o bem daqueles que amam a deus.
ResponderExcluirNÓS DA COMUNIDADE ATOS ESTAMOS INDIGNADOS PELA SITUAÇAO DO PE LUIZ AUGUSTO , ESPERAMOS RESPOSTAS ! OBRIGADO !
ResponderExcluir