QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

terça-feira, 21 de junho de 2011

CORPUS CHRISTI - CORPO DE CRISTO, REAL PRESENÇA DE CRISTO NA EUCARISTIA

Corpus Christi - expressão latina que significa Corpo de Cristo - é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Corpus Christi é celebrado 60 dias após a Páscoa. Podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho. Este ano cairá nesta próxima quinta-feira, dia 23 de junho. É dia de participar da Missa, por ser um dia Santo, estabelecido pela Conferência Episcopal do Brasil.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: "Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim". Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa.
Alguns lugares do Brasil promovem lindas procissões pelas ruas da cidade, as ruas são enfeitadas com verdadeiros tapetes de flores, folhas, formando lindos desenhos no chão.
A procissão, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível. É recomendado que nestas datas, ele não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII.  A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, atendendo ao segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.
Por solicitação do Papa Urbano IV,  os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. Em 11 de agosto de 1264, o Papa, através da bula Transiturus do Mundo institui a festa de Corpus Christi com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.
Embora, tenha sido um decreto papal a festa teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma somente em 1350.
Em muitas cidades brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Em Pirenópolis é uma tradição os tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, cobrindo as ruas por onde passa-se a procissão de Corpus Christi, também efeita-se cinco altares para a adoração do Santíssimo Sacramento e a execução do cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum. Esta procissão é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário. É neste dia que o Imperador do Divino recebe a coroa para a realização da Festa do Divino de Pirenópolis, do ano seguinte.No Brasil, a tradição de se fazer os tapetes de ruas acontece em inúmeras cidades, geralmente com voluntários que começam os preparativos dias antes da solenidade e varam a noite trabalhando.

Em Goiânia, a Praça Pedro Ludovico Teixeira será o local da celebração da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo, Corpus Christi. Dia 23 de junho, quinta-feira, a partir das 16 horas, as pessoas assistirão a banda Harmonia Sertaneja. Em seguida às 17 horas será a celebração Eucarística e em seguida a procissão pela Avenida Araguaia, Rua 2 e Avenida Tocantins. Estes trechos serão ornamentados com os tradicionais tapetes de serragem e outros materiais, feitos por representantes de diversas paróquias.

3 comentários:

  1. Infelizmente você está enganada, o Padre Luiz não celebrará missa neste Corpus Christi. Fiquei muito triste e de forma nenhuma irei a praça cívica, pela presença do bispo. Apesar do tempo ter passado, não consigo aceitar toda a inveja e maldade que fizeram com o padre Luiz. Perdoo por Jesus,mas não consigo ver unção na pessoa do bispo. Irei em trindade e não deixarei de adorar o meu Jesus.

    ResponderExcluir
  2. TB PEÇO MUITO PERDÃO A DEUS TODOS OS DIAS, PORQUE NÃO CONSIGO ACEITA O QUE O BISPO FEZ, MEU CORAÇÃO NÃO CONSEGUE ENTENDER O QUE FAZ UMA PESSOA QUE SERVE A DEUS FAZER TANTA MALDADE COM O PADRE LUIZ E COM A GENTE. (MUDAR E PRECISO) NÃO CONSIGO ACEITAR ESSE TITULO, PORQUE MUDAR UMA IGREJA TÃO CHEIA, TIRAR NOSSO PADRE TÃO SABIO E ALEM DE TUDO TIRAR ELE DOS PROGRAMAS DE EVANGELISAÇÃO, PORQUE E ISSO QUE A LUZ DA VIDA DISSE (ORDEM DA ARQUIDIOCESE). QUEM VAI NA SAGRADA E NA MEDALHA SABE A EVAZÃO QUE TEVE LA, SERA QUE E ISSO QUE ELE QUERIA. VOU TER QUE PEDIR MUITO PERDÃO MESMO PRA TIRAR DO MEU CORAÇÃO TUDO QUE ACONTECEU NESSES MESES.

    ResponderExcluir
  3. Eu posso imaginar o quanto JESUS, ficou triste, até mesmo chorado com a gente nos dias que foram de intensa dor, pelas injustiças feitas, não só ao PE. LUIZ, mas a todos nós que frequentavamos sag. familia.SE MUDAR É PRECISO, trocar uma igreja cheia, lotada, por uma vazia, é no mínimo negligenciar a verdade e pregar a mentira.Isto é querer destruir a obra de DEUS confiada ao Pe. Luiz, homem digno e fiel. Que DEUS tenha piedade das atitudes do ser.bispo.

    ResponderExcluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.