QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

domingo, 25 de dezembro de 2011

SERÁ CELEBRADA A MISSA DO ANO NOVO PELO PADRE LUIZ AUGUSTO? SERIA O MAIOR PRESENTE DE DEUS







Sem crítica, somente com grande preocupação que vem desde abril martelando como sinal de uma coisa que não está sendo boa para ninguém. Se não vemos resultado, qual será o objetivo prático dessa ação?
Caro Dom Washington e Dom Waldemar: a aceitação da transferência já foi consumada, todos estavam se acostumando com a distância e dificuldades para se chegar à Comunidade Atos. Quando se falou em transferência houve sim uma grande insegurança entre as pessoas, o que se comprova com o passar do tempo, porque nunca mais conseguiram celebrar uma missa sequer com a igreja cheia. Portanto, o que aconteceu independe do padre A, B ou C. O povo escolhe aonde quer ir, os fiéis não são e não querem mais ser como eram antigamente, até porque os horários de missas oferecidos podem não ser os mais apropriados na Paróquia perto de sua casa. 
Há muitos anos minha mãe, que morava em frente à Catedral de Goiânia, frequentava durante a semana duas outras Paróquias. Na terça-feira ia a  Matriz de Campinas para a Novena do Perpétuo Socorro - que até hoje é cheia em todas as suas celebrações. Na sexta-feira ela ia à Capela de Santo Antônio no Setor Universitário, assim ela fez durante mais de 50 anos, agora frequenta o Ateneu, mais perto de sua casa.
Portanto, sempre o fiel católico foi atrás da Igreja que o faz sentir mais perto de Deus. Em qualquer lugar é assim. No Rio pessoas se deslocam de Niterói para assistir à Missa no Mosteiro de São Bento celebrada por um sacerdote muito especial. Em Lisboa as pessoas gostam das missas do Mosteiro dos Jerônimos. Quanta peregrinação existe à Aparecida do Norte ou ao Santuário Beneditino do Padre Marcelo, ou, ainda, a Comunidade Canção Nova. Existem tantas outras manifestações de apreço aos sacerdotes que conseguem acender no povo a chama do amor de Deus, por que não aqui? 
Punir ao Padre Luiz? A quem beneficiou? Quem teve a sua imagem penalizada? Mais do que ao Padre Luiz a Igreja Católica. Muito ruim toda essa demora. Uma grande mágoa dos fiéis. Mágoa e decepção não com a sua crença em Deus, mas nas atitudes humanas que desencadearam tanta injustiça. Será que Deus está aprovando todo esse ressentimento contra ao Padre Luiz Augusto? Será que é cristão os próprios sacerdotes fazerem críticas a ele – muitos padres têm falado usando o próprio ambiente da missa? Será que todas essas atitudes de denegrir a imagem dos fiéis que gostam de sua orientação é  de Deus?
Posso perguntar, como uma católica que necessita de um bom pregador?  Porque não deixar o Padre Luiz em sua mais importante (a única) missão de servir a Deus? Os verdadeiros servos fazem votos de serem obedientes à ordem e acima de tudo a Deus, por isso são resignados a espera da vontade do Senhor. Deus tem acalentado a vida do Padre Luiz não deixando que lhe falte resignação e sabedoria. Os que foram levar as cestas e brinquedos para doar à Comunidade Atos para o Natal dos carentes, viram o Padre Luiz com a sua habitual alegria de viver segundo a vontade do Pai. Ele estava se preparando para entregar os brinquedos e servir o almoço aos 800 pais e às crianças. Todos os voluntários desde bem cedinho estavam lá. Mas... faltaria o mais importante, faltaria celebrar o momento eucarístico, a missa do dia do Natal, do nascimento de Jesus para todos os que ali esstavam. Como puderam lhe negar esse momento? Perguntem se Deus aprovaria deixar sem o que é mais importante na festa de Jesus? Jesus agiria assim com ele? É a vontade de Jesus ver um filho seu - usado como instrumento para levar Deus a tantas pessoas - ficar afastado de suas atividades? Jesus está satisfeito em ver tanta discórdia entre os fiéis? 
Não existe dentro da Igreja de nosso tempo espaço para esse tipo de atitude, nada passa sem que todos fiquem sabendo e, ainda, fazem calúnia dizendo que o Padre Luiz está nos bastidores dando informações ou qualquer outra coisa. As pessoas são informadas e estão atentas a tudo o que acontece com relação à Comunidade Atos.
Se houve necessidade de corrigir um erro, ele já está corrigido. Vejamos a história dos diversos sacerdotes da Arquidiocese goianiense: Padre Zezinho (Ateneu), Dom Antônio, Padre Pereira, Padre Lima e tantos outros moravam e fizeram inúmeros amigos em Goiânia. Padres e mais Padres permanecem em suas paróquias até a morte.
Está no Cânone que os fiéis podem e devem manifestar as suas preocupações com a Igreja, é o que tem se tentado fazer desde abril. Houve uma evasão das doações destinadas para a Paróquia Sagrada Família, muitos simplesmente deixaram de ajudar ou passaram a ajudar em outro lugar que estivesse o Padre Luiz, por que é conhecida e admirada a sua capacidade de saber direcionar o dinheiro doado em obras e caridades visíveis. Quem está com ele, não o deixará para ajudar a outro sacerdote, são amigos de muitos anos, que só querem o bem da nossa Igreja. São pessoas que podem e querem manter os programas da Igreja, e todos sabem que os ricos é que mantém as atividades que asseguram aos carentes o auxílio necessário para que tenham uma vida com mais dignidade. 
Por amor à Igreja de Cristo, demonstrando mais amor ao próximo, deveriam permitir ao Padre Luiz iniciar o Ano Novo de maneira completa, celebrando a Missa do primeiro dia do ano, seria a maior graça para todos nós.  Amém! 

7 comentários:

  1. Agradeço pelo texto, e faço minha suas palavras, obrigado Maria Dulce.

    ResponderExcluir
  2. Vc sempre traduz os nossos sentimentos, parabens!!!

    ResponderExcluir
  3. Maria Dulce, a sua lucidez e sensibilidade sao admiraveis, vc coloca as coisas de forma muito clara, e com a sensibilidade que todos nos gostariamos de ter, mas raramente conseguimos, as vezes devido a grande comocao causada a maioria de nos, pela proibicao injusta imposta ao querido Pe. Luiz Augusto.
    que Deus lhe abencoe sempre, continuamos, te acompanhando, e esperando que Jesus toque verdadeiramente no coracao dos Dirigentes da Igreja Catolica em Goias.
    Joao Alves

    ResponderExcluir
  4. Maria Dulce, as suas colocações são realmente muito inteligentes e cheias de espiritualidade. Eu sempre leio as suas mensagens de carinho para com o Padre Luiz e elas são, na verdade, tudo o que gostaríamos de falar, de expressar ao nosso querido Padre.Vamos rezar para que essa graça aconteça em nossas vidas, ver o Padre Luiz conosco novamente.Esse sim será o maior dos presentes para o Ano de 2012. Ai que saudades, Padre Luiz, das suas missas, dos sermões...Estamos ansiosos por sua volta. Te amamos muito... Deus está contigo... Bernadete Lisita Rosa.

    ResponderExcluir
  5. Maria Dulce nao á conheço pessoalmente mais gostaria que soubesse que te admiro muito...vc diz tudo aquilo que gostaria dizer sobre o Pe.Luiz; Quanta saudades sinto dele,mais tenho certeza que Deus nao irá permitir que esse absurdo continue por muito tempo um grande abraço

    ResponderExcluir
  6. É de ficar indignado com a falta de sabedoria espiritual das autoridades maiores da Igreja.

    ResponderExcluir
  7. tudo isso e a mais pura verdade... volta padre Luiz nos te amamos.

    ResponderExcluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.