COMPARANDO HOJE E ONTEM, VEJO EM CADA PASSAGEM DA BÍBLIA O PADRE LUIZ AUGUSTO - APÓSTOLO DE CRISTO - FAZENDO COM FERVOR OS ENSINAMENTOS DE JESUS CRISTO. E SENDO JULGADO, SIM, INFELIZMENTE.
EM GÁLATAS É CITADO QUE JESUS CRISTO NOS LIBERTOU, PEDIU QUE NOS TORNASSEMOS SERVOS UNS DOS OUTROS PELA CARIDADE (AMOR) PORQUE DEPOIS DE SUA VINDA A LEI SE ENCERRA NUM SÓ PRECEITO: "AMARÁS AO TEU PRÓXIMO COMO A TI MESMO".
"O ESPÍRITO SANTO VEM EM AUXÍLIO À NOSSA FRAQUEZA, PORQUE NÃO SABEMOS O QUE DEVEMOS PEDIR, NEM ORAR CONVÉM, MAS O ESPÍRITO SANTO MESMO, INTERCEDE POR NÓS COM GEMIDOS INEFÁVEIS. E AQUELE QUE PERSCRUTA OS CORAÇÕES, SABE O QUE DESEJA O ESPÍRITO, O QUAL INTERCEDE PELOS SANTOS, SEGUNDO DEUS."
"SE DEUS É POR NÓS, QUEM SERÁ CONTRA NÓS? QUEM NOS SEPARARÁ DO AMOR DE CRISTO?"
"POR AMOR A TI SOMOS TRATADOS COMO GADO DESTINADO AO MATADOURO (SALMO 43,23), MAS EM TODAS AS COISAS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES (TODOS NÓS) PELA VIRTUDE DAQUELE QUE NOS AMOU."
"TODOS TEMOS DONS DIFERENTES CONFORME A GRAÇA CONCEDIDA. SEDE FERVOROSOS NO ESPÍRITO, SOCORREI ÀS NECESSIDADES DOS FIÉIS. ESMERAI-VOS NA PRÁTICA DA HOSPITALIDADE. SERVI AO SENHOR. NÃO VOS DEIXEI LEVAR PELO GOSTO DA GRANDEZA; AFEIÇOAI-VOS ÀS COISAS MODESTAS. NÃO SEJAIS SÁBIOS AOS VOSSOS PRÓPRIOS OLHOS."
"CADA UM SEJA SUBMISSO À AUTORIDADE. AS AUTORIDADES INSPIRAM TEMOR, NÃO PORÉM A QUEM PRATICA O BEM E TERÁS O SEU LOUVOR. ELA É INSTRUMENTO DE DEUS PARA O TEU BEM"
"ACOLHEI-VOS UNS AOS OUTROS, COMO CRISTO NOS ACOLHEU PARA A GLÓRIA DE DEUS.
DESCONFIEIS DAQUELES QUE CAUSAM DIVISÕES E ESCÂNDALOS, APARTANDO-SE DA DOUTRINA QUE RECEBESTES."
"A MINHA PALAVRA E A MINHA PREGAÇÃO ESTÃO LONGE DA ELOQUÊNCIA PERSUASIVA DA SABEDORIA HUMANA. ERAM ANTES UMA DEMONSTRAÇÃO DO ESPÍRITO E DO PODER DIVINO, PARA QUE A VOSSA FÉ NÃO SE BASEASSE NA SABEDORIA DOS HOMENS MAS NO PODER DE DEUS. PREGAMOS A SABEDORIA QUE NENHUMA AUTORIDADE DESTE MUNDO CONHECEU (POIS SE TIVESSE CONHECIDO NÃO TERIAM CRUCIFICADO JESUS).
NÓS SOMOS OPERÁRIOS COM DEUS. A OBRA DE CADA UM APARECERÁ, NO DIA DO JULGAMENTO SERÁ DEMONSTRADA."
"NÃO SABEIS QUE SOIS O TEMPLO DE DEUS. E QUE O ESPÍRITO SANTO HABITA EM VÓS?"
"SE ALGUÉM DESTRUIR O TEMPLO DE DEUS, DEUS O DESTRUIRÁ. POIS O TEMPLO DE DEUS É SAGRADO - E ISTO SOIS VÓS. (I COR, 3, 16-17)
NINGUÉM PONHA A SUA GLÓRIA NOS HOMENS. TUDO É VOSSO: PAULO, APOLO, CEFAS, O MUNDO, A VIDA, A MORTE, O PRESENTE E O FUTURO. TUDO É VOSSO! MAS VÓS SOIS DE CRISTO E CRISTO É DE DEUS!" (I COR 3,21-23)
"QUE OS HOMENS NOS CONSIDERE SIMPLES OPERÁRIOS DE CRISTO E ADMINISTRADORES DOS MINISTÉRIOS DE DEUS. A MIM POUCO SE ME DÁ SER JULGADO POR VÓS OU POR UM TRIBUNAL DE HUMANOS, POIS NEM EU JULGO A MIM MESMO. DE NADA ME ACUSA A CONSCIÊNCIA, CONTUDO, NEM POR ISSO SOU JUSTIFICADO. MEU JUIZ É O SENHOR. ELE PORÁ ÀS CLARAS O QUE ACHA ESCONDIDO NAS TREVAS. ELE MANIFESTARÁ AS INTENÇÕES DOS CORAÇÕES. ENTÃO CADA UM RECEBERÁ DE DEUS O LOUVOR QUE MERECE.
FATIGAMO-NOS TRABALHANDO COM NOSSAS PRÓPRIAS MÃOS. INSULTADOS, ABENÇOAMOS; PERSEGUIDOS, SUPORTAMOS; CALUNIADOS, CONSOLAMOS!"
SÃO PEDRO - PRIMEIRO PAPA DA IGREJA UNIVERSAL DE CRISTO (E NÃO ROMANA - ERA DE CRISTO) PENSAVA QUE OS DEMAIS POVOS E GENTIOS DEVERIAM SEGUIR OS COSTUMES ANTIGOS DOS JUDEUS E OS HOMENS DEVIAM SER CIRCUNCIDADOS PARA PODER SER UM CRISTÃO. NO CONCÍLIO DE JERUSALÉM, PERMITIRAM A QUEM NÃO ERA JUDEU, TAMBÉM SE TORNAR CRISTÃO E SEGUIR OS COSTUMES PRÓPRIOS. MAS, SÃO PEDRO TEMENDO AS CRÍTICAS ACHOU PRUDENTE NÃO SE JUNTAR A ESSES POVOS. SÃO PAULO VEM E ADVERTE A SÃO PEDRO PARA QUE ELE SE MANTENHA FIRME E PERMITA A TODOS OS POVOS E AOS GENTIOS DE SE TORNAREM CRISTÃOS, COMO ERA A DETERMINAÇÃO DE JESUS CRISTO - PODEMOS CONSIDERAR ESTE O PRIMEIRO TROPEÇO DA IGREJA UNIVERSAL DE CRISTO - O CABEÇA DA IGREJA NA TERRA SÃO PEDRO, FOI HUMILDE, RETROCEDEU E SEGUIU A ADVERTÊNCIA AMIGA DO SÁBIO SÃO PAULO. PEDRO DISSE: "POR CAUSA DE FALSOS IRMÃOS, INTRUSOS,... NÓS FOMOS CONDESCENDENTES".
PADRE LUIZ FEZ PARA A PARÓQUIA SAGRADA FAMÍLIA TUDO QUE JESUS CRISTO PEDE AOS CRISTÃOS. EVANGELIZOU E ENSINOU A PRATICAR A CARIDADE.
PODERIA FAZER MUITO MAIS COM SEUS OPERÁRIOS, NÃO É QUE OUTROS SACERDOTES NÃO MEREÇAM CREDIBILIDADE - MAS, 15 ANOS O PADRE LUIZ LEVOU PARA TERMINAR A SUA IGREJA E VÁRIOS ANOS LUTOU COM DIFICULDADE PARA CONQUISTAR O POVO QUE HOJE O SEGUE. SÃO SEUS SEGUIDORES SIM, PORQUE A FÉ E A CARIDADE SÃO PARA DEUS, CADA UM PODE PRATICAR, FAZER E DOAR AONDE QUISER.
O DOM DE ARREBANHAR UMA MULTIDÃO NÃO É PARA QUALQUER UM. TEM QUE HAVER ABNEGAÇÃO, SER UM EXCELENTE PREGADOR QUE DEBULHE, TORNE COMPREENSÍVEL O TEXTO DA BÍBLIA E SEJA RÍGIDO, PARA QUE HAJA UMA PRESENÇA CONSTANTE NAS ATIVIDADES DA PARÓQUIA.
SE EM TODAS AS PARÓQUIAS EXISTE UM PERFIL ASSIM, QUE SEJAM ABENÇOASDAS. MAS, SABEMOS DAS DIFICULDADES QUE A IGREJA TEM PARA TOCAR AS SUA OBRAS.
DEUS NOS ABÊNÇOE E PERMITA QUE ACERTEMOS.
EM EPÍSTOLA AOS GÁLATAS E EM I CORÍNTIOS NÓS PODEMOS VER QUE ALGUNS EPSÓDIOS RUINS ACONTECERAM, CONTINUAM E CONTINUARÃO ACONTECENDO DENTRO DA IGREJA, PORQUE A IGREJA É FEITA DE HUMANOS. ALGUNS PADRES SÃO ESPECIAIS, SÃO DE DEUS, MAS ESTÁ NA MÍDIA OS ERROS QUE ALGUNS COMETEM DENEGRINDO A IMAGEM DA IGREJA - NEM POR ISSO A IGREJA PODE SER CRUCIFICADA, EXEMPLOS BONS SÃO A GRANDE MAIORIA.
DEUS DARÁ A MELHOR SOLUÇÃO. SEJA QUAL FOR NÓS TEMOS A LIBERDADE, CONCEDIDA POR JESUS, DE PEDIR ENQUANTO ISSO NÃO ACONTECER DE FATO.
Textos de Maria Dulce Loyola Teixeira ou outros, previamente, aprovados, sobre histórias goianas importantes para a família da administradora da página que tenha relação com os pioneiros de Goiânia, com genealogia e com a cultura e história do Estado de Goiás. Foto: casa da família de Pedro Ludovico em Goiânia, hoje Museu.
QUEM SOU EU
- Maria Dulce Loyola Teixeira
- Goiânia, Goiás, Brazil
- Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
''Quero ficar até o final do ano''
ResponderExcluirSebastião Montalvão
Pivô no impasse entre a Arquidiocese e a comunidade da Paróquia Sagrada Família, na Vila Canaã, região sudeste de Goiânia, o padre Luiz Augusto também não esconde o desejo de permanecer na paróquia. Pelo menos até o final do ano. “Com toda sinceridade, gostaria de permanecer. Pelo menos até o final do ano”, diz. O objetivo seria finalizar outros projetos que estão em andamento, como a Casa dos Nossos Pais, destinado ao abrigo de idosos. A paróquia já ganhou o terreno e deve começar a construção o mais rápido possível.
Outros projetos em andamento são os atendimentos sociais e espirituais às famílias que vivem no lixão de Aparecida de Goiânia e uma proposta pioneira na catequese. “Por mais que pareça uma coisa natural, a transferência mexe com meu coração. Estamos começando uma experiência nova na catequese, por exemplo, com crianças a partir dos 3 anos de idade. Gostaria de ver o andamento desse projeto, colher os frutos”, ressalta.
Ele informou que ainda não conversou nem com dom Washington nem com dom Waldemar. E sequer tem certeza do local para onde seria enviado. “A informação que tenho é que seria para as comunidades Luz da Vida e Atos, ambas no Recreio do Bandeirantes. Mas não está definido”, garante o padre, que afirma ser apenas canal na criação e manutenção dos projetos. “Quem os realiza de fato são as pessoas que colaboram conosco a cada dia.”
Fiéis que integram a comunidade fizeram grande mobilização na noite de ontem, na praça onde está localizada a igreja. O encontro de oração mobilizou centenas de pessoas com o objetivo de tentar reverter decisão da Arquidiocese de Goiânia, que determinou a transferência do padre Luiz Augusto, há 15 anos no local, para outra paróquia. A mudança do pároco, anunciada em primeira mão pelo O HOJE, está marcada para o próximo dia 15 de maio.
Os fiéis garantem que, apesar de nutrirem carinho especial pelo padre, a mobilização não tem conotação de apego pessoal e nem tem o objetivo de confrontar a decisão da Arquidiocese. “Os grupos estão fazendo um clamor para rezar pela paróquia e também para tocar o coração do bispo. Estamos muito preocupados com o futuro dos projetos sociais desenvolvidos aqui. A Paróquia Sagrada Família atende hoje milhares de pessoas em diversos projetos”, ressaltou Raphael Barros, 29, secretário do padre e um dos organizadores do evento.
Dentre os projetos de destaque estão a distribuição de cerca de duas mil cestas básicas mensais, o Projeto Luz que Liberta (que atende a mais de 100 dependentes químicos por semana), a Creche Coruja (que recebe diariamente mais de 120 crianças de famílias carentes), a Casa Pobre de Deus (que atende a pessoas doentes que vêm do interior em busca de tratamento de saúde em Goiânia), a Casa Bom Samaritano (para abrigar e alimentar andarilhos e pessoas em situação de rua), dentre outros. “Todos estes projetos correm risco de fracassar se o padre Luiz Augusto for mesmo transferido”, garante.
Outra grande preocupação dos fiéis da paróquia é sobre o futuro das pessoas que estão sob a guarda do padre, através de determinação do Tribunal de Justiça. São termos de curatela e guarda provisória de crianças e adultos portadores de deficiência física ou mental. O projeto, chamado de Filhos do Padre, atende oito adultos e dez crianças. “Como ficarão essas pessoas? E todos os projetos?”, indaga Raphael.
Meu Deus escuta o clamor do seu povo.....
Gostaria de manifestar minha indignaçao. Me uno a todos que desejam a permanecia do Nosso Padre LUIZ AUGUSTO, pois deferiam te-lo como exemplo, irem ao trabalho,fazer o que ele faz sem descanso,o trabalho dele e digno de um sarcedote que leva sua igreja a serviço de Deus e nao cristaos de fachada. Parabens goianos que como eu tem Deus acima de todas as coisas. Amen
ResponderExcluir