QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

O QUE FAZER? PERGUNTA MINHA E DOS FIÉIS DA COMUNIDADE ATOS.


A que nos leva o pensamento, quando vemos estampado em uma  reportagem o caso do Padre Luiz Augusto? 
Será que é necessário não escutar os anseios do povo católico? Será que não se pode estender a mão de uma maneira mais direta sobre os fiéis da Comunidade Atos da Arquidiocese de Goiânia? Será que negar a tantos uma resposta e uma explicação, marcando um encontro com todos fiéis e ir lá na Atos e, entre todos os fiéis, dizer claramente o que pode e o que não pode? Em todo esse tempo, durante as celebrações cheias de fiéis, nunca se teve a presença significativa da direção da Igreja Católica. Aonde há povo de Deus é a própria Igreja Católica que ganha com isso. 
Muitos têm pedido, falado, procurado mostrar que existe uma única busca nas celebrações do Padre Luiz Augusto  - a busca de Deus. Piedosos e caridosos o povo de Deus tem procurado de todas as maneiras continuar as suas atividades arrancadas, abruptamente, de todos. Todos estão dispostos a entender o que está acontecendo, mas é necessário que orientem. O Padre Luiz Augusto nunca mais pôde reunir os fiéis para poder dar essa explicação, a orientação para saber, ao ver dos dirigentes da Arquidiocese a quem se deve a obediência, o que tem de errado o Padre Luiz e mais, o que fazem de errado todos os fiéis. 
Não é intenção desse povo de Deus e nem do Padre Luiz ficar longe da Arquidiocese, pelo contrário, precisam da mão da Arquidiocese, mão justa, mão acolhedora, mão que orienta.  Essa é a correção cristã que aguardam e juntos todos caminharão ao encontro do objetivo maior que é servir a Deus, assim servir à Igreja e sua missão de amar ao próximo. 
Essa punição em todos os aspectos tem sido negativa - trouxe um enorme desajuste entre os fiéis e a Arquidiocese, tem causado dor e uma grande inquietação ao Padre Luiz. Justiça seja feita todos têm respeitado a direção da Igreja, porém, sempre na educação de filhos, estudantes, empregados, a correção é feita imediatamente, no local, mas se aproveita o que se tem de melhor e segue em frente. 
Não somos defensores do homem sacerdote Padre Luiz Augusto, somos defensores do conjunto - dele com todos os fiéis e das obras da Igreja sustentadas pelas doações desses mesmos fiéis que se assustam com o descaso, porque não dizer da falta de competência na gestão dos inúmeros empreendimentos que eram realizados com sucesso. Vêm sendo recorrentes os casos em que não conseguem dar prosseguimento, sabendo-se que em tudo em que estão presentes Padre Luiz em parceria com esses fiéis é sucesso, e hoje estão todos afastados, parados. 
Cada texto, cada palavra, cada atitude em defesa da atuação desse conjunto, Padre Luiz e os fiéis, tem sido livremente escolhido por mim, minha família e alguns amigos, nem a interferência do Padre Luiz conseguiria calar a voz das pessoas que querem de novo servir a Deus plenamente. 
A minha caminhada com o Padre Luiz Augusto é, relativamente, curta, entretanto, como  uma pessoa conhecedora das leis da Igreja,  logo me inteirei da situação. Os fiéis que o acompanham há muito tempo, amigos que fiz nessa jornada, logo me colocaram a par de todas as obras sociais que o Padre fazia e faz. Aliás, não é necessário estar ao lado dele para saber de seu trabalho, pois, toda a cidade, porque não dizer, todo o Estado, sabe de sua garra e disposição de ajudar aos mais necessitados.
Nas reportagens em que fala o Padre Luiz, também, falou Dom Waldemar e fica claro a sua decisão de nada mudar na última resposta da entrevista dada ao Diário da Manhã: "A única missão evangelizadora da Igreja já se encontra nas paróquias em lugar privilegiado de realização, mas de fato não se restringe a elas. A missão do Pe. Luiz Augusto é a de colaborar com o pastor que o Senhor colocou à frente da Igreja em Goiânia e espero que a sua colaboração seja generosa, uma autêntica profecia da unidade."
Perguntam. A colaboração para a unidade deve partir somente do Padre Luiz? 
Quem é o pastor que o Senhor colocou à frente da Igreja em Goiânia? É o Bispo e/ou o Arcebispo.
Portanto, segundo as doutrinas da Igreja Católica "A caridade é a expressão central do ministério do Bispo, porque é sacramento da caridade de Jesus Cristo, que lhe pede que a exprima com o seu amor de homem. O Bispo deve fazer que aqueles de quem é Pastor se sintam amados por Cristo, o nosso Bom Pastor”. Bispo de Lisboa.

Quem lê esse texto que copiei da Carta Pastoral de Dom Washington Cruz enxerga nele o Padre Luiz, cumprindo tudo isso que é determinado nessa  carta, portanto o que há de errado, meu Deus? 
João Paulo II dizia que “o cristão sabe que o amor é o motivo pelo qual 
Deus entra em relação com o homem; e é o amor também que Ele espera do homem como resposta. Por isso,  o amor é a forma mais alta e mais nobre de relação dos seres humanos inclusive entre si”. (Mensagem Dia Mundial da Paz, 2004)
E  na experiência cristã, um dos efeitos que é propiciado pelo amor, a caridade, é a misericórdia. A Caridade se entrega duplamente: por gratuidade ou por reconciliação. Aqui está a identidade e a cruz do amor cristão. Sabemos que a Igreja é formada por membros frágeis e pecadores, mas que possuem uma qualidade transcendental, que é a de sustentar-se e fundamentar-se em Jesus Cristo.  
Então, nós que recebemos o dom da fé no mistério de Deus Pai, Filho e Espírito Santo, temos de viver em permanente louvor e amorosa ação de graças a Deus, que nos ama. Somente assim o ser humano vive a alegria de ser capaz de amar de verdade, longe do estéril narcisismo e do duro egoísmo, totalmente entregue a uma vida de fecunda solidariedade, construindo uma sociedade-comunidade de amor em comunhão de pessoas. É a nova civilização de Amor, meta e missão de todos os discípulos de Jesus.
Assim também deve ser o nosso amor ao próximo; um amor “novo”, sem limites, que abraça a todos, que não se detém diante do mal, mas que se estende até aos inimigos, conforme ao ensinamento do próprio Jesus: “Amai os vossos inimigos” (Lc 6,27). De forma que a caridade se transforma em experiência de conversão. O exercício da caridade é uma sábia e santa forma de evangelizar.
“Ama e faze o que queres”. Quando alguém chega a amar segundo as exigências do Evangelho, não se deve preocupar com a bondade de cada ação tomada isoladamente, porque perceberá facilmente que todos os seus pensamentos e as suas obras, motivadas pelo amor, serão também conforme as prescrições da Lei.  
Vai-se realizando, assim, o desígnio de Deus para os seus filhos, que é de paz, de amor e de fraternidade. Nesse processo gerador de unidade, o Senhor exige também a nossa participação. Devemos compreender e, sobretudo, viver melhor o preceito do amor fraterno, tanto entre nós da família arquidiocesana quanto com as demais pessoas do mundo inteiro. Este é um dos mais bonitos testemunho de Cristo Ressuscitado, porque “nisto todos reconhecerão que   sois meus discípulos: se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13,35).
 “A caridade representa o maior mandamento social. Respeita o outro e seus direitos. Exige a prática da justiça, e só ela nos torna capazes de praticá-la. Inspira uma vida de autodoação: Quem procurar ganhar sua vida vai perdê-la, e quem a perder vai conservá-la” A questão é de saber com quais atos e verdade, reconheceremos quem ama a Deus e quem ama o seu irmão”. E Santo Agostinho conclui: “É necessário colocarmo-nos diante de Deus para julgar a intenção com que agimos” (Tratado VI, 1, p. 277).
Se acreditamos no Amor, devemos acreditar na eficácia e no poder realmente revolucionário da caridade, que na Eucaristia encontra a sua perene veia de animação para transformar-se em “serviço operante” em prol dos irmãos. Quando a Eucaristia não produz uma grande “carga” de fraternidade cristã, é sinal de que os cristãos não a recebem e não a vivem em sua plenitude.  
Que nossos problemas, nossas dificuldades e nossos contratempos não se convertam em desculpa para não nos darmos a Deus e aos irmãos, nem para nos esquivarmos do compromisso na vida social. 
A Igreja necessita da riqueza de nossos dons: tempo e talentos, desejos de trabalhar por mais justiça, fraternidade e solidariedade. E também do aporte econômico, para sustentar a comunidade em que cada um de nós, por Jesus e pelo Evangelho, vive e trabalha. A Igreja precisa de nossa ajuda entusiasta e comprometida que nasce do amor de Deus.O ministério da caridade pertence a todo sacerdote por seu batismo e pela sacramentalidade na qual foi investido em vista de ser servidor do Evangelho. A caridade também é tarefa de todo fiel na Igreja. Porém, pertence ao sacerdote por outras razões mais particulares e profundas que nascem de sua identidade e de seu ministério sacerdotal, como sua configuração a Cristo, Cabeça e Pastor da Igreja. Assim se expressa João Paulo II: “O presbítero participa da consagração e missão de Cristo de um modo específico e autêntico, ou seja, mediante o sacramento da Ordem, em virtude do qual está configurado em seu ser com Cristo Cabeça e Pastor, e compartilha a missão de ‘anunciar aos pobres a Boa Notícia’ em nome e na pessoa do próprio Cristo”  (Pastores Dabo Vobis, 18). Como Jesus, Bom Pastor, o sacerdote é chamado a cuidar de todas as ovelhas e a saciar sua fome e sua sede, mas com especial cuidado busca a perdida, cura a ferida, reincorpora a descarrilhada da comunidade.
A Doutrina Social da Igreja em sua essência, não é mais que a aplicação do Evangelho às circunstâncias concretas da vida dos homens, em nossa sociedade e em nosso tempo. E, logicamente, parte-se de um princípio indiscutível, que não podia ser outro a não ser este: a dignidade do ser humano. Daí brotam os direitos fundamentais e inalienáveis de toda pessoa, desde a concepção até a morte natural. Não importa sua condição, seja homem ou mulher, rico ou pobre, inocente ou réu.
Pobres são os famintos, os desempregados, os explorados, os sem-teto, os ignorantes, os desabrigados das catástrofes ambientais, os enfermos, os pecadores, os prisioneiros, os perseguidos. Paupérrimos são todos aqueles que vivem sem as mínimas condições de vida para sobreviver com as próprias forças. Neles enxergamos a presença sofredora de Jesus. Sobre a sua desventura devem encurvar-se a nossa atenção afetuosa e o nosso cristianismo. Se não ouvirmos o seu grito de dor e nos fecharmos em nossoegoísmo, não somos dignos de ser chamados cristãos. 
Em uma paróquia, a caridade não pode ser o resultado heróico de uns poucos, mas deve ser uma preocupação de toda a comunidade paroquial, pároco e fiéis. Alguns, na comunidade paroquial, em nome dela, se ocupam mais da Pastoral da Caridade. Mas todos na paróquia são responsáveis pela caridade. O Documento de Aparecida (407) apresenta os “rostos sofredores que nos doem”. 
Para que povo tenha o suficiente para viver dignamente. É necessário: uma consciência renovada de responsabilidade individual e social dos trabalhadores, dos estudantes, dos técnicos, dos profissionais, dos empregados, dos comerciantes etc.; um Estado que se empenhe na superação da mendicância; esposos, pais e filhos que reforcem tudo o que os une e superem todas as dificuldades que os dividem e todos aprendam a viver com generosidade e alegria; jovens que vivam com entusiasmo e esperança seu futuro, vivam os grandes ideais do amor, da pureza e do serviço, e não se deixem sucumbir ao álcool, às drogas, às influências que privilegiam tão somente a aparência física, em detrimento da riqueza espiritual e psicológica; a superação, nas cidades e no campo, da insegurança, da violência, da pobreza e da miséria.
A família é a “primeira escola de virtudes sociais” (Familiaris Consortio, 42). E a caridade é o nutrimento e o fogo de todas as virtudes, inclusive as virtudes sociais. “É dever dos pais dispor os filhos, na família, desde a mais tenra idade, a conhecerem o amor de Deus para com os homens todos; ensinar-lhes pouco a pouco, sobretudo pelo exemplo, a solicitude pelas necessidades materiais e espirituais do próximo Tudo perde sentido se não há amor. Tudo carece de fundamento sem amor. A ressurreição de Cristo inaugura em Pedro e, em Pedro, em todos nós, um processo de retorno à raiz da relação de Deus com o homem, que nos converte em construtores da nova civilização do amor e da esperança; é o pedido de Jesus a Pedro: “apascenta minhas ovelhas” Só daremos fruto se formos sinais de esperança e luz. Cristo continua saindo ao nosso encontro, convidando-nos a amá-lo em seu amor, para ser e construir a história de amor de Deus com os homens, com a humanidade. 

Um comentário:

  1. O Padre tem uma facilidade em comunicar com as pessoas , quando vão aos seus cultos ouvem o que querem e o que não, gosto muito de seu jeito de pregar a palavra, muitos ião a sua missa e se sentava atráz, por medo,pois ele colocava disciplina na casa de Deus, Não tenho nada contra ele , por experiência própia ao seguir outra religião em um momento de pouca fé, ele conseguiu acender o fogo do Espírito Santo que já estava apagado em minha vida, sei que isso aconteceu com muita gente, mais o conhecedor da palavra de Deus sabe que não devemos Seguir ao homem,e sim a Jesus Cristo, a fé das pessoaas não podem ser mudada em questão de um padre ou outro celebrar a missa , vão pregar a palavra de Deus, e é o que devemos seguir.Gostar de uma pessoa ou um (Profissional) digamos assim , não pode interferir em nossa fé, o que a gente pode fazer por ele é aceitar as leis da igreja, que a maioria das pessoas desconhecem tenho certeza, ele pode estar sofrendo é ruim ver uma pessoa nesse estado,muito menos uma pessoa querida, Não deixem de ir a igreja, e falem com Deus par ele dar um final feliz para essa situação.

    ResponderExcluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.