QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

LANÇAMENTO DE SELO COMEMORATIVO AO 120 ANOS DE PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA

24/11/11
História do fundador de Goiânia em forma de Selo Personalizado e Carimbo Comemorativo

“Um homem que fez tudo pelo o progresso de Goiás, construindo Goiânia.” Embora essa afirmação não explicite o nome do homem definido por seus atos, não há dúvidas ao povo goiano de quem o seja. Apenas Pedro Ludovico Teixeira foi capaz de persuadir os adversários políticos e realizar a transferência da capital de Vila Boa para um local mais propício ao desenvolvimento socioeconômico. A sua coragem e atitude visionária, que mudou radicalmente a história de Goiás, será homenageada pelos Correios, Governo do Estado de Goiás, por meio da AGEPEL - AGÊNCIA GOIANA DE CULTURA PEDRO LUDOVICO TEIXEIRA e familiares, com o lançamento de Carimbo Comemorativo e Selo Personalizado no próximo sábado, 26 de novembro, às 18h no Museu Ludovico.
A antiga residência do fundador da capital, localizada na Rua Dona Gersina Borges foi, no passado, palco do encontro de políticos, artistas e escritores e será novamente sede de uma grande noite. O evento do lançamento do selo alusivo aos 120 anos do nascimento do Pedro Ludovico vai ser prestigiado pelo diretor regional dos Correios, Sérgio Repolho, pelo presidente da Agência Goiana de Cultura (AGEPEL), Gilvani Felipe, e pelo o filho do homenageado, o ex-governador Mauro Borges.
O carimbo e o selo a ser apresentado em ritual filatélico foi idealizado em cima de uma pintura de muitas histórias. O desenho traçado a pincel foi criado pelo artista anapolino Oswaldo Verano em 1937. Apesar de apreciado por Ludovico, não chegou a ornamentar a casa da família. A opção por guardá-lo em lugar restrito, partiu do próprio político que não gostava de se autopromover.
O quadro, entretanto, sempre despertou a admiração do neto Ubiratan Esdivallet Teixeira, que desde pequeno desejou acomodá-lo em lugar de destaque. Aspiração, que foi concretizada em 1977, quando convenceu o pai, o ex-governador Mauro Borges, a colocá-lo no centro da sala de visita de sua casa. Desde então, o quadro permanece no mesmo lugar e acumula elogios; tantos, que a família resolveu divulgá-lo no selo e carimbo comemorativo que homenageiam ao instituidor de Goiânia.
A AGEPEL adquiriu 240 selos e uma réplica do carimbo comemorativo cunhado na casa da moeda. Empresas e pessoas também interessadas em homenagear Pedro Ludovico, podem procurar a agência dos Correios na Praça Cívica e solicitar o uso do carimbo nas correspondências. A peça vai estar disponível por 30 dias na Agência Filatélica da Praça Cívica e, depois, encaminhada para enriquecer o acervo do Museu Postal, em Brasília.
Serviço:
Data: 26/11/11
Horário: 18h
Local: Museu Pedro Ludovico Teixeira - Rua 25, esq. com Av. Dona Gercina Borges Teixeira, Centro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.