QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

COMUNIDADE ATOS, MINHA NOVA FAMÍLIA - TEXTO DE VANDERLAN DOMINGOS

Naquela última quinta-feira do mês, a maioria dos fiéis pressentia, mas ainda existia em cada pessoa, um fio de esperança, uma ínfima luz no fim do túnel. Veio o domingo. A voz forte só ressonou forte no início da celebração, enquanto o vocal entoava engasgado cânticos acompanhados pelos fiéis que faziam movimentos esporádicos com as mãos. Algo parecia estar errado. Alguém ao meu lado perguntou: É o último dia do padre Luiz? Eu disse: parece que sim. Mas logo a dúvida se desfez. Olhos fechados, preces e lágrimas já desciam pela sua face. Sua vida foi contada no telão da igreja. Todos se emocionaram e choraram. Era realmente a sua despedida da Paróquia Sagrada Família depois de muitas lamentações, protestos, abaixo-assinados, pedidos em redes sociais e internet e passeatas, mas, de nada adiantaram. O mês de maio passou tão veloz quanto ao vento e, sem darmos conta, já estávamos no seu final. É impressionante a rapidez com que o tempo passa, e a impressão que temos é que se não apressamos o passo, se não lutarmos juntos, literalmente ficamos para trás e perderemos nossas esperanças. Estamos, na certeza, em busca de uma verdade, de uma sociedade sem fronteiras, sem hipocrisias e limites, que busca seu tempo e seu espaço, muitas vezes, irremediavelmente, sem volta. Vivemos num novo milênio onde livros e filmes de ficção destacam profecias apocalípticas que não se confirmaram, mas, em razão da destruição do planeta terra estampados diariamente nas manchetes poderá ocorrer à autodestruição e comprometimento irremediável das futuras gerações.
Dia 24 de maio, às 17 horas, um dia e horas especiais. Percorremos a estrada asfaltada saída para Goianira, rumo a Comunidade Atos. Uma placa, após a Polícia Rodoviária indicava: Comunidade Atos, Setor Recreio dos Bandeirantes, retorne a 3 km para entrar da estrada de chão. Um caminhão pipa molhava a terra poeirenta. A estrada, cercada de árvores, paisagem bonita e muito verde pareciam saudar todos os fiéis que já seguiam enfileirados. Nenhuma poeira levantava. Era mais uma demonstração do zelo do padre Luiz. Era tão grande a quantidade de veículos que tivemos que estacionar na beira da estrada a mais de mil metros da Comunidade Atos, para depois, seguirmos a pé. No meio de uma bela paisagem arborizada vislumbramos um galpão e milhares de pessoas que já se aglomeravam nas cadeiras, todas com um sorriso contagiante, enquanto a padre Luiz Augusto recebia todos com abraço de pai, com a mesma firmeza, o olhar carinhoso e raciocínio rápido como sempre.
Com batina branca, sandálias de couro, magreza e calvície naturais, com 51 anos de idade, comandou a multidão aglomerada naquele galpão por três horas e no fim da celebração parecia ter participado de uma corrida de atletismo. Se ele estava cansado, então disfarçou bem. A sua disposição era contagiante, inclusive, para atender os fiéis que subiam os degraus antes e depois da celebração para cumprimentá-lo e colocar à sua disposição naquela nova Comunidade.
Durante a celebração, desta vez não foi sucinto. Cada frase sua tocou direto no coração de cada pessoa presente. Alegre como nunca, ainda pediu aos fiéis para agradecer a Deus por tê-los colocado naquele local aprazível, abençoado, composto de grandes árvores por onde passavam porções brilhantes de sol, fazendo chegar até nós o cheiro do verde e das flores do campo. No sermão, ficou claro a opinião forte expressada com naturalidade, talvez, descomunal para muitos. Milhares de pessoas que assistiram a celebração, crianças e adultos, escutaram com atenção sua fala, enquanto andava pelo corredor central da igreja sempre com o olhar fixo em cada um dos participantes.
Nessa linha de recordações, vem à memória outro momento emotivo. Uma mãe, no encerramento da missa pediu para fazer seu testemunho agradecendo ao Padre Luiz pela cura de seu filho e esposo. Ali estava o amor de uma mãe e sua crença em Deus, pois enquanto percorria os corredores hospitalares, recebeu dele o cuidado que sequer esperava, gestos de carinho, oração, amor e depois, a alegria de ter pertencido à Paróquia Sagrada Família e hoje, continuar ajudando-o noutra comunidade.
Compareci na celebração de domingo (29/05), às 10 horas. Novamente notei a expressão de muita alegria e fé. No final, o padre Luiz disse que o prefeito Paulo Garcia no dia 12 de junho irá, após a celebração, comunicar sobre o asfaltamento da estrada. Muitas palmas e de gritos de euforia de mais de dois mil fiéis que lotavam a Comunidade Atos, que doravante, será minha nova família.
VANDERLAN DOMINGOS DE SOUZA é advogado, escritor, ambientalista. É Presidente da Visão Ambiental e diretor da UBE - União Brasileira dos Escritores. Escreve todas as quartas-feiras. Email: vdelon@hotmail.com e vanderlan.48@gmail.com

2 comentários:

  1. Carissímo amigo Vanderlan,
    Não nos conhecemos mais é com uma imensa alegria e gratidão que eu,meu marido e filhos lhe agradecemos pelas verdadeiras e sábias palvras que o senhor se referiu ao nosso sempre.... querido Pe.Luiz Augusto.Amamos verdadeiramente este SER HUMANO !!!
    Assim como o Sr.vanderlan descreveu,a força com que ele conduz as pregações é verdadeiramente NOBRE, RICA EM VERDADES ,DOA A QUEM DOER !!!!
    Estaremos sempre juntos... com o Pe.Luiz Augusto
    Sandra Flores Deliberalli

    ResponderExcluir
  2. Se colocassem todas palavras e adjetivos para falar desse homem de Deus, pequeno, corpo fránzino mais de um firmeza inabalavél.Padre Luiz Augusto.O que mais me admira, e sua sinceridade, sua fôrça,para levar a palavra de Deus, sem distiçã de rico ou pobre, branco ou negro, homem ou mulher, ou criança.O padre esta a li para ensinar,dar uma palavra de animo, todos aqueles que o procuram.Onde ele estiver pregando palavra de Deus lá estarei eu e minha familia. Agora sou FAMILIA ATOS, padre luiz Augusto, amigo que amigo não larga outro na chapada, Conte comigo. Nada poderá abalar a nossa FÉ e amor que Temos a Jesus e ao senhor.
    Que nos ensina ser familia de Deus, aqui na terra. VAMOS JUNTOS A FAZER FAMILIA ATOS, TÃO GRANDE, QUE JAMAIS VIRAM, UM POVO CAMINHAR JUNTOS NA FÉ PARA CRISTO.

    ResponderExcluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.