QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

A DECISÃO



Mesmo que o objetivo seja ligado a um desejo de pessoas de um segmento religioso, como aqui, é sabido que a decisão do que reivindicamos é de responsabilidade dos dirigentes da Igreja. E, assim, deve agir e age a Igreja em seus assuntos, o povo, como parte dela, opina, quem decide são os dirigentes. De um modo geral os seus superiores não se esquivam de opinar adequadamente em assuntos relacionados a ela e, até, em assuntos laicos, pois, seguem as suas diretrizes, estudaram e são orientados assim, porque assim escolheram. Mas, como humanos que são e ungidos por Deus foram orientados para acrescentar à educação das pessoas católicas e outras os ensinamentos que aprenderam. São, reconhecidamente,  orientadores procurados para todos os tipos de problemas espirituais e materiais. A Igreja é um esteio junto aos poderes públicos para a sociedade, portanto hoje ela não tem um comportamento anacrônico, procura atender aos anseios das pessoas, segue o que vem pedindo o Papa Bento XVI em todas as suas falas publicadas pelo Vaticano aos fiéis católicos e para todas as pessoas do mundo. Assim quem está atento às atividades do Vaticano, da Arquidiocese, das Paróquias, das Comunidades Católicas, sabe que a unidade cristã é o anseio de todos, em todos os países católicos do mundo a preocupação é só essa.  

"No silêncio da noite de Belém, Jesus nasceu e foi acolhido por mãos carinhosas. E agora, neste nosso Natal em que continua a ressoar o feliz anúncio do seu nascimento redentor, quem está preparado para Lhe abrir a porta do coração? Homens e mulheres deste nosso tempo, Cristo vem trazer a luz também a nós, vem dar-nos a paz também a nós!
Mas quem vigia, na noite da dúvida e da incerteza, com o coração desperto e em oração? Quem espera a aurora do novo dia, mantendo acesa a chamazinha da fé? Quem tem tempo para escutar a sua palavra e deixar-se envolver pelo fascínio do seu amor? Sim! É para todos a sua mensagem de paz; é a todos que vem oferecer-Se a Si próprio como esperança certa de salvação.
A luz de Cristo, que vem iluminar cada ser humano, possa finalmente brilhar, e sirva de consolação especialmente para os que vivem nas trevas da miséria, da injustiça, da guerra; para os que ainda se vêem negada à legítima aspiração a uma mais garantida sustentação, à saúde, à instrução, a uma ocupação estável, a uma maior participação nas responsabilidades civis e políticas, livres de qualquer opressão e ao abrigo de condições que ofendem a dignidade humana.
Vítimas de conflitos armados sangrentos, do terrorismo e de violências de todo tipo, que acarretam incríveis sofrimentos a inúmeras populações, são de modo particular as faixas mais vulneráveis, as crianças, as mulheres, os anciãos. Enquanto que as tensões étnicas, religiosas e políticas, a instabilidade, a rivalidade, as contraposições, as injustiças e as discriminações, que dilaceram o tecido interno de muitos Países, exacerbam as relações internacionais. E no mundo cresce sempre mais o número dos imigrantes, dos refugiados, dos desamparados, devido também às freqüentes calamidades naturais, causadas não raro pelos preocupantes desastres ambientais.
O Menino Jesus traga alivio a quem passa pela provação e infunda aos responsáveis de governo a sabedoria e a coragem de procurar e encontrar soluções humanas, justas e duradouras. À sede de sentido e de valor que anela o mundo de hoje, à procura de bem-estar e de paz que aspira a vida de toda a humanidade, às expectativas dos pobres Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, responde com o seu Natal. Não tenham medo os indivíduos e as nações de reconhecê-Lo e de acolhê-Lo: com Ele “uma esplêndida luz” ilumina o horizonte da humanidade; com Ele abre-se um “dia santo” que não conhece ocaso. Este Natal seja verdadeiramente para todos um dia de alegria, de esperança e de paz!
“Vinde e adorai o Senhor!”. À sede de sentido e de valor que hoje o mundo experimenta; à procura de bem-estar e de paz que caracteriza a vida de toda a humanidade; às expectativas dos pobres, Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem, responde com o seu Natal. Não temam os indivíduos e as nações reconhecê-Lo e acolhê-Lo: com Ele, “uma esplêndida luz” ilumina o horizonte da humanidade; com Ele, abre-se “um dia santo” que não conhece ocaso. Este Natal seja verdadeiramente para todos um dia de alegria, de esperança e de paz!
Com Maria, José e os pastores, com os magos e a multidão inumerável de humildes adoradores do Menino recém-nascido que, ao longo dos séculos, acolheram o mistério do Natal, também nós, irmãos e irmãs de cada continente, deixemos que a luz deste dia se propague em o todo lugar; entre nos nossos corações, ilumine e aqueça as nossas casas, traga serenidade e esperança às nossas cidades, dê paz ao mundo.
Estes são os meus votos para vós que me escutais. Votos que se fazem prece humilde e confiante ao Menino Jesus, a fim de que a sua luz dissipe todas as trevas da vossa vida e vos encha do amor e da paz. O Senhor, que fez resplandecer em Cristo a sua face misericordiosa, vos sacie da sua felicidade e vos torne mensageiros da sua bondade. Feliz Natal!”
Mensagem Urbi et Orbi do Papa Bento XVI Natal de 2008. 

Em qualquer tipo de mensagem católica quer seja do Papa, do Cardeal , do Arcebispo, do Bispo ou Padres, todos eles repassam o que aprenderam em seminários, mas, aprenderam, também, a se colocarem junto ao povo escrevendo e noticiando as suas atividades relacionadas ao fatos do dia a dia, sem porém se enclausurar, tapando os olhos ao que pensam as pessoas. Saem de seu mundo e se projetam ao mundo dos leigos e embora, informados, são passíveis de erros como eles. Qualquer ser humano normal, além de suas atividades diárias, tem que trabalhar para o seu sustento e ainda executar as suas tarefas domésticas. Destacando que muitas mulheres além de cozinhar, lavar roupas, cuidar do marido e dos filhos elas ainda são capazes de ser solidárias, participam em atividades extras que só acrescentam o que não excluem o bem estar da sua família e das pessoas que as cercam.
Ao contrário do Papa, Arcebispos, Bispos e Padres, alguns pensam que a verdade transtorna os dirigentes da Igreja, que são pessoas que se prepararam para atender, esclarecer, ajudar ao povo necessitado de Deus. Eles não se cansam de ser um instrumento de Deus, para isso se consagraram à vida religiosa. Questionar e querer ser esclarecido faz parte da ansiedade do povo de Deus, sem ofensas ou qualquer tipo de má intenção, tudo concorre para o bem da Igreja. 

Um comentário:

  1. Maria Dulce,
    Li nos jornais de hoje (24/11)sobre a preocupação da Igreja Católica com que ela considera "aumento alarmante dos dramas sociais".
    O mais engraçado, se é que tem algum conteúdo de engraçado nessa história, é que tem um homem de Deus, que veio ao mundo para servir e uma comunidade pronta e que nao foge ao seu chamado e muito menos dos seus encinamentos, tentando preencher as frestas deixadas , pela sociedade, pelas igrejas, pelos nossos governantes, e etc...
    E enquanto isso as obras sociais começadas na
    comunidade Atos ainda continuam sem respostas.
    Maria Dulce, como o nosso Pe Luiz pediu, vamos continuar rezando, rezando e rezando...
    Que a paz do Senhor Jesus Cristo recaia sobre todos nós!!

    ResponderExcluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.