QUEM SOU EU

Minha foto
Goiânia, Goiás, Brazil
Escrevemos sobre assuntos ligados à história goiana, genealogia, artes, artesanato e assuntos de interesse de nossa família. Portanto, esse espaço pertence a uma pessoa somente, é público, todos podem ler se quiser, pois aqui publicamos vários tipos de assuntos, a grande maioria dos leitores se manifesta positivamente e com elogios, o que agradecemos muito. Os comentários devem ser acompanhados de identificação, com email, para que sua opinião seja publicada.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

PUNIÇÃO CONTINUADA


Como Jesus agiria se encontrasse uma multidão de fiéis pronta para servir? Ele teria uma atitude semelhante a que teve quando realizou o milagre da multiplicação dos pães para a multidão que o seguia, traria para perto de si seus filhos, não colocaria obstáculos no caminho, atenderia a todos igualitariamente, Ele amaria a todos sem distinção.
Poderiam perguntar, mas o Padre Luiz não está celebrando de novo, até deram a ele uma Paróquia? Porém, não explicaram como fariam para que ele recebesse na pequena igreja da nova paróquia os fiéis que o apoiam e o acompanham que não são dez nem cem, são mais de cinco mil.
Sem saudosismo, nem inveja e muito menos temendo o que apresentam a essa multidão agora, só para entender, indagam mais uma vez. O que é que os bispos de Goiânia têm contra esses fiéis?
Foram eles que ajudaram a construir a igreja da Sagrada Família, um refinado e confortável legado aos seus sucessores. Tudo estaria correto, entretanto, continuam punindo a todos que se desgostaram da transferência do Padre Luiz sem uma verdadeira explicação para esse fato.
Quando estavam todos convencidos de que tudo estava transcorrendo naturalmente, de novo, sem consideração, de uma forma ríspida e humilhante poucos instantes antes do início da missa de domingo, um padre substituindo ao Padre Luiz, comunicou a esses mesmos fiéis que não mais teriam missas na sede da Comunidade Atos ou qualquer outro tipo de atendimento com o Padre Luiz Augusto. Não se importaram com os diversos trabalhos que ali desenvolviam. Quem chegar hoje à sede da Comunidade Atos se deparará com um cenário de levar às lágrimas qualquer um que colaborou para se ter ali um local de Deus. Uma imensa área abandonada e carecendo de manutenção. Uma desolação. Mais um descaso com o patrimônio da Igreja ali deixado.
Agora, novamente, sem explicações (e com algumas restrições embutidas) designaram o Padre Luiz Augusto, como Vigário, para a Paróquia de Santa Terezinha do Menino Jesus. Uma igreja com capacidade para no máximo cem pessoas. Sabiamente o Pároco Padre Cássio, conseguiu que a escola Camila Scaliz Figueiredo cedesse o espaço do ginásio para que ali se realizem as celebrações, tudo terá que ser preparado na hora e no local. As pessoas não medem esforços para adequar o espaço cedido. É sabido que tudo está mais difícil. Os fiéis, verdadeiras “formiguinhas obreiras”, estão chegando bem mais cedo, para realizar um trabalho de transformação do espaço. É muito serviço, mas, tudo por amor a Deus. Somente quem está por perto para notar a logística que existe para a organização de tudo, até após o final da celebração. Nada impede o trabalho, é com imenso prazer que tudo é colocado em seu devido lugar. São ajudados pelos fiéis da Paróquia, contando, ainda, com a colaboração constante do Padre Cássio, o Pároco. Todos reunidos cuidam de cada detalhe, colocam cadeira por cadeira em fila, levam o som para o lugar certo, ornamentam e arrumam o altar, técnicos testam a parte elétrica com o gerador, tudo é checado. São repassadas as leituras, os cantos, tudo está pronto para o início da Santa Missa.
Porém, nesse domingo, dia 19 de fevereiro de 2012, com tudo pronto veio a chuva com vento forte molhando toda a área, causando um grande transtorno a ponto de quase impedir a celebração.  Naquele momento, cada um ajudou como podia, depois de tudo desarrumado para não molhar, foi preciso correr para reorganizar e dar início ao mais esperado: a Santa Missa.
Quase duas mil pessoas, desculpem a comparação, que nem bicho quando a chuva cai no meio do pasto, aglomerados tremendo de frio, no meio do ginásio esperando a chuva passar. Qual a necessidade disso? E pensam que desistem? Que nada, nem a chuva, nem o trabalho de reorganizar tudo, nada os impediria de participar de mais uma celebração do Padre Luiz Augusto.
Tudo reorganizado, as cadeiras estavam semi enxutas, o chão ainda estava molhado, mas, os fiéis não foram embora, com suas roupas úmidas e os sapatos encharcados, em silêncio ouviram anunciar o início da Santa Missa, eles cantaram louvando a Deus pelo momento. Padre Luiz Augusto, iniciava mais uma celebração para quase duas mil pessoas – mesmo com chuva e sendo domingo de carnaval. Seu olhar é a prova mais visível de seu amor ao seu sacerdócio, ali está a sua vida, a sua vocação. Ele é, realmente, um instrumento de Deus para guiar milhares de pessoas no caminho que pregou São Tiago: a fé com obras. Perseverantes, não mais se lembram da chuva. Padre Luiz Augusto trata com tanto carinho os fiéis de Jesus Cristo, que terminada a Missa centenas de pessoas querem ser abençoadas por ele, ficam ali esperando por mais de meia hora. Não digam que são seguidores ou qualquer título que queiram dar para denegrir às pessoas que ali estão, são pessoas integras, que não falam de outros paroquianos, não desdenham de outros padres. Só querem servir a Deus.
De novo perguntam. Por que tanto descaso com esses fiéis? Qual é o crime que cometeram?
Uma coisa inaceitável é a falta de bom senso dos bispos que preferem agir dessa forma sendo que existem paróquias vazias, prontas, com teto, altar, bancos, portas que dão segurança aos objetos da igreja e com tudo que facilitaria a vida dos milhares de fiéis que querem ter o direito de escolher o sacerdote, pois ele é um instrumento que ajuda a chegar a Deus, assim como os quatro homens carregaram o paralítico para chegar até Jesus para que ele recebesse a graça de ser curado. Deus quem cura, mas é necessária uma boa evangelização para que a sua fé cresça, a fé leva a ser mais próximo dos ensinamentos de Jesus Cristo.
Essa falta de bom senso faz com que custe aos fiéis para manter o lugar que precariamente tenta abrigar essa multidão uma importante parte das contribuições que eles deixam para a Igreja.
Seria essa a atitude de Jesus? Não, não agem como Jesus agiria, pois Jesus levou a multidão que o seguia a um lugar aonde havia muita relva para que ali se assentasse e providenciou comida para que saciasse a fome. Jesus sabia que a multidão o seguia porque via os benefícios que Ele fazia ao povo.
Existe uma multidão em Goiânia querendo servir e não encontra o apoio dos bispos, eles não se importam e tentam dispersar esses fiéis, levando para lugares distantes e pequenos o sacerdote das multidões. Essa multidão espera que a sabedoria divina se manifeste, enquanto isso continuará a adequar espaços, templos, gastando o que poderia estar sendo revertido em obras de caridade e mesmo em evangelização de muitos.
Se nos deixarmos levar pelas coisas que os homens determinam, não teremos a resposta para as nossas indagações e muitos que se satisfazem com isso, é porque não conhecem o amor de Deus, busquemos o novo, procurando fazer da caminhada uma jornada segura nas mãos de Deus, mesmo que se interponham as barreiras elas serão derrubadas.

9 comentários:

  1. A missa de manhã, foi uma benção. A quadra lotada,
    fiéis felizes, o Pe. Luiz como sempre um Pai maravilhoso. Espero que por enquanto nos fiquemos em paz com nosso Pai Pe. Luiz, mesmo que distante mas temos onde encontrá-lo e ouvir seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Maria Dulce, por expressar mais uma vez o que está em nossos corações. Me pergunto: posso escolher o médico, o advogado, o dentista e não posso ter a liberdade de escolher o sacerdote... Os questionamentos continuam e, infelizmente, sem respostas! Só sei uma coisa, quanto mais proíbem o Pe. Luiz de celebrar, tentando levá-lo ao anonimato, mais ele se torna maior.

    ResponderExcluir
  3. Quero saber até quando vão continuar este bispo dirigindo a arquidiosese de Goiânia...esta passando da hora de fazer uma troca e enviar para um lugar bem distante..assim como fez com o padre Luiz Augusto.

    ResponderExcluir
  4. quando penso, o quanto o pe luiz, trabalhou na paroq. sag. familia para nos dar conforto durante as missas, e hoje nos encontramos para recomeçar do zero. é muito triste, mas a união faz a força e poder de deus vai nos fortalecer.ass. maria augusta.

    ResponderExcluir
  5. Até quando terenos que aguentar este bispo na arquidiosese de Goiânia? Para de tanta perseguição ao Pe. Luiz Augusto...

    ResponderExcluir
  6. Acho estranho o que está acontecendo. O Arcebispo prefere colocar mais de 3 mil pessoas semanalmente na rodovia, correndo risco de morte, para assistirem uma celebração em condições precárias, quando poderia, transferir o Pe. Luiz para uma Paróquia com melhor estrutura e capacidade de acolher os fiéis. Parece até que o Arcebispo não se importa. Talvez o Vaticano tenha mais interesse no bem estar do católicos. Imagina se acontece um acidente pelo aumento do tráfego na BR 153? O que não é difícil de ocorrer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cada vez tenho convicçao q existe inveja,por parte dos bispos de goiania.mesmo a comunidade estando em festa a preseça dos mesmo jamais conssegue lotar uma igreja.padre luis é sinonimo de sussesso...igreja lotada,evangelho bem esplicado é restauraçao nas familias.é isso q JESUS qer para seu povo.cidelfino nunes

      Excluir
  7. Falta muita compreensão nesse caso. Jamais o Arcebispo voltará o Pe. Luis para Sagrada, nem tão pouco o mudará para uma paroquia "estruturada" como vocês pediram. Mais se possivél pensem assim: se a Arquidiocese o transferiu para esse pequena paroquia, é porque a uma grande necessidade de evangelização, e o Pe. Luiz é o sacerdote certo para tal "tarefa". Se a paroquia é pequena não interssa, os fieis vão para a quadra da escola, se molha, paciência, mais pensem que num futuro proximo poderá ocorrer transformações e uma paroquia maior pode ser erguida e por aí adiante. Admiro o modo que vocês defendem o Pe. Luiz, mais chegou a hora de aceitarem o que aconteceu e preocuparem que o futuro dele e a nova comunidade que é a Santa Terezinha do Menino Jesus e não mais a Sagrada Familia e muito menos a Atos. Bola pra frente irmãos e fé em DEUS e com Pe. Luiz ou sem Pe. Luiz não podemos esquecer de DEUS.

    ResponderExcluir
  8. será que, a arquidiocese sabia da existencia daquele ginaio ao lado da igreja? acredito que não, mesmo porque a intenção dela é afastar o pe luiz dos catolicos que deixaram a sag. familia e foram para atos. que como eu acredito no trabalho dele,na força, no carisma,na pessoa humana que ele é, e principalmente no DEUS que ele vive, que tão visivel que nos atrai ao amor de CRISTO.quem esteve ontem na missa das 10;00 sabe desta verdade. ass. maria augusta.

    ResponderExcluir

os comentários somente referentes ao blog, sem ofensas e com nome e sobrenome. Os ANÔNIMOS serão descartados. Até 10 linhas.