QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

sábado, 4 de junho de 2011

DÍZIMO - AJUDEM A COMUNIDADE ATOS - VOCÊS CONHECEM AS OBRAS DO PADRE LUIZ AUGUSTO

"A vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não irá protegê-lo."
A doação do dízimo é espontânea na Igreja Católica não há nada que determine aonde doar. Muitos, que não sabem como doar o dízimo, sentem-se confusos e acabem acreditando no que não é verdade, pois, que me perdoem, disseram para convencer aos paroquianos que o dízimo só pode ser doado na paróquia. Isso é muito grave. Querem mesmo prejudicar a Comunidade Atos – mais precisamente para atingir ao Padre Luiz Augusto. Mas, Deus não aceita mentiras, não são de Deus atitudes assim. Mentiras tem pernas curtas... Hoje, dificilmente, as pessoas podem ser enganadas, porque a Internet tem de tudo – tudo muito bem explicado em textos, em reportagens e em vídeo, a gente escolhe o tema, faz a pesquisa e pronto, aparece uma quantidade enorme de alternativas para que você leia sobre o assunto que você está interessado em saber. O Papa, sabiamente, mandou que a Igreja Católica se modernize e utilize a Internet e na segunda-feira o Arcebispo participará de um chat das 10 às 11, respondendo sobre a Igreja e a Internet e será transmitido pela Rádio Difusora e Luz da Vida. O que acontece? Faltam atitudes cristãs, pois, hoje as informações estão facilmente expostas, é só ter o cuidado de pesquisar e se informar antes de determinar as ações dizendo que a Igreja manda assim.
_ "Todos os católicos devem dar a sua contribuição material à Igreja para que ela possa prover suas necessidades materiais; isto é ensinado pelo Catecismo no §2043 – “Os fiéis cristãos têm ainda a obrigação de atender, cada um segundo as suas capacidades, às necessidades materiais da Igreja. O quinto mandamento da Igreja é: “Ajudar a Igreja em suas necessidades, recordo aos fiéis que devem ir ao encontro das necessidades materiais da Igreja, cada um conforme as próprias possibilidades (CDC, cân. 222)”. Nem o Catecismo e nem outro documento da Igreja obriga que o dízimo seja 10% do salário, embora muitos adotem isto na prática, o que é bonito e mostra a generosidade de cada um. Mas o dízimo não pode ser uma troca com Deus; deve ser uma doação generosa de quem ama a Deus gratuitamente e desinteressadamente."
Portanto, não há nem na Bíblia e muito menos nos textos acima a determinação do local a ser doado o dízimo. A Igreja citada no texto com I maiúsculo que dizer a Igreja como instituição, o todo e não a igreja com i minúsculo que é o espaço físico que você frequenta, bem diferente.
É claro que o bom senso indica que esta doação seja feita aonde você FREQUENTA,  ou seja, aonde a sua família e você assistem à missa, realizam os batizados e casamentos da família, o local que freqüentam pode receber a sua ajuda. Mas, você pode doar para evangelização, para as obras sociais, para as obras de caridade, comunidades, associações, para a TV e Rádio de evangelização, tudo é dízimo, pode ser doado aonde estiver precisando, conforme o fiel escolher. Quantas doações o fiel fizer para a Igreja (instituições católicas) no mês - tudo será considerado uma doação generosa espontânea, o dízimo.  
Se não há a determinação do local a ser doado o seu dízimo, fica evidente que para receber a doação mensal o Padre precisa motivar essa ajuda. A capacidade de conseguir sensibilizar às pessoas para que ajudem, está na relação de confiabilidade que o Padre tem com os fiéis. É como investir o dinheiro em um Banco confiável que fará boa aplicação com o dinheiro recebido.
Os fiéis acreditam e doam na medida em que as obras de caridade, as obras sociais e de evangelização aparecem. Eles vigiam a aplicação do que estão doando, querem ver se está sendo bem empregado, seja na manutenção da sua igreja, seja para obras de caridade ou até na montagem de um espetáculo que traga em seu conteúdo a evangelização. É uma ação de investidor - se você investe quer saber se está sendo bem utilizado o seu dinheiro, se está dando bons frutos. Essa relação faz com que os fiéis procurem o local que lhes agrada para doar o dízimo. Credibilidade não se transfere. Podem ser transferidos os bens materiais, as casas que abrigam as pessoas necessitadas, a rádio, a TV,  mas a manutenção é responsabilidade do administrador do bem, da obra, do local (Paróquia) e para receber as doações ele deve conquistar a ajuda dos fiéis. Cada sacerdote deve ser suficientemente capaz para sensibilizar seus seguidores para que o ajudem a realizar e manter as atividades da Igreja.
O legado do Padre Luiz foi uma bênção para quem o recebeu. São várias obras de caridade/sociais e as duas belas igrejas edificadas, mobiliadas adequadamente e com toda uma estrutura necessária ao bom funcionamento de uma Paróquia. Muito bom para quem recebeu - tudo funcionando - prontinho para seguir em frente, em paz, sem reclamar. 
Exemplar é  a atitude do Padre Luiz Augusto que ficou com as suas obras inacabadas, recebeu a Comunidade Atos precisando de inúmeras benfeitorias e tem seus filhos queridos, mas agindo sem descansar já promoveu grandes mudanças em tudo que está administrando agora. Ele age com confiança porque Deus o capacitou para ser um servo incansável, um sacerdote piedoso e evangelizador que sensibiliza a todos, por isso em nenhum momento faltará ajuda para suas obras, com fé em Deus!
O DÍZIMO PODE SER PAGO AONDE A PESSOA QUISER – E DEPOIS DE DOADO DEVE VIGIAR PARA QUE SEJA BEM UTILIZADO NAS OBRAS DE CARIDADE, NA EVANGELIZAÇÃO, NAS OBRAS SOCIAIS – NAS ATIVIDADES DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA.

DEUS PROTEJA A COMUNIDADE ATOS E AO PADRE LUIZ AUGUSTO!
REZEM POR ELE.

3 comentários:

  1. Boa tarde !!!
    Cara amiga,parabéns mais uma vez por suas palavras sempre sábias e verdadeiras estamos com vcs sempre!!!!
    Abraços


    Sandra Flores Deliberalli

    ResponderExcluir
  2. parabens, Deus te ilumina minha amiga, estou com você Padre Luis é um grande lider escolhido por Deus e minguem impedira de Deus agir, somos livres no amor de Deus estamos com vcs sempre ..... abraços Ivanda Fatima de Almeida

    ResponderExcluir
  3. CARA AMIGA VC TEM O TELEFONE DA COMUNIDADE ATOS , QUERIA FAZER CONTATO PARA DOACAO. OBRIGADA. MEU EMAIL waulorenzo@hotmail.com

    ResponderExcluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.