QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

sábado, 3 de dezembro de 2011

MUITOS MEMBROS, UM SÓ CORPO, MUITOS DONS, UM SÓ ESPÍRITO


MUITOS MEMBROS, UM SÓ CORPO, MUITOS DONS, UM SÓ ESPÍRITO...
Essa frase identifica a Arquidiocese de Goiânia.   
Com dúvidas, indagações e espanto li e reli algumas informações sobre próxima e última reunião desse ano da Pastoral de 2011, cujo tema é “Fraternidade e Saúde Pública”. A reunião será dia 8 de dezembro no Centro Pastoral Dom Fernando.  
Muitos membros e um só corpo. São inúmeras paróquias, comunidades, universidades que fazem parte da Arquidiocese de Goiânia. Nada mais normal que todos participem da Reunião Pastoral e que todos os assuntos sejam ali abordados. Todos deveriam ser tratados de forma respeitosa. E, ao se referirem aos diversos membros dessa imensa arquidiocese ter o cuidado para não ofender a alguns, tão importantes e necessários como qualquer outro. Mas, por que tanta maldade quando se referem,  sem nenhum respeito, ao POVO do Padre Luiz Augusto?  Sim, esse assunto deveria entrar em pauta se a atitude fosse cristã. Não, não deve ou deveria  “entrar” na pauta da Pastoral, pois já julgaram antecipadamente, sem direito de defesa, ao Padre Luiz Augusto e aos milhares de fiéis da Comunidade Atos. Apresentaram uma carta esclarecedora.  Esclareceu o que? Punir o povo e o padre por que?  Nada foi honestamente esclarecido ao POVO do Padre Luiz Augusto, ao povo “servo de Deus” que luta para continuar as suas atividades. Ledo engano pensar que D. Fernando Gomes dos Santos trataria o seu povo, os fiéis da sua Igreja dessa maneira, pois ele era um defensor da liberdade de expressão, era um Arcebispo moderno, ativo que ainda lá nos idos de 1964 enfrentou militares e governador para ficar ao lado de seu POVO. Ele não trataria a sua Igreja com descaso, muito menos admitiria conversas atravessadas sem comprovações de veracidade. Eu sou do tempo em que tudo se discutia sem meias palavras, sem inveja, com lealdade, sem injustiças. Com respeito atendiam ao POVO católico em audiências. E, não teriam o atrevimento de querer, sem a devida autoridade,  colocar o POVO em seu devido lugar.  Ora, mais respeito! Senão, mais fraternidade. Somos todos católicos e comungamos um mesmo ideal. Se os fiéis da Comunidade Atos estão usando a Rede para se expressarem é porque não foram atendidos em momento algum, embora tenham marcado audiências com a Arquidiocese. São pessoas ativas, que não cruzam os braços diante das adversidades se lamentando, mas se fortalecem e coordenam suas atividades para atender ao próximo, antecipando até a Campanha da Fraternidade, “Fraternidade e a Saúde Pública” pois, uma vez por mês  as pessoas carentes da periferia e das imediações da Comunidade são trazidas de ônibus para receber os atendimentos médicos,  é a  Atos pela Saúde, sempre no último sábado do mês,  das 8 às 17. São vários especialistas. Os médicos oftalmologistas, atendem e suas receitas  são ali mesmo aviadas e o paciente já sai  com os óculos prontos.  Tem, ainda, médico pediatra,  ginecologista,  clínico geral e cardiologista. Todos os pacientes saem de lá com as receitas  aviadas e com os remédios em mãos, entregues por um farmacêutico que traz uma pequena farmácia para isso. Tem, também, serviços odontológicos, os dentistas fazem todos os acertos e se preciso atendem depois nos consultórios. Tudo doado generosamente pelo POVO do Padre Luiz Augusto. Isso é ERRADO?
Falando de Dom Fernando como ele realmente era. Quando ele voltou de seu encontro com o Papa João XXIII era um homem  moderno e preocupado com o povo, com o bem estar de seu povo, com o real papel da Igreja em ser uma autêntica Igreja de Cristo, caridosa e generosa, jamais uma Igreja punitiva, nunca faria tal coisa, ainda mais  com motivos irrelevantes.  Não tiraria a liderança de uma sacerdote que  consegue fazer tanta caridade, estaria o apoiando como um outro Dom Fernando apóia o Padre Marcelo Rossi, ou será que existem outras coisas inconfessáveis? Liberdade de expressão foi uma das lutas de Dom Fernando Gomes dos Santos ao lado de milhares de estudantes durante a ditadura militar, marcou a sua vida por ser um defensor de seu POVO, da liberdade de se exprimir, abriu a Igreja aos estudantes e os acolheu. Se havia injustiça lá estava ele para defender os injustiçados, essa é a imagem desse grande líder da Igreja de Goiânia, quem o conheceu se lembra de suas inúmeras participações marcantes no cenário da vida de Goiás. D. FERNANDO GOMES DOS SANTOS um defensor da libertação, não da punição.
                                                                       

Um comentário:

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.