QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

terça-feira, 7 de junho de 2011

HÁ ESPAÇO PARA AS DIVERSAS PARÓQUIAS EM GOIÂNIA

Lendo uma entrevista de um ex sacerdote, afastado da Igreja Católica por ter sido um expoente em suas atividades, chamou a minha atenção a parte que ele diz que segundo especialistas em comportamento humano existe hoje uma busca incessante por ajuda para se alcançar uma vida espiritual completa. As pessoas buscam respostas para as intermináveis indagações que nos acompanham desde a infância, como: porque morrem pessoas tão boas e as ruins continuam vivas; por que morrem crianças em acidentes ou por doenças incuráveis; por que tantas coisas trágicas acontecem todos os dias.
As respostas em geral são encontradas na religião que se ocupa em alimentar a vida interior das pessoas. A religião conduz as pessoas para uma vida com mais qualidade, quer na convivência familiar como na com o próximo, seja no trabalho, no lazer ou em qualquer situação. A religião direciona a pessoa para uma vida aonde o amor se torna a principal força que a impulsiona a agir de forma mais equilibrada, mais justa, mais coerente com o maior ensinamento de Jesus Cristo - amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.
Jesus em Pedro fundou a Igreja Católica, seu maior ensinamento - o amor - pensando assim, é uma bênção que se tenha em Goiânia as diversas igrejas católicas espalhadas por quase todos os bairros. São extremamente necessárias e há espaço para que todas espalhem os ensinamentos católicos, agindo como manda Jesus. Ainda encontramos pessoas que nasceram e foram criadas em famílias católicas, mas que não frequentam a igreja e se auto denominam "católicas não praticantes", como se pudessem ser assim. Ou é católico ou não. O que temos, na verdade, são pessoas desmotivadas a frequentar uma igreja porque não encontram o que precisam: a ajuda para suas indagações e para os seus momentos difíceis. E/ou, o mais triste, as pessoas não se entusiasmam com o conteúdo que a Igreja Católica apresenta para que tenham uma constante vida religiosa. Basta analisar porque tamanha frequência nas celebrações em que os padres são carismáticos, eles atendem aos anseios das crianças, dos jovens, dos adultos fazendo com que famílias inteiras participem, efetivamente, das atividades destas Paróquias.
Mas, existem também, os que acham terrível a linha carismática, não gostam, talvez por não conhecer de fato, mas, por isso é que existe espaço para todos. As Paróquias devem se unir em prol da Igreja Católica, fazer uma arquidiocese harmoniosa, aonde quem ganha são os próprios sacerdotes e, consequentemente, os fiéis e a própria arquidioces. Não se concebe ser  católico sem ser cristão de verdade, é o maior mandamento de Deus tratar bem ao seu irmão, amar acima de qualquer coisa, até nas adversidades.
Com as diferentes maneiras de cada sacerdote celebrar, a Igreja Católica pode ter as igrejas cheias aos domingos, muitas tem seus paroquianos constantes. Comparecem para assistir à Missa e colaboram fazendo as suas doações, assim desenvolvem excelentes trabalhos sociais. Importante é o fato dos fiéis viverem em sintonia com o pároco, fazendo as doações que visam ajudar a realização e a manutenção de obras da Igreja. É uma relação benéfica para toda sociedade, que recebe a ajuda das Paróquias nas áreas em que o governo não pode dar a devida assistência social.
Seria uma bênção muito grande se em todos os bairros de Goiânia e em todas as cidades do Estado de Goiás tivessemos um sacerdote à disposição da Paróquia, infelizmente o número de padres ordenados hoje no Brasil é muito aquém do que se precisa. À medida que as famílias se modernizam e dão aos filhos a liberdade de seguir o seu caminho sem a intervenção de seus pais, menos chance de se ter um padre. A escolha de ser Padre vem do desejo de cada um de servir a Deus de acordo com a Igreja, é coisa rara hoje em dia. Falta um ajuste da Igreja com a modernização, sem que abale seu papel importante de evangelizar.      
Portanto, um padre que realmente desempenha o seu papel de discípulo de Jesus, não fica pela cidade aparecendo com demontrações fútéis ou de vaidade, agindo sem compustura, mas age com discrição, desprovido de vaidades, servindo ao próximo, é um servo de Deus. Este é o perfil de um sacerdote que deve ser valorizado. A Igreja Católica deve incentivar cada ação de um padre assim, porque este terá seus seguidores, este terá a sua Paróquia cheia em todas as suas celebrações, este é o verdadeiro pastor que Jesus abençoa e a Igreja precisa.
Tantos sacerdotes tem em Goiânia com este perfil, mas que foram remanejados em um momento em que os paroquianos começavam a ter com ele uma maior identificação e confiança, em algumas igrejas já era grande essa identificação e confiança pelo longo tempo de convivência. O remanejamento é necessário, mas, há de se ter o cuidado de conduzi-lo de forma segura, sem provocar danos neste ralacionamento sacerdote/paroquianos, porque é nesse convívio de confiança que a igreja cresce na evangelização e nas obras, sem o devido zelo pode acontecer um desastre. Para o bem da Igreja - povo de Deus - o verdadeiro servo de Deus não se abate, não fica parado. Tem por fidelidade a seu juramento de sacerdote obedecer a Igreja e seguir em frente em sua missão de evangelizar, assim ele convoca os fiéis para ser um membro ativo de sua igreja, participando e realizando o que mais agrada a Deus "servi a Deus e ao próximo".
Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.