Em uma comunidade o ser humano se porta segundo às leis que regem o lugar. Há diversidades de códigos, constituições, mas uma Lei é comum a todos - o respeito ao próximo. Respeito para que se possa viver em harmonia.
"O homem é, por natureza, um animal feito para viver em comunidades", escreveu Aristóteles, filósofo grego há mais de mil anos.
Somos feitos para viver em grupos e um dos grupos em que convivemos é a Igreja, visando melhorar e aprimorar as condições de outras pessoas. Esse trabalho se chama solidariedade e cidadania, para exercê-las é necessário que se tenha uma liderança.
Pois bem, quando se tem um grupo que se destaca e está dando certo, o que acontece se interrompemos o seu trabalho? Acontece o famoso efeito cascata, isto é, desencadeia uma série de contratempos, dentre eles o desamparo daqueles que mais precisam da solidariedade do grupo.
"O sucesso de qualquer organização depende do caráter de seus cidadãos. Bons cidadãos são aqueles que conhecem suas obrigações e as cumprem através do exercício de virtudes tais como responsabilidade, lealdade, autodisciplina, trabalho e amizade."
Sempre que se realiza um trabalho na Comunidade Atos encontramos pessoas que juntas se dispõem a trabalhar em prol de objetivos comuns. São pessoas que assumem suas responsabilidades, deixam de lado os seus interesses em prol do bem das demais.
Quando um homem, como o Padre Luiz Augusto, é capaz de assumir uma liderança espontaneamente, fica demonstrado a todos que a sua maior virtude é o desapego à vaidade. Padre Luiz Augusto chegou aonde está hoje por força de seu caráter, pois tem as virtudes necessárias para ocupar essa posição, sendo a primeira delas a fé em Deus, depois a compaixão, a coragem, a perseverança, a sabedoria. Por vezes, ele foi incompreendido, julgado, mas pessoas assim aprendem a ser bons seguidores, suportam seus fardos e provações. Aprendem a ter uma virtude hoje quase esquecida - a gratidão. Aprendem a agradecer a Deus os dons recebidos, assim são abençoados por Ele e se tornam capazes de conservar e aprimorar ainda mais os seus dons.
Sem lastimar e sem reclamar o Padre Luiz Augusto está sempre disposto, é sempre o primeiro a se apresentar para o trabalho e o último a se recolher. Ele se convoca a realizar todas as tarefas, é um homem solidário, de coragem, leal e de fé inabalável.
Não há em sua vida espaço para lamentos, queixas e reclamações, isso é sintoma de pessoas egoístas. Ele não se preocupa consigo mesmo, mas com a salvação da comunidade.
Jejuar, orar, orar e jejuar. Rezar, rezar e rezar!!!
Um pouco do servo Luiz Augusto.
Rezem por ele!
Ele reza por nossas famílias!
Padre Luiz Augusto é um sacerdote que luta em prol dos desamparados;
ResponderExcluirLuta para dar casa e alimento para os sem tetos e famintos;
Luta pela dignidade do ser humano;
Leva o Evangelho a todas as Criaturas;
É um Sacerdote querido e admirado por todos que o conhecem de verdade;
É um Padre guerreiro.
Recebe punição por isso.